Piwik é um Web Analytics gratuito que surgiu no mercado há pelo menos dois anos para disputar espaço com dois gigantes, o Google Analytics e o Yahoo! Web Analytics. E para competir a altura, o Piwik apresenta dois grandes diferenciais. Primeiro ele é Open Source, ou seja, possui código aberto. Dessa forma, o Piwik permite que qualquer pessoa altere o sistema como lhe convir e desenvolva novas funcionalidades otimizando a ferramenta. E em segundo, ao contrário dos dois web analytics citados anteriormente, o Piwik tem o sistema de real time (Tempo Real) onde você pode configurar a frequência de tempo que o sistema irá fazer a atualização.
A primeira vez que li sobre a existência do Piwik foi no post “Best Web Analytics 2.0 Tools: Quantitative, Qualitative, Life Saving!”, do @avinash, uma das maiores referências quando o assunto é Web Analytics. Posteriormente, também vi comentários do Avinash Kaushik sobre a ferramenta no seu livro altamente recomendado, o “Web Analytics 2.0: A Arte das Análises de Web & A Ciência do Foco no Cliente”.
O Piwik é um sistema extremamente prático e fácil de utilizar, principalmente para aqueles que já estão acostumados com os outros modelos de Web Analytics. Hoje o sistema conta com mais de 30 opções de idiomas, incluindo o Português – Brasileiro. Porém, recomendo que usem em Inglês para facilitar a compreensão, já que a maioria das referências e posts relacionados a ferramenta estão nessa língua.
Diferente dos Google Analytics e do Yahoo! Web Analytics, o Piwik Open Source fica instalado no servidor do usuário e não no servidor da empresa. Ou seja, o usuário sempre terá armazenado consigo os dados relacionados ao site e sempre que julgar necessário poderá fazer backup completo do Piwik.
Instalando o Piwik Web Analytics no seu site
A instalação do Piwik é bem rápida e não demanda mais do que 5 minutos para concluir, mas antes é importante salientar que para instalar o Piwik Open Source Web Analytics é necessário um servidor com PHP e MySQL, pois, como já citado acima, ele funciona diferente do Google Analytics e Yahoo! Web Analytics, que hospeda o seus dados no próprio servidor da empresa.
Com o Piwik o usuário guarda os dados no seu servidor e para isso também é necessária a criação de um banco de dados exclusivo para o armazenamento dos dados do Web Analytics. Graças ao contrato de parceria com o servidor de hospedagem Hostnet, fiz isso sem nenhum custo adicional.
Para efetuar a instalação em apensar 5 minutos, faça o download do Piwik Open Souce Web Analytics e insira no FTP em uma pasta que melhor lhe convir, como por exemplo o http://yourdomain.com/piwik, posteriormente, siga os passos em “Como instalar o Piwik Web Analytics”.
Piwik Web Analytics Open Source
Dashboard – Piwik
O Dashboard do Piwik, ou painel de instrumento, é muito completo e, assim como acontece com o Google Analytics, o usuário pode escolher o que inserir, remover ou onde cada elemento (Widget) irá ficar no painel.
No canto esquerdo, o usuário encontra o Widget de acompanhamento em tempo real chamada Live Visitors!, onde é possível acompanhar todos os usuários que estão em seu site, em que página estão, qual o caminho que já percorreram e por fim, qual o tipo de tráfego. No caso de um tráfego vindo de um Search, ele mostra qual a palavra gerou o tráfego específico.
Dificilmente você irá usar o Live Visitors! do Piwik toda hora, pois, não da para medir muita coisa, monitorando somente os visitantes que estão acessando seu site no momento (real time), porém, em alguns casos, dependendo da estratégia utilizada para obter algumas métricas no Web Analytics, essa opção torna-se bastante útil.
Outro diferencial do Piwik é a presença do widget SEO Rankings, onde é possível ver qual o PageRank do site ou de uma url que desejar, além de ter a idade do domínio, quantos backlinks ele tem segundo o Yahoo! E por fim, qual a posição no Alexa.
Gerenciar sites no Piwik
No Piwik, assim como nos outros Web Analytics, é extremamente necessário filtrar os IPs ou excluir algum parâmetro, para tal, bastar ir ao gerenciador de sites do Piwik e inserir o que desejar.
Cookies no Piwik
Outra forma bastante prática é que você pode excluir o acesso de um determinado computador inserindo um cookie com apenas um clique, o que não acontece de forma tão fácil nos outros Web Analytics que encontramos no mercado.
Plugins no Piwik
A parte de plugins é um grande diferencial do Piwik Web Analytics, pois, como ele tem código aberto, qualquer pessoa poderá criar o plugin que melhor se adequar as suas necessidades, como acontece hoje com o WordPress (que possui plugin para quase tudo que se imaginar).
Vale lembrar que o Piwik ainda é relativamente novo e pouquíssimas pessoas desenvolveram coisas novas para ele. O que é uma ótima forma de se pensar em link bailt (isca para link). Quando o serviço for mais conhecido, com certeza você irá ganhar vários links.
Além disso, com os plugins será possível melhorar e muito o Piwik, fazendo com que ele se torne, assim espera-se, um dos mais completos Web Analytics que teremos no mercado.
Atualmente, já existem alguns plugins para o Piwik, incluindo dois para o WordPress: o WP-Piwik e o Piwik Analytics.
Metas no Piwik
Assim como fazemos em outros Web Analytics, no Piwik também é possível configurar uma meta, porém ainda precisa de aprimoração, pois não é possível, por exemplo, se criar um funil como no Google Analytics até que aquela meta seja cumprida.
