Купить ягоды годжи лучшее предложение на рынке

SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política

Postado em 02. nov, 2010 por em SMO

Durante os meses de julho até setembro estive submerso “desbravando” o mundo da política na área de Search (SEO – Search Engine Optimization) e otimização de mídias sociais (SMO – Social Media Optimization). Nesse período, estava focado no SEO do site www.souwagner13.com.br (que já foi retirado do ar devido à lei eleitoral) e no SMO de algumas redes sociais do candidato Jaques Wagner, como por exemplo, o Youtube.

YouTube - Otimizando vídeos no Youtube

YouTube - Otimizando vídeos no Youtube

Vale ressaltar que não estou aqui para discutir sobre político x ou sobre partido y, mas sim para discutir sobre o que foi feito no Youtube e os resultados desse trabalho.

Quando o assunto envolve política, só temos uma certeza: o político que está à frente das pesquisas de intenção de voto é o alvo principal de ataque dos outros candidatos. E esse era o caso de Jaques Wagner, candidato a reeleição do governo da Bahia pelo PT.

Os ataques online eram responsáveis por sujar a SERP no Google e no Youtube, principalmente para a keyword “Jaques Wagner”. Meu objetivo, claro, era deixar a SERP mais “limpa” possível.

Com o canal oficial de Jaques Wagner no Youtube ¨SouWagner13¨ em mãos, pude dar início ao projeto de otimização dos vídeos para rankea-los no Youtube e limpar a SERP.

Abaixo, seguem alguns pontos identificados durante os testes. Utilizo como exemplo um vídeo com apenas 3 semanas, 2 mil visualizações, 56 votos e 16 comentários, que consegui posicionar em primeiro lugar para a principal keyword ¨Jaques Wagner¨no Youtube. O vídeo ficou na frente de um viral contra o Governo de Wagner, que já tinha 1 ano no Youtube, 100.000 exibições, 215 votos positivos e 275 comentários.

SERP antes da otimização dos vídeos no Youtube e do canal

Youtube - SERP antes da otimização dos vídeos - SMO

Youtube - SERP antes da otimização dos vídeos - SMO

SERP depois da otimização dos vídeos no Youtube e do canal

Youtube - SERP depois da otimização dos vídeos - SMO

Youtube - SERP depois da otimização dos vídeos - SMO

Acesse para conferir o resultado: Jaques Wagner no Youtube – Keyword: Jaques Wagner

Otimizando os vídeos no Youtube

Otimizando os títulos e as descrições no Youtube
Primeiro fiz o básico e que sabia que daria resultado imediato: Otimizei os títulos e as descrições dos vídeos no Youtube com o keyword em questão, “Jaques Wagner”.

Otimizar título do vídeo no Youtube - SMO

Otimizar título do vídeo no Youtube - SMO

Outro ponto que também seria válido, era a inserção do site oficial da campanha na descrição, pois assim geraríamos tráfego para o site através da social media e seria mensurado através do relatório de mídia social gerado no Google Analytics.

Utilização das tags no Youtube
Também testei a utilização das tags no Youtube para otimização e, por mais estranho que pode parecer, as tags não influenciaram diretamente no posicionamento do vídeo. De qualquer forma, foi importante usar a keywords relacionadas ao candidato, ao partido e aos termos utilizados na campanha, pois as tags determinavam os vídeos relacionados que iriam aparecer a direita do vídeo principal.

Otimizar a descrição e as tags do vídeo no Youtube - SMO

Otimizar a descrição e as tags do vídeo no Youtube - SMO

Número de visualizações e embeds do vídeo
Esse fator de rankeamento já deve ter sido observado pela grande maioria e é extremamente intuitivo. Quanto mais visualizações e quanto mais o player for “embedado”, mais relevante o vídeo se torna. Tanto para a SERP do Youtube quanto para a SERP do Google Vídeos.

Links e embeds do vídeo - SMO

Links e embeds do vídeo - SMO

Replicar o mesmo vídeo em diversos usuários do Youtube
Um ponto interessante que notei para otimizar o vídeo no Youtube foi que, ao copiar o vídeo em diversos usuários distintos, o Youtube entende esse vídeo como mais relevante do que os demais.

