YouTube - Otimizando vídeos no Youtube

SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política

Durante os meses de julho até setembro estive submerso “desbravando” o mundo da política na área de Search (SEO – Search Engine Optimization) e otimização de mídias sociais (SMO – Social Media Optimization). Nesse período, estava focado no SEO do site www.souwagner13.com.br (que já foi retirado do ar devido à lei eleitoral) e no SMO de algumas redes sociais do candidato Jaques Wagner, como por exemplo, o Youtube.

YouTube - Otimizando vídeos no Youtube

YouTube - Otimizando vídeos no Youtube

Vale ressaltar que não estou aqui para discutir sobre político x ou sobre partido y, mas sim para discutir sobre o que foi feito no Youtube e os resultados desse trabalho.

Quando o assunto envolve política, só temos uma certeza: o político que está à frente das pesquisas de intenção de voto é o alvo principal de ataque dos outros candidatos. E esse era o caso de Jaques Wagner, candidato a reeleição do governo da Bahia pelo PT.

Os ataques online eram responsáveis por sujar a SERP no Google e no Youtube, principalmente para a keyword “Jaques Wagner”. Meu objetivo, claro, era deixar a SERP mais “limpa” possível.

Com o canal oficial de Jaques Wagner no Youtube ¨SouWagner13¨ em mãos, pude dar início ao projeto de otimização dos vídeos para rankea-los no Youtube e limpar a SERP.

Abaixo, seguem alguns pontos identificados durante os testes. Utilizo como exemplo um vídeo com apenas 3 semanas, 2 mil visualizações, 56 votos e 16 comentários, que consegui posicionar em primeiro lugar para a principal keyword ¨Jaques Wagner¨no Youtube. O vídeo ficou na frente de um viral contra o Governo de Wagner, que já tinha 1 ano no Youtube, 100.000 exibições, 215 votos positivos e 275 comentários.

SERP antes da otimização dos vídeos no Youtube e do canal

Youtube - SERP antes da otimização dos vídeos - SMO

Youtube - SERP antes da otimização dos vídeos - SMO

SERP depois da otimização dos vídeos no Youtube e do canal

Youtube - SERP depois da otimização dos vídeos - SMO

Youtube - SERP depois da otimização dos vídeos - SMO

Acesse para conferir o resultado: Jaques Wagner no Youtube – Keyword: Jaques Wagner

Otimizando os vídeos no Youtube

Otimizando os títulos e as descrições no Youtube
Primeiro fiz o básico e que sabia que daria resultado imediato: Otimizei os títulos e as descrições dos vídeos no Youtube com o keyword em questão, “Jaques Wagner”.

Otimizar título do vídeo no Youtube - SMO

Otimizar título do vídeo no Youtube - SMO

Outro ponto que também seria válido, era a inserção do site oficial da campanha na descrição, pois assim geraríamos tráfego para o site através da social media e seria mensurado através do relatório de mídia social gerado no Google Analytics.

Utilização das tags no Youtube
Também testei a utilização das tags no Youtube para otimização e, por mais estranho que pode parecer, as tags não influenciaram diretamente no posicionamento do vídeo. De qualquer forma, foi importante usar a keywords relacionadas ao candidato, ao partido e aos termos utilizados na campanha, pois as tags determinavam os vídeos relacionados que iriam aparecer a direita do vídeo principal.

Otimizar a descrição e as tags do vídeo no Youtube - SMO

Otimizar a descrição e as tags do vídeo no Youtube - SMO

Número de visualizações e embeds do vídeo
Esse fator de rankeamento já deve ter sido observado pela grande maioria e é extremamente intuitivo. Quanto mais visualizações e quanto mais o player for “embedado”, mais relevante o vídeo se torna. Tanto para a SERP do Youtube quanto para a SERP do Google Vídeos.

Links e embeds do vídeo - SMO

Links e embeds do vídeo - SMO

Replicar o mesmo vídeo em diversos usuários do Youtube
Um ponto interessante que notei para otimizar o vídeo no Youtube foi que, ao copiar o vídeo em diversos usuários distintos, o Youtube entende esse vídeo como mais relevante do que os demais.

