Há pouco tempo atrás escrevi um post ensinando como usar corretamente o método _trackPageview no Google Analytics. Algumas pessoas me procuraram e levantaram a seguinte questão: Quais os prós e contras de utilizar o _trackPageview e o _trackEvent? Quando eu devo utilizar um método ou o outro? Para esclarecer essas dúvidas, resolvi escrever esse post. Então, vamos lá!
Pró do _trackPageview
O _trackPageview é um método que simula e gera no relatório do Google Analytics a visualização de uma página que normalmente não seria computada pelo GA. Essa página é gerada dinamicamente sem alteração de URL ou uma página totalmente construída em Flash. Página essa que lhe dá liberdade de fazer tudo que você faria com uma página normal do seu site.
Após gerar essa página no Google Analytics, você consegue utilizá-la como uma meta, como parte de um funil ou qualquer outra função do GA. Como, por exemplo, criar relatórios personalizados e segmentá-lo, conseguindo assim, extrair dados mais limpos e detalhados.
[sourcecode language=”html”]texto[/sourcecode]
(estrutura do _trackPageview)
Contra do _trackPageview
Como o _trackPageview gera uma falsa visualização de página no relatório no Google Analytics, vai acabar inflando os dados, fazendo com que no final, você apresente um dado falso ao seu cliente.
Por exemplo, se você usou o _trackPageview para medir quantas pessoas estão clicando em links externos, você vai ter um relatório com os dados reais + as “falsas” páginas que foram geradas com base em clicks que levaram para um site externo. Esse processo não gerou, necessariamente, uma página real de visualização para o site do cliente em si. Consegue entender o problema?
Para consertar isso, você vai precisar de um “trabalhinho extra” no Google Analytics, criando um padrão de _trackPageview para cada momento utilizado, como por exemplo “/link-externo/url-do-link”.
Essa etapa de padronização é importante pois você precisará criar um filtro no perfil principal da sua conta no Google Analytics, excluindo tudo que tiver /link-externo/. Em seguida, criará outro perfil com todos os dados. Você também pode ter um terceiro perfil só incluindo esses dados, caso seja importante tê-los de forma rápida e fácil.
Pró _trackEvent
Antes de qualquer coisa, uma grande vantagem do _trackEvent é que ele não incha o seu relatório do Google Analytics como acontece com o _trackPageview. Você não precisará criar um novo relatório para excluir ou incluir nada.
Além disso, com o _trackEvent você pode, por exemplo, mensurar quantas fotos foram visualizadas em uma determinada galeria, enquanto o _trackPageview fica responsável por gerar a visualização de cada galeria, caso ela seja em Flash ou gerada dinamicamente sem alteração da URL.
[sourcecode language=”html”] texto[/sourcecode]
(estrutura do _trackEvent)
Um ótimo exemplo de como utilizar o _trackEvent de forma correta é quando o seu cliente acha que o site deve ter um player (irritante) de música. Para convencer o seu cliente a retirar, você faz um _trackEvent no player monitorando quantas pessoas pausaram, diminuíram o volume, passaram ou voltaram a música
Com esses dados na mão, você é capaz de convencer aquele cliente (chato) que insiste em colocar um player de música tocando no site. Ideal, não?
Conseguiram entender quando utilizar o _trackPageview e o _trackEvent? Ficou clara essa diferença?
Contra _trackEvent
Por outro lado, quando utilizamos o _trackEvent, acabamos abrindo mão de alguns dados que podem ser útil, pois com esse método, não podemos, por exemplo, fazer um funil ou utilizá-lo como meta no Google Analytics.
O relatório personalizado também fica comprometido, pois são poucos os segmentos que permitem que você utilize o _trackEvent.
Conclusão
Não existe qual método é melhor, o _trackPageView ou o _trackEvent, na verdade existe o melhor momento de se utilizar cada um e isso quem vai decidir é você.