Lista “Favoritos” no Youtube
Esse é um item muito relevante para otimizar os vídeos no Youtube e rankea-los bem. Quanto maior for o número vezes que o vídeo irá aparecer na lista de “Favoritos” de diversos usuários, mais importante o vídeo se torna no Youtube.

Votação (gostei / não gostei) no vídeo do Youtube
Como estamos falando de rede social, é natural que quanto maior for a votação e a média entre gostei / não gostei, melhor qualificado será o vídeo no Youtube e claro, vídeo que é bem votado e avaliado como positivo pelos usuários será considerado relevante para o Youtube, conseguindo assim, um bom rankeamento.

Votação do vídeo no Youtube - SMO

Votação do vídeo no Youtube - SMO

Quantidade de comentários no vídeo do Youtube – Positivar os comentários
Continuando o pensamento de que estamos em uma rede social e um dos objetivos é fazer com que os usuários interajam nesta rede, é natural que um vídeo que obtenha maior quantidade de comentários tenha um posicionamento melhor do que os outros.

Outro ponto importante para a otimização do vídeo no Youtube é que, quanto melhor o comentário mais relevante o vídeo pode ser. E para o Youtube identificar a relevância do vídeo, ele conta quantos votos positivos / negativos que um mesmo comentário tem.

Comentário dos vídeos no Youtube - SMO

Comentário dos vídeos no Youtube - SMO

Vídeos relacionados no Youtube
Esse ponto é muito relevante. Não diretamente no vídeo, mas é relevante para a sua divulgação. Quanto mais o vídeo agradar aos usuários aparecendo nos vídeos relacionados, maior será a visualização e tráfego vindo de uma nova página que, nesse caso, é a página que o vídeo está aparecendo dentro dos vídeos relacionados.

Sugestões de vídeos no Youtube - SMO

Sugestões de vídeos no Youtube - SMO

Respostas ao vídeo no Youtube
Outro ponto relevante para a otimização dos vídeos no Youtube, é inserir o vídeo em questão em outros vídeos, no espaço de “Resposta ao vídeo”.

Essa opção aparece no canto direito do espaço do comentário, porém ela precisa de aprovação do outro usuário, mas enquanto ele não aceita, você pode fazer isso entre os seus próprios vídeos.

Resposta ao vídeo no Youtube - SMO

Resposta ao vídeo no Youtube - SMO

Vídeo com menção honrosa do Youtube
Esse foi um dos itens que trouxe maior retorno para a otimização dos vídeos no Youtube.
O Youtube tem um item dentro do vídeo chamado “Menção honrosa”, que é distribuído para os vídeos que são mais comentados, visualizados, votados e listados durante o dia ou semana ou mês, da sua categoria em questão, do Youtube Brasil ou até mesmo do Youtube Mundial.

Claro que quanto maior for a menção honrosa do vídeo, mais relevante será o vídeo para o Youtube.

Menção Honrosa no Youtube - SMO

Menção Honrosa no Youtube - SMO


(este exemplo foi retirado de um vídeo que estava na home do Youtube que não pertence ao canal do
Sou Wagner 13)

Otimizando o canal no Youtube

Nome, descrição e tags do canal no Youtube
Otimizar o nome, a descrição e as tags de um determinado local já é do conhecimento da maioria e claro, no canal não seria diferente. Utilize a principal keyword no título do canal do Youtube, assim como a keyword na descrição do canal, nas tags e no espaço reservado “sobre mim”.

Descrição do Canal no Youtube - SMO

Descrição do Canal no Youtube - SMO

Canal no Youtube com o maior número de vídeos possível
Esse foi um ponto extremamente importante para um bom rankeamento. Com alguns testes realizados notei que o número de vídeos presentes em um canal influencia diretamente na otimização da SERP no Youtube.

Vídeos enviados de um mesmo canal no Youtube - SMO

Vídeos enviados de um mesmo canal no Youtube - SMO

Canal do Youtube com muitas visualizações nos vídeos
Quanto mais os vídeos upados pelo mesmo canal forem visualizados, mais o canal terá relevância. Isso porque o Youtube contabiliza as visualizações de todos os vídeos de um mesmo canal e aumenta a sua relevância a medida que as visualizações aumentam.