Lista “Favoritos” no Youtube
Esse é um item muito relevante para otimizar os vídeos no Youtube e rankea-los bem. Quanto maior for o número vezes que o vídeo irá aparecer na lista de “Favoritos” de diversos usuários, mais importante o vídeo se torna no Youtube.

Votação (gostei / não gostei) no vídeo do Youtube
Como estamos falando de rede social, é natural que quanto maior for a votação e a média entre gostei / não gostei, melhor qualificado será o vídeo no Youtube e claro, vídeo que é bem votado e avaliado como positivo pelos usuários será considerado relevante para o Youtube, conseguindo assim, um bom rankeamento.

Votação do vídeo no Youtube - SMO

Votação do vídeo no Youtube - SMO

Quantidade de comentários no vídeo do Youtube – Positivar os comentários
Continuando o pensamento de que estamos em uma rede social e um dos objetivos é fazer com que os usuários interajam nesta rede, é natural que um vídeo que obtenha maior quantidade de comentários tenha um posicionamento melhor do que os outros.

Outro ponto importante para a otimização do vídeo no Youtube é que, quanto melhor o comentário mais relevante o vídeo pode ser. E para o Youtube identificar a relevância do vídeo, ele conta quantos votos positivos / negativos que um mesmo comentário tem.

Comentário dos vídeos no Youtube - SMO

Comentário dos vídeos no Youtube - SMO

Vídeos relacionados no Youtube
Esse ponto é muito relevante. Não diretamente no vídeo, mas é relevante para a sua divulgação. Quanto mais o vídeo agradar aos usuários aparecendo nos vídeos relacionados, maior será a visualização e tráfego vindo de uma nova página que, nesse caso, é a página que o vídeo está aparecendo dentro dos vídeos relacionados.

Sugestões de vídeos no Youtube - SMO

Sugestões de vídeos no Youtube - SMO

Respostas ao vídeo no Youtube
Outro ponto relevante para a otimização dos vídeos no Youtube, é inserir o vídeo em questão em outros vídeos, no espaço de “Resposta ao vídeo”.

Essa opção aparece no canto direito do espaço do comentário, porém ela precisa de aprovação do outro usuário, mas enquanto ele não aceita, você pode fazer isso entre os seus próprios vídeos.

Resposta ao vídeo no Youtube - SMO

Resposta ao vídeo no Youtube - SMO

Vídeo com menção honrosa do Youtube
Esse foi um dos itens que trouxe maior retorno para a otimização dos vídeos no Youtube.
O Youtube tem um item dentro do vídeo chamado “Menção honrosa”, que é distribuído para os vídeos que são mais comentados, visualizados, votados e listados durante o dia ou semana ou mês, da sua categoria em questão, do Youtube Brasil ou até mesmo do Youtube Mundial.

Claro que quanto maior for a menção honrosa do vídeo, mais relevante será o vídeo para o Youtube.

Menção Honrosa no Youtube - SMO

Menção Honrosa no Youtube - SMO


(este exemplo foi retirado de um vídeo que estava na home do Youtube que não pertence ao canal do
Sou Wagner 13)

Otimizando o canal no Youtube

Nome, descrição e tags do canal no Youtube
Otimizar o nome, a descrição e as tags de um determinado local já é do conhecimento da maioria e claro, no canal não seria diferente. Utilize a principal keyword no título do canal do Youtube, assim como a keyword na descrição do canal, nas tags e no espaço reservado “sobre mim”.

Descrição do Canal no Youtube - SMO

Descrição do Canal no Youtube - SMO

Canal no Youtube com o maior número de vídeos possível
Esse foi um ponto extremamente importante para um bom rankeamento. Com alguns testes realizados notei que o número de vídeos presentes em um canal influencia diretamente na otimização da SERP no Youtube.

Vídeos enviados de um mesmo canal no Youtube - SMO

Vídeos enviados de um mesmo canal no Youtube - SMO

Canal do Youtube com muitas visualizações nos vídeos
Quanto mais os vídeos upados pelo mesmo canal forem visualizados, mais o canal terá relevância. Isso porque o Youtube contabiliza as visualizações de todos os vídeos de um mesmo canal e aumenta a sua relevância a medida que as visualizações aumentam.