Claro que é necessário cuidado ao escolher o método, pois, no meio do caminho você não terá como voltar atrás para inverter os dados. Lógico, você poderá e deverá alterar o método o quanto antes, caso perceba que não utilizou e não está conseguindo extrair os dados como esperava.
Como já citei acima, você não precisa escolher entre um método ou outro, você pode perfeitamente utilizá-los em conjunto, melhorando ainda mais os seus relatórios do Google Analytics.
Bônus
Outro fator importantíssimo de utilizar os métodos de _trackEvent e _trackPageview corretamente é que, quando geramos, seja um evento ou uma nova página de visualização, estamos diminuindo assim a taxa de rejeição do site.
Sobre o autor
Domicio Neto é Especialista SEO em Salvador, Web Analytics e SMO (Social Media Optimization).
• Coordenador de SEM na DMI Comunicação – Especialista em SEO, Web Analytics e SMO
Bacana o artigo, mas tem mais algumas coisas que podem acrescentar.
O _trackPageview tem problemas com o GA inPage, uma vez que ele gera uma exibição de página que não é reconhecida na navegação do site.
É preciso muito cuidado com as configurações de _trackPageview, assim como de _trackEvent, porque dependendo de como é feita elas podem zerar o bounce rate.
O ideal (até pelo nome da função) é que se use o _trackPageview para o q visualmente seria exibição de página, mas não acontece na estrutura do site (como acontece com Flash e atualmente com HTML5, principalmente pra não duplicar o jse aí sim perder a qualidade dos dados) e o _trackEvent para cliques internos/externos, interações, etc…tendo claro as excessões como querer colocar uma finalização de cadastro num funil, sem uma página de finalização.
Enfim ainda tem mais coisa, mas….cada caso é um caso…
Parabéns pelo post.
Com certeza Flavio. Completou muito bem o post!
Assino embaixo.
Grande abraço e bom vê-lo comentando por aqui.
Domicio Neto
Muito bom artigo, fácil de entender a diferença e as vantagens de cada um. Parabéns!
Quero apenas dar uma pequenina sugestão: já que você usou como exemplo o código novo no '_trackPageview' poderia usar o novo também do '_trackEvent'.
Indo um pouco além, você poderia colocar um exemplo para cada versão de script do Google Analytics.
Abraço.
Olá Denis,
Muito obrigado pelo comentário e pela correção, foram de grandes valias. Acabei de alterar :)
Em relação a inserir um modelo para cada código, eu acho que iria poluir um pouco o post, pois tentei deixar ele o mais simples e direto possível.
Mas nesse post, eu falei por alto, sobre o _trackPageview e as suas versões:
http://www.domicioneto.com/web-analytics/google-a…
Se ainda tiver alguma dúvida, estou à disposição. Pode perguntar, sugerir ou criticar.
Abraços,
Domicio Neto
Ótimo post, Domicio!
Usávamos o trackevent em sites construídos em Flash. Não me lembro se dava para usar o trackpageview tbem.
Pelo que eu notei, o trackpageview requer mais trabalho. O esforço vale o retorno?
[]s
Olá Douglas,
No caso de um site em flash, que você vai fazer o track específico para páginas do seu site, o esforço é praticamente o mesmo de inserir um trackEvent e COM CERTEZA vale a pena, afinal, você vai deixar de computar um evento e passar a registrar uma página realmente.
Qualquer dúvida é só avisar.
Abraços,
Domicio Neto
Fala Douglas,
obrigado pelo comentário!
Como o site é em flash, provavelmente você irá utilizar o _trackPageview somente para computar dados "reais" ou páginas que realmente estão sendo exibidas, logo, você não precisa gerar outro perfil e por ai vai. Sendo assim, seu trabalho será o mesmo que você tem quando insere o _trackEvent em todo o site.
COM CERTEZA nesse seu caso o _trackPageview vale mais a pena que o trackEvent, assim como todo o esforço que volto a dizer, nesse caso não será grande não.
Se ainda tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade para perguntar de novo.