Comentário no canal do Youtube
Dentro do canal existe um espaço onde os usuários do Youtube podem fazer comentários referentes ao canal, o que por sua vez também aumenta a sua relevância.

Comentários no canal do Youtube - SMO

Comentários no canal do Youtube - SMO

Lista de Reprodução no canal do Youtube
Crie lista com a palavra-chave no canal do Youtube e segmente as listas da melhor forma para que o usuário também acesse.

Lista de Reprodução no Youtube - SMO

Lista de Reprodução no Youtube - SMO


Números de Amigos e Inscritos no Canal do Youtube
Por fim, o último item que observei relevante para o canal no Youtube é a quantidade de amigos e o número de inscritos.
Inscritos no canal do Youtube - SMO

Inscritos no canal do Youtube - SMO

Agora é com vocês. É hora de testar tudo o que foi feito aqui e aumentar a relevância dos seus clientes nas redes sociais.

Comente se tiver alguma dúvida ou compartilhe seu próprio resultado.

Sobre o autor

Domicio Neto é Especialista SEO em Salvador, SMM (Social Media Marketing), SMO (Social Media Optimization).
• Presidente Conselheiro da Versa Comunicação
Especialista em SEO e SMO na DMI Comunicação

Agradecimentos

@PriMuniz por revisar o post e me ajudar em alguns pontos do post
@FabioRicotta por me mostrar a necessidade de expor meus cases reais no blog

Related Posts with Thumbnails

Tags: , , , , ,

212 Responses to “SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política”

  1. danielcambui

    02. nov, 2010

    Muito bom! São muitas coisas que a gente deve se atentar. E esse case mostra que não é só o número de acessos e palavras-chaves no título e na descrição que conta. Valeu por compartilhar esse experiência para os leitores.

    Reply to this comment
  2. Ian Castro

    02. nov, 2010

    Muito legal o post cara.
    SMO é realmente muito desafiador, pois as regras variam de rede para rede sociais – e são ainda mais obscuras que as de SEO. O trabalho é mais empírico que qualquer outra coisa. A construção desse texto, com base em estudos e experiências, é um contribuição valiosa para o campo.

    Reply to this comment
  3. Fábio Ricotta

    03. nov, 2010

    Grande Domicio!

    Ficou muito bom o artigo descrevendo os seus passos. Acho que você fez um excelente trabalho. Eu gostaria de saber se você chegou a testar vídeos de reposta. Sabe quando você indica que um vídeo é uma resposta a outro?

    Isso entra no rankeamento também. Fica a dica ;)

    Reply to this comment
    • Domicio Neto - SEO

      03. nov, 2010

      Salve Salve Ricottinha,

      Testei sim, essa parte eu inclui somente na apresentação. Vou acrescentar essa parte no post.

      Realmente os vídeos que possuem mais respostas, ganham mais destaques no Youtube.

      Valeu por me lembrar desse ponto e obrigado pela divulgação ;)

      Abração

      Reply to this comment
    • Domicio Neto - SEO

      03. nov, 2010

      Pronto! inserido a parte de "respostas ao vídeo no Youtube" ;)

      Valeu Ricottinha!

      Abraços

      Reply to this comment
  4. Bruno Trindade

    03. nov, 2010

    Excelente post.
    Eu fico impressionado com a quantidade de marcas que fazem um trabalho "vazio" nas redes sociais, no caso do Youtube, tem diversos canais que simplesmente sobem o vídeo e pronto. Não se dão a esse trabalho de otimização, e muito menos ao trabalho de analise e mensuração criteriosa que você exemplificou nesse case. Outro ponto importante que no seu case é que partiu de um objetivo claro (limpar a SERP).

    Reply to this comment
    • Domicio Neto - SEO

      03. nov, 2010

      Grande Bruno!

      Eu ainda tenho uma outra parte que ficou em off sobre limpar a SERP em outros casos, mas isso seria uma espécie de "black hat" de SMO no Youtube. Só a base de teste mesmo ;)

      Abraços!

      Reply to this comment
  5. Victor Brunner

    03. nov, 2010

    Domicio você trabalha no Youtube? rsrs

    Cara, que aula de YouTube você deu nesse post. Muito bom!

    Abraços.