Comentário no canal do Youtube
Dentro do canal existe um espaço onde os usuários do Youtube podem fazer comentários referentes ao canal, o que por sua vez também aumenta a sua relevância.

Comentários no canal do Youtube - SMO

Comentários no canal do Youtube - SMO

Lista de Reprodução no canal do Youtube
Crie lista com a palavra-chave no canal do Youtube e segmente as listas da melhor forma para que o usuário também acesse.

Lista de Reprodução no Youtube - SMO

Lista de Reprodução no Youtube - SMO


Números de Amigos e Inscritos no Canal do Youtube
Por fim, o último item que observei relevante para o canal no Youtube é a quantidade de amigos e o número de inscritos.
Inscritos no canal do Youtube - SMO

Inscritos no canal do Youtube - SMO

Agora é com vocês. É hora de testar tudo o que foi feito aqui e aumentar a relevância dos seus clientes nas redes sociais.

Comente se tiver alguma dúvida ou compartilhe seu próprio resultado.

Sobre o autor

Domicio Neto é Especialista SEO em Salvador, SMM (Social Media Marketing), SMO (Social Media Optimization).
• Presidente Conselheiro da Versa Comunicação
Especialista em SEO e SMO na DMI Comunicação

Agradecimentos

@PriMuniz por revisar o post e me ajudar em alguns pontos do post
@FabioRicotta por me mostrar a necessidade de expor meus cases reais no blog

213 thoughts on “SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política

  1. danielcambui

    Muito bom! São muitas coisas que a gente deve se atentar. E esse case mostra que não é só o número de acessos e palavras-chaves no título e na descrição que conta. Valeu por compartilhar esse experiência para os leitores.

    Reply
  2. Ian Castro

    Muito legal o post cara.
    SMO é realmente muito desafiador, pois as regras variam de rede para rede sociais – e são ainda mais obscuras que as de SEO. O trabalho é mais empírico que qualquer outra coisa. A construção desse texto, com base em estudos e experiências, é um contribuição valiosa para o campo.

    Reply
  3. Fábio Ricotta

    Grande Domicio!

    Ficou muito bom o artigo descrevendo os seus passos. Acho que você fez um excelente trabalho. Eu gostaria de saber se você chegou a testar vídeos de reposta. Sabe quando você indica que um vídeo é uma resposta a outro?

    Isso entra no rankeamento também. Fica a dica ;)

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Salve Salve Ricottinha,

      Testei sim, essa parte eu inclui somente na apresentação. Vou acrescentar essa parte no post.

      Realmente os vídeos que possuem mais respostas, ganham mais destaques no Youtube.

      Valeu por me lembrar desse ponto e obrigado pela divulgação ;)

      Abração

      Reply
  4. Bruno Trindade

    Excelente post.
    Eu fico impressionado com a quantidade de marcas que fazem um trabalho "vazio" nas redes sociais, no caso do Youtube, tem diversos canais que simplesmente sobem o vídeo e pronto. Não se dão a esse trabalho de otimização, e muito menos ao trabalho de analise e mensuração criteriosa que você exemplificou nesse case. Outro ponto importante que no seu case é que partiu de um objetivo claro (limpar a SERP).

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Grande Bruno!

      Eu ainda tenho uma outra parte que ficou em off sobre limpar a SERP em outros casos, mas isso seria uma espécie de "black hat" de SMO no Youtube. Só a base de teste mesmo ;)

      Abraços!

      Reply
  5. Juliano Torriani

    Grande Domínio,

    Parabéns pela iniciativa de compartilhar suas experiências com SMO.
    Sempre é bom ler sobre coisas diferentes em SEO, várias idéias interessantes no post.

    Abraço

    Juliano Torriani

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      hahahahahaha

      Valeu Juliano!!

      Só vale ressaltar que tem algumas diferenças entre essa otimização para o sistema de busca do Youtube e o do próprio Google.