Grande abraço,
Domicio Neto
Pingback: Analytics » Google Analytics: _trackPageview x _trackEvent | Especialista em SEO | Rede SEO
Pingback: Domicio Neto
Pingback: Paula Albocino
Pingback: Fábio Pessoa
Pingback: Google Analytics: trackPageview | Especialista em SEO
Pingback: Domicio Neto
Pingback: samuel teixeira
Domicio, estou tendo dificuldades em colocar trackpageview como meta. Você tem algum post que ensina como utilizar esse tipo de tageamento em metas?
Desde já te agradeço!
Abraços!!
Olá Daniel,
cara, você deve está se atrapalhando com alguma coisa besta :)
Você não tem que fazer nada especial para que uma meta gerada pelo trackpageview seja computada.
Se você gerou um trackpageview no Google Analytics, basta inserir, normalmente como você insere qualquer página.
Caso queira, responda esse comentário e me diga como gerou o trackpageview e como também colocou lá na meta.
PS: você sabe configurar uma meta? se não souber direito, me diga que também lhe ajudo.
PS2: Caso você tenha configurada um TRACKEVENT no lugar do trackpageview… tenho uma má notícia heheh você não tem como inserir na meta do Google Analaytics.
Grande abraço e estou no aguardo do seu retorno.
Está bacana o artigo Domicio… gostei da forma de analise prós x contras!
*PS2: Não testei ainda, mas parece que agora é possível configurar um evento como Meta http://www.directperformance.com.br/ja-pensou-em-…
Olá, Rodolfo.
Obrigado pelo elogio e sim, agora é possível fazer um evento virar meta, porém, assim como você, também não testei.
Ótima dica para a galera!
Abraços!
Olá Domicio, uso uma div oculta para esconder o fone e quero mensurar quantos cliques tem neste link uso assim neste caso? Parabéns e obrigado pelo post e pela atenção ao meu comentário.
<a id="fone-tal" href="#" onclick="showhide('fone_tal');_gaq.push(['_trackPageview', '/fone/tal/']);" " style="text-decoration:none;color:black;">Ver fone<span id="fone_tal" style="display: none;"> (11)1111-22222</span>
Olá, Junior. Bom dia!
Você pode usar sem problemas, vai funcionar perfeitamente quando você chamar o gaq push no click, apenas sugiro que neste caso, utilize o trackEvent no lugar do trackPageview, ok?
Grande abraço
Muito obrigado Domicio, vou seguir sua recomendação.
Pingback: Alexander4
Pingback: ROY
Pingback: TERRENCE
Pingback: CHARLIE
Pingback: WALLACE
Pingback: SALVADOR
Pingback: BRANDON
Pingback: FRANKLIN
Pingback: EDUARDO
Pingback: KIRK
Pingback: FELIX
Pingback: DONALD
Pingback: JACK
Pingback: CARL
Pingback: BILLY
Pingback: RICARDO
Pingback: BYRON
Pingback: BRUCE
Pingback: RODNEY
Pingback: BRANDON
Pingback: DARYL
Pingback: TIM
Pingback: MITCHELL
Pingback: EVAN
Pingback: MARION
Pingback: JASON
Pingback: CARLOS
Pingback: RAUL
Pingback: JOEL
Pingback: NICK
Pingback: ENRIQUE
Pingback: JOSE
Pingback: ALBERTO
Pingback: RUBEN
Pingback: SEAN
Pingback: BRANDON
Pingback: TYLER
Pingback: FREDDIE
Pingback: FREDDIE
Pingback: MICHAEL
Pingback: ALBERTO
Pingback: ALFREDO
Pingback: KYLE
Pingback: PEDRO
Pingback: DERRICK
Pingback: LESLIE
Pingback: GORDON
Pingback: MANUEL
Pingback: FRANCIS
Pingback: RAMON
Pingback: DOUGLAS
Pingback: ALFREDO
Pingback: KYLE
Pingback: TOM
Pingback: ANDREW
Pingback: SERGIO
Pingback: JORDAN
Pingback: BRADLEY
Pingback: RICARDO
Pingback: JORGE
Pingback: ROSS
Pingback: THEODORE
Pingback: BRADLEY
Pingback: MICHAEL
Pingback: NATHANIEL
Pingback: JIMMY
Pingback: ZACHARY
Pingback: LUTHER
Pingback: DAVE
Pingback: PATRICK
Pingback: LUKE
Pingback: STEVE
Pingback: IVAN
Pingback: JORGE
Pingback: ARTURO
Pingback: JIM
Pingback: DOUG
Pingback: GARY
Pingback: JIM
Pingback: nathaniel
Belo post Domicio! Muito claro!!! Abraços
Olá dominio, bateu uma dúvida aqui… exemplo: estou na pagina "x" e dou um onclick com um _trackPageview simulando a tela "Y", até aí entendo que fisicamente estarei na mesma paginas mas o GA entenderá que fui para outra. A pergunta é: se eu fechar a pagina do meu browser, o GA vai entender que houve uma saída da página "X" ou da página "y" ?