    Reply to this comment
    • Domicio Neto - SEO

      03. nov, 2010

      hahahahahahah

      Os caras do Youtube até me chamaram mas não aceitei não hahahahha

      Valeu pelo comentário! Qualquer dúvida em como otimizar o vídeo no Youtube, é só avisar!

      Abraços!

      Reply to this comment
  6. Flávio Raimundo

    03. nov, 2010

    Muito bom Domicio!
    Parabéns pelo case e pela maneira expôs o mesmo!

    Flávio Raimundo

    Reply to this comment
  7. Juliano Torriani

    03. nov, 2010

    Grande Domínio,

    Parabéns pela iniciativa de compartilhar suas experiências com SMO.
    Sempre é bom ler sobre coisas diferentes em SEO, várias idéias interessantes no post.

    Abraço

    Juliano Torriani

    Reply to this comment
    • Domicio Neto - SEO

      03. nov, 2010

      hahahahahaha

      Valeu Juliano!!

      Só vale ressaltar que tem algumas diferenças entre essa otimização para o sistema de busca do Youtube e o do próprio Google.

      O resultado entre eles costumam ser diferentes. Fique atento :)

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply to this comment
  8. Guga Alves

    03. nov, 2010

    Ótimo post Domício !
    Já estava a algum tempo procurando um bom artigo sobre esse assunto e este seu post ficou excelente, parabéns !

    Reply to this comment
    • Domicio Neto - SEO

      03. nov, 2010

      Salve salve, Guga Alves, organizador do primeiro evento sobre SEO no RJ!!

      Obrigado pelo comentário e elogio sobre o post. Realmente já tinha tempo que procurava algo semelhante e não tinha visto ainda, dai surgiu minha vontade de fazer o post.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply to this comment
  9. Erik L. Vicente

    03. nov, 2010

    Excelente Case Domicio,

    Obrigado por compartilhar, é uma grande ajuda para aqueles que trabalham com Marketing Digital.

    Abraço

    Reply to this comment
  10. Gutenberg Almeida

    03. nov, 2010

    Se o conteúdo é Rei… quem o cria é o pai do Rei!
    Parabéns!
    Servirá como guia para o canal do ytube da minha empresa.

    Reply to this comment
  11. Leonardo Diogo Silva

    03. nov, 2010

    Parabéns pelo post Domicio!
    A otimização de vídeos para o Youtube é um dos pontos menos explorados pelos usuários. =)

    Reply to this comment
  12. Israel Degásperi

    03. nov, 2010

    Parabéns Domicio!

    Reply to this comment
  13. Rafael Rez Oliveira

    03. nov, 2010

    Excelente case! Muito bem exemplificado e bem escrito. Parabéns!

    Reply to this comment
  14. Wendel Moreira

    04. nov, 2010

    Realmente o artigo ficou bem interessante!
    Parabéns pelos cases.
    Essa página foi para meus favoritos

    Reply to this comment
  15. Criação de sites

    09. nov, 2010

    Domicio, parabéns pelo case e muito obrigado por compartilhar de tantas informações valiosas.
    Muito bem explicado.
    Abs,

    Mauricio
    4 Cores Comunicação

    Reply to this comment
  16. Eder Cibin

    25. nov, 2010

    Ótimo post!
    Da uma boa clareada para melhrar o posicionamento de videos no youtube!
    Valeu pelas dicas!

    Eder Cibin
    Empresário Individual

    Contato:
    E-mail: virtual_shop@ymail.com
    MSN: edercibin@hotmail.com
    Skype: eder.cibin
    Tel: (41) 3643 3895 Cel: (41) 8884 9220

    Reply to this comment
    • Domicio Neto - SEO

      27. dez, 2010

      Fala Eder!

      Fico feliz que tenha gostado do post sobre como otimizar vídeos no youtube. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply to this comment
  17. Frank Marcel

    27. dez, 2010

    "as tags determinavam os vídeos relacionados que iriam aparecer a direita do vídeo principal."

    E vice-versa, né? Você utilizar tags de vídeos populares no seu próprio vídeo, o torna um candidato a aparecer junto a vídeos populares. Da mesma maneira, usar uma tag "que todo mundo usa" abre um leque grande para exposição do seu vídeo. #fikdik

    Meus parabéns pelo case e pelo artigo, Domício!

    Reply to this comment
    • Domicio Neto - SEO

      27. dez, 2010

      Fala Frank,

      Exatamente como você disse, usar tags que todo mundo usa também é uma ótima estratégia para aparecer em outros vídeos de interesse, porém, quando o assunto é política, a gente tem que tomar muito cuidado onde esse vídeo irá aparecer e sendo assim, as vezes é melhor restringir.

      Fico grato pelos elogios ao post e também pela sua contribuição.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply to this comment
  18. YuriMoreno

    16. jun, 2011

    Grande artigo Domício!
    Bem claro e objetivo, citando os pontos mais importantes e as métricas testadas.

    Eu não conhecia muito sobre SMO e esse artigo ajudou muito a esclarecer alguns dúvidas que eu tinha sobre as SERPs do Youtube, vou aproveitar e testar alguns dos pontos citados também.

    Abraços

    Reply to this comment
  19. Noel Reis

    20. jun, 2011

    Parabéns, você compartilhou informações valiosas, sentimos orgulho de ter um baiano fazendo um trabalho tão valioso.

    Reply to this comment
    • Domicio Neto - SEO

      03. ago, 2011

      Obrigado pelo feedback Noel.

      Espero que tenha gostado do conteúdo sobre como otimizar um vídeo no Youtube.

      No futuro espero fazer mais posts sobre SMO.

      Grande abraço!!

      Reply to this comment
  20. luiz almeida

    05. ago, 2011

    Boa!

    Gostei da parte das menções honrosas, mas achei forçada a parte de "copiar o video várias vezes".

    Abs,

    Reply to this comment
    • Domicio Neto - SEO

      05. ago, 2011

      Olá, Luiz.

      Existem casos que tudo o que você não quer e não pode permitir é ver o seu concorrente falando mal de você e ainda aparecendo como vídeo relacionado no Youtube ;) hahaha

      Valeu pelo comentário!

      Abraços!

      Reply to this comment
  21. Junior

    19. nov, 2011

    Nossa dicas valiosas ,as utilizarei em meu canal também tem o icone Google + 1 agora que acho que deve influenciar também.

    Reply to this comment
  22. Guarda Móveis

    02. fev, 2012

    Valeu Domicio, dicas bem legais para este ano de eleições.

    Reply to this comment
  23. Marta

    22. abr, 2012

    Obrigada Domicio, vou testar otimizar um canal do youtube da empresa para ver como fica.

    Reply to this comment
  24. Fabio HPLima

    08. jul, 2012

    Parabéns pelo artigo Domício! E só feras comentando aqui ein! Foi um prazer ter 'conhecido' você hoje no 1o curso de seo online. Grande abraço!

    Reply to this comment
  25. Alan

    25. jul, 2012

    É ótimo quando encontramos algo na net que abre os horizontes.
    Parabéns cara´ótimo post
    será minha bíblia daqui por diante

    Abs

    Reply to this comment
  26. Pati Mancini

    15. abr, 2013

    Valeu, Domicio. Quanto mais conhecimento melhor.

    Reply to this comment
  27. Santhiago

    24. set, 2014

    Parabens pelo Post, dica excelentes Domicio!
    Existe algum artigo atualizado deste post?

    abraços!

    Reply to this comment

Trackbacks/Pingbacks

  1. Denise Barcelos - 18 de novembro de 2010

    http://www.domicioneto.com/smo/smo-como-otimizar-video-no-youtube-e-rankear-bem

  2. Priscila Muniz - 17 de dezembro de 2010

    RT @DomicioNeto #SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política http://bit.ly/gy3FuQ

  3. Jefferson Rafael K. - 17 de dezembro de 2010

    RT @alineideias: RT @DomicioNeto: #SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política http://bit.ly/gy3FuQ

  4. Domicio Neto - 20 de janeiro de 2011

    .@FabioRicotta, valeu pela divulgação do post do meu blog hoje sobre otimização no #Youtube http://bit.ly/gy3FuQ :) #SMO

  5. Priscila Muniz - 21 de janeiro de 2011

    RT @DomicioNeto: SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política http://bit.ly/gy3FuQ

  6. Algoritmizando - 10 de fevereiro de 2011

    RT @DomicioNeto: SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política http://bit.ly/gy3FuQ

  7. SkyNet - 10 de fevereiro de 2011

    RT @Algoritmizando: RT @DomicioNeto: SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política http://bit.ly/gy3FuQ

  8. Priscila Muniz - 21 de março de 2011

    @kaiserlino O @DomicioNeto mostrou um case muito bom no blog dele http://bit.ly/gy3FuQ :)

  9. Ian Castro - 27 de abril de 2011

    Amanhã começo um trabalho pesado de otimização de vídeos para o #YouTube. O @DomicioNeto fez um post ótimo sobre o tema http://bit.ly/hNdHdj

  10. Domicio Neto - 7 de maio de 2011

    Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem http://bit.ly/eFhkpb cc: @CampiDigital e @iancsouza mais um pra lista :)

  11. Mari Ferreira - 8 de maio de 2011

    Bacana! RT @domicioneto Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem http://bit.ly/eFhkpb cc @CampiDigital e @iancsouza mais um pra lista :)

  12. Nettão Cambiaghi - 31 de maio de 2011

    Como otimizar vídeo no Youtube – http://ow.ly/55F9m #Marketing #SMO #in

  13. Domicio Neto - 9 de junho de 2011

    RT @primuniz: #SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política http://t.co/j9Wb0C0

  14. Nilton Flash - 16 de junho de 2011

    Especialista em SEO http://lnkd.in/HQrdTD

  15. Domicio Neto - 15 de julho de 2011

    SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política http://bit.ly/eFhkpb #OldPost

  16. Domicio Neto - 21 de julho de 2011

    SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política http://bit.ly/eFhkpb #OldPost

  17. Alessandro Scherer - 21 de julho de 2011

    SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política http://bit.ly/eFhkpb #OldPost

  18. TERRENCE - 29 de julho de 2011

    ..

    Buyit now…

  19. BRANDON - 29 de julho de 2011

    ..

    Buyno prescription…

  20. EDUARDO - 29 de julho de 2011

    ..

    Buygeneric pills…

  21. WALLACE - 30 de julho de 2011

    Buygeneric drugs…

  22. RUSSELL - 31 de julho de 2011

    ..

    Buywithout prescription…

  23. SALVADOR - 31 de julho de 2011

    Buynow…

  24. LEWIS - 31 de julho de 2011

    ..

    Buynow it…

  25. ENRIQUE - 31 de julho de 2011

    .

    Buynow it…

  26. JIMMIE - 1 de agosto de 2011

    ..

    Buygeneric meds…

  27. PERRY - 1 de agosto de 2011

    Buywithout prescription…

  28. DUSTIN - 1 de agosto de 2011

    ..

    Buygeneric drugs…

  29. MIKE - 2 de agosto de 2011

    .

    Buydrugs without prescription…

  30. BRADLEY - 2 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs…

  31. PERRY - 2 de agosto de 2011

    Buygeneric pills…

  32. TRACY - 3 de agosto de 2011

    Buywithout prescription…

  33. BRETT - 3 de agosto de 2011

    ..

    Buynow it…

  34. FELIX - 3 de agosto de 2011

    Buyit now…

  35. ALFRED - 3 de agosto de 2011

    Buynow…

  36. RALPH - 3 de agosto de 2011

    Buygeneric drugs…

  37. DONALD - 3 de agosto de 2011

    Buyit now…

  38. BRADLEY - 4 de agosto de 2011

    ..

    Buygeneric drugs…

  39. VICTOR - 4 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs…

  40. RICK - 5 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs…

  41. BRUCE - 5 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs…

  42. KENNY - 5 de agosto de 2011

    .

    Buynow it…

  43. WILLIAM - 5 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric pills…

  44. LOUIS - 5 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs…

  45. RUBEN - 6 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric meds…

  46. ADAM - 8 de agosto de 2011

    .

    Buyno prescription…

  47. BOB - 8 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs…

  48. ALBERT - 8 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric meds…

  49. ARTHUR - 10 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric meds…

  50. DARYL - 10 de agosto de 2011

    ..

    Buygeneric drugs krg…

  51. RAY - 10 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs zfk…

  52. VICTOR - 11 de agosto de 2011

    ..

    Buygeneric pills zdg…

  53. CLIFTON - 11 de agosto de