      O resultado entre eles costumam ser diferentes. Fique atento :)

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Salve salve, Guga Alves, organizador do primeiro evento sobre SEO no RJ!!

      Obrigado pelo comentário e elogio sobre o post. Realmente já tinha tempo que procurava algo semelhante e não tinha visto ainda, dai surgiu minha vontade de fazer o post.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
  6. Pingback: Denise Barcelos

  7. Pingback: Priscila Muniz

  8. Pingback: Jefferson Rafael K.

  9. Frank Marcel

    "as tags determinavam os vídeos relacionados que iriam aparecer a direita do vídeo principal."

    E vice-versa, né? Você utilizar tags de vídeos populares no seu próprio vídeo, o torna um candidato a aparecer junto a vídeos populares. Da mesma maneira, usar uma tag "que todo mundo usa" abre um leque grande para exposição do seu vídeo. #fikdik

    Meus parabéns pelo case e pelo artigo, Domício!

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Fala Frank,

      Exatamente como você disse, usar tags que todo mundo usa também é uma ótima estratégia para aparecer em outros vídeos de interesse, porém, quando o assunto é política, a gente tem que tomar muito cuidado onde esse vídeo irá aparecer e sendo assim, as vezes é melhor restringir.

      Fico grato pelos elogios ao post e também pela sua contribuição.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
  10. Pingback: Domicio Neto

  11. Pingback: Priscila Muniz

  12. Pingback: Algoritmizando

  13. Pingback: SkyNet

  14. Pingback: Priscila Muniz

  15. Pingback: Ian Castro

  16. Pingback: Domicio Neto

  17. Pingback: Mari Ferreira

  18. Pingback: Nettão Cambiaghi

  19. Pingback: Domicio Neto

  20. YuriMoreno

    Grande artigo Domício!
    Bem claro e objetivo, citando os pontos mais importantes e as métricas testadas.

    Eu não conhecia muito sobre SMO e esse artigo ajudou muito a esclarecer alguns dúvidas que eu tinha sobre as SERPs do Youtube, vou aproveitar e testar alguns dos pontos citados também.

    Abraços

    Reply
  21. Pingback: Nilton Flash

  22. Pingback: Domicio Neto

  23. Pingback: Domicio Neto

  24. Pingback: Alessandro Scherer

  25. Pingback: TERRENCE

  26. Pingback: BRANDON

  27. Pingback: EDUARDO

  28. Pingback: WALLACE

  29. Pingback: RUSSELL

  30. Pingback: SALVADOR

  31. Pingback: LEWIS

  32. Pingback: ENRIQUE

  33. Pingback: JIMMIE

  34. Pingback: PERRY

  35. Pingback: DUSTIN

  36. Pingback: MIKE

  37. Pingback: BRADLEY

  38. Pingback: PERRY

  39. Pingback: TRACY

  40. Pingback: BRETT

  41. Pingback: FELIX

  42. Pingback: ALFRED

  43. Pingback: RALPH

  44. Pingback: DONALD

  45. Pingback: BRADLEY

  46. Pingback: VICTOR

  47. Pingback: RICK

  48. Pingback: BRUCE

  49. Pingback: KENNY

  50. Pingback: WILLIAM

    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Olá, Luiz.

      Existem casos que tudo o que você não quer e não pode permitir é ver o seu concorrente falando mal de você e ainda aparecendo como vídeo relacionado no Youtube ;) hahaha

      Valeu pelo comentário!

      Abraços!