Outro ponto que ainda requer mais cuidado, é em algumas questões extremamente importantes do Google Analytics, como por exemplo, Event tracking e trackPageview, que ainda são de difícil acesso para o usuário comum com baixa experiência e conhecimento em programação PHP.
Acesso a usuários anonimos no Piwik
Uma opção muito interessante presente no Piwik é a possibilidade do usuário disponibilizar o seu Analytics para que qualquer outra pessoa possa acompanhar. Claro que não vamos sair por aí expondo as métricas do site para qualquer um, mas pode ser que em algum momento isso sirva para alguma coisa (risos). Ainda não entendeu? Veja como o Piwik Open Souce Web Analytics funciona através do Demo online.
Widgets – Embed iframe e Flash – Piwik Web Analytics
Um fator diferente e interessante do Piwik é a possibilidade de você “embedar” um widget em Flash ou iframe em qualquer lugar, no tamanho que desejar e expor assim, alguma métrica que achar relevante.
Visitantes – Piwik
Assumo que não sei ao certo se isso no Brasil é realmente legal ou não, mas uma coisa é importante falar, o Piwik tem um plugin que identifica o IP do usuário e qual as páginas que ele visitou em seu site e isso fica gravado no log dos visitantes do Piwik.
Tá, mas e daí? E daí que você pode configurar, por exemplo, para quando o usuário te enviar uma mensagem, enviar junto o IP e posteriormente você identifica no log do visitante o caminho que aquele usuário fez até efetuar a conversão.
Relatórios no Piwik
O Piwik hoje já oferece para o usuário um relatório pronto com todos os dados que melhor lhe convir. Você pode personalizá-lo e determinar se ele será enviado diariamente, semanalmente ou mensalmente. Caso você não faça nenhuma análise dos resultados, só precisa encaminhar para o seu cliente os dados. Para que esse cliente faça a análise, basta inserir o e-mail dele que o Piwik irá fazer o envio de forma automática. (Não estou recomendado esse procedimento, só pontuando que é possível fazé-lo).
Conclusões sobre o Piwik
Piwik Open Source Web Analytics ainda não é uma ferramenta pronta para brigar com o Google Analytics ou com o Yahoo! Web Analytics, mas com certeza tem um alto potência de crescimento, pronto para ser explorado por todos e virar uma febre como foi o caso do WordPress. Claro que quem largar na frente e começar a criar bons plugins para o Piwik e otimizar o sistema para melhor explorá-lo de acordo com as necessidades do seus clientes, terá uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes.
Com certeza o Piwik Web Analytics é aquela típica ferramenta que está quase pronta para ganhar mercado, é só uma questão de tempo, pois, vale lembrar que pessoas de todo o mundo estão trabalhando na melhoria do que poderá vir a ser a futura referência quando o assunto for Web Analytics.
Vale a pena ficar de olho!
Sobre o autor
Domicio Neto é Especialista SEO em Salvador, SMM (Social Media Marketing), SMO (Social Media Optimization).
• Presidente Conselheiro da Versa Comunicação
• Coordenador de SEM na DMI Comunicação – Especialista em SEO, Web Analytics e SMO
Pingback: Pedro Mendes
Pingback: SpeedServ.com
Pingback: netRevenda.com
Pingback: Vagner Mix
Pingback: Trespontos - Aju
Pingback: Domicio Neto
Pingback: Mary
Pingback: Lucas A M C Carvalho
Pingback: Daniel Cambui
Pingback: Ian Castro
Pingback: EDUARDO
Pingback: LEWIS
Pingback: RONNIE
Pingback: ROY
Pingback: EDUARDO
Pingback: RUSSELL
Pingback: SALVADOR
Pingback: RONALD
Pingback: SALVADOR
Pingback: LESLIE
Pingback: BRANDON
Pingback: GUY
Pingback: RUBEN
Pingback: BOB
Pingback: BILLY
Pingback: BYRON
Pingback: SAM
Pingback: CARL
Pingback: ROY
Pingback: CLIFTON
Pingback: RAY
Pingback: RODNEY
Pingback: JEREMIAH
Pingback: MARION
Pingback: JERRY
Pingback: JOEL
Pingback: MARION
Pingback: BRYAN
Pingback: VINCENT
Pingback: MITCHELL
Pingback: JOHNNY
Pingback: BRUCE
Pingback: TRAVIS
Pingback: BERNARD
Pingback: ALVIN
Pingback: RENE
Pingback: BRAD
Pingback: DARRYL
Pingback: MELVIN
Pingback: BARRY
Pingback: CLINTON
Pingback: RICHARD
Pingback: gerard
Pingback: EVERETT
Pingback: JEFFERY
Pingback: MARION
Pingback: RONNIE
Pingback: GREG
Pingback: ALBERT
Pingback: TODD
Pingback: ALEXANDER
Pingback: ANTONIO
Pingback: IVAN
Pingback: BARRY
Pingback: DAN
Pingback: ANDRE
Pingback: WADE
Pingback: LAWRENCE
Pingback: KENNY
Pingback: TERRENCE
Pingback: KYLE
Pingback: ERIC
Pingback: BRYAN
Pingback: JOEY
Pingback: JEREMY
Pingback: BYRON
Pingback: CHRIS
Pingback: CLIFTON
Pingback: JEFFERY
Pingback: MICHAEL
Pingback: JEREMIAH
Pingback: CHARLIE
Pingback: NATHAN
Pingback: FRED
Pingback: NATHAN
Pingback: RAFAEL
Pingback: AARON
Pingback: ARTURO
Pingback: WESLEY
Pingback: JEREMY
Pingback: HARRY