Obrigado e abraço..Luciano
Olá, Luciano. Boa tarde.
Nesse caso, ele considerará a saída através da página "Y", pois, ela que estará armazenada na cache do Google Analytics. Combinado?
Abraços!
Iniciante em ga com dúvida.
Posso Usar o event tracking junto com o código convencional do GA na mesma página?
Olá, Nilo.
Sim, o trackEvent deverá ser usado junto com o código do GA na página para que seja feito o tracking correto.
Abraços!
Olá Domicio, gostaria que me tirasse uma dúvida, eu a algum tempo venho usando o trackpageview para medir o número de cliques nos banners dos blogs que são parceiros do meu blog, para eu ter como mensurar o volume de visitas que envio a eles. Acontece que mudei de host e no novo host os dados não funcionam mais, o que antes dava média de 300 cliques por dia nos banners agora n aparece nem 20 no dados do GA, sabe o que pode ser, os códigos estão exatamente os mesmo que antes funcionava antigo host.
Outra pergunta, para fazer isso de medir número de cliques nos banners o correto é usar mesmo o track pageview ou o trackevent??
Fala, meu velho! Bom dia!
Sobre essa sua dúvida dos cliques, o trackEvent não tem nenhum tipo de relação com o servidor. Caso você tenha mantido as URLs todas iguais com a troca do servidor, então acredito você deve ter tido uma queda nas visitas do site, não?
Com relação aos clicks no banner, eu escolheria trackEvent porque com o trackPageView você está inflando os seus próprios dados. Criando visualização de páginas que, na verdade, não existem.
Abraços!
E aí Domicio, tranquilo?
Quando eu crio um filtro na conta principal do GA, ele funciona somente para as próxima visitas? Criei e vi que não alterou as visitas anteriores. É isso mesmo?
Fala, Will! Tudo bem e com você?
Quando você cria um filtro, ele será válido apenas para as novas visitas, sem possibilidade de alteração no histórico, ok?
Sugiro que crie um novo perfil dentro do mesmo UA e aplique o filtro desejado.
Abs!
ola,
para colocar o trackEvent numa imagem para contar os cliques q levam ao site de parceiro, como faço? Outra a configuração tem de ser exatamente igual ao colocado na meta trackevent? Mais outra vi num site http://www.watchmaker.com.br/tutorial-google-anal… (pode excluir), a utilização de javascript, colocando no codigo do site e tbm na meta tang trackevent, pode me ajudar com todas essas duvidas?
Olá,
Gostei muito do artigo e apliquei em um cliente que está vendendo tickets pela internet, porém não está computando.
O detalhe é que usei em imagens que estão com o map html, assim o onclick está dentro da sintaxe <area ahref>(devido a posicionamento do map). Será que funciona dentro desta sintaxe ? ou somente em <a href> ?
O código de verificação do google pode ser esse ?
<script>
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga');
ga('create', 'UA-xxxxxxx','xxxxxxxxxxxxx');
ga('send', 'pageview');
</script>
Abraços e Parabéns