      Reply
  51. Pingback: LOUIS

  52. Pingback: RUBEN

  53. Pingback: ADAM

  54. Pingback: BOB

  55. Pingback: ALBERT

  56. Pingback: ARTHUR

  57. Pingback: DARYL

  58. Pingback: RAY

  59. Pingback: VICTOR

  60. Pingback: CLIFTON

  61. Pingback: LUIS

  62. Pingback: SAMUEL

  63. Pingback: LLOYD

  64. Pingback: LEWIS

  65. Pingback: BRYAN

  66. Pingback: GLENN

  67. Pingback: BRETT

  68. Pingback: RONALD

  69. Pingback: JASON

  70. Pingback: ALLEN

  71. Pingback: VINCENT

  72. Pingback: JOHNNY

  73. Pingback: MARION

  74. Pingback: DALE

  75. Pingback: WENDELL

  76. Pingback: DWIGHT

  77. Pingback: VINCENT

  78. Pingback: RICARDO

  79. Pingback: AARON

  80. Pingback: MILTON

  81. Pingback: WENDELL

  82. Pingback: EARL

  83. Pingback: WENDELL

  84. Pingback: BRYAN

  85. Pingback: ANGELO

  86. Pingback: ALFRED

  87. Pingback: MICHAEL

  88. Pingback: ERIC

  89. Pingback: RICK

  90. Pingback: BRENT

  91. Pingback: RONNIE

  92. Pingback: TYLER

  93. Pingback: LESTER

  94. Pingback: TERRY

  95. Pingback: MAURICE

  96. Pingback: LESLIE

  97. Pingback: LANCE

  98. Pingback: ALFREDO

  99. Pingback: DUSTIN

  100. Pingback: JOHNNY

  101. Pingback: OSCAR

  102. Pingback: PETER

  103. Pingback: RALPH

  104. Pingback: JESUS

  105. Pingback: DALE

  106. Pingback: DUSTIN

  107. Pingback: LESLIE

  108. Pingback: FRANKLIN

  109. Pingback: JERRY

  110. Pingback: JIMMIE

  111. Pingback: TYLER

  112. Pingback: AUSTIN

  113. Pingback: CLINTON

  114. Pingback: ALFRED

  115. Pingback: TRAVIS

  116. Pingback: JEFFERY

  117. Pingback: KIRK

  118. Pingback: MILTON

  119. Pingback: NICHOLAS

  120. Pingback: PEDRO

  121. Pingback: DOUGLAS

  122. Pingback: JAY

  123. Pingback: CURTIS

  124. Pingback: ADAM

  125. Pingback: DENNIS

  126. Pingback: CALVIN

  127. Pingback: JAMES

  128. Pingback: GEORGE

  129. Pingback: MELVIN

  130. Pingback: JULIO

  131. Pingback: PATRICK

  132. Pingback: FREDRICK

  133. Pingback: LOUIS

  134. Pingback: MILTON

  135. Pingback: STEPHEN

  136. Pingback: WESLEY

  137. Pingback: BILL

  138. Pingback: BILLY

  139. Pingback: CASEY

  140. Pingback: FRANCIS

  141. Pingback: NATHAN

  142. Pingback: WALLACE

  143. Pingback: KENT

  144. Pingback: ENRIQUE

  145. Pingback: NELSON

  146. Pingback: JUSTIN

  147. Pingback: WESLEY

  148. Pingback: NATHAN

  149. Pingback: MITCHELL

  150. Pingback: ROBERT

  151. Pingback: CASEY

  152. Pingback: KEN

  153. Pingback: ALEXANDER

  154. Pingback: RUBEN

  155. Pingback: JEFFREY

  156. Pingback: FREDDIE

  157. Pingback: NORMAN

  158. Pingback: LEE

  159. Pingback: GUY

  160. Pingback: JEFF

  161. Pingback: ALEJANDRO

  162. Pingback: ARTURO

  163. Pingback: ANDRE

  164. Pingback: TROY

  165. Pingback: ALEX

  166. Pingback: NATHANIEL

  167. Pingback: IAN

  168. Pingback: JEREMIAH

  169. Pingback: LAWRENCE

  170. Pingback: RAMON

  171. Pingback: DONALD

  172. Pingback: LANCE

  173. Pingback: JACKIE

  174. Fabio HPLima

    Parabéns pelo artigo Domício! E só feras comentando aqui ein! Foi um prazer ter 'conhecido' você hoje no 1o curso de seo online. Grande abraço!

    Reply
  175. Alan

    É ótimo quando encontramos algo na net que abre os horizontes.
    Parabéns cara´ótimo post
    será minha bíblia daqui por diante

    Abs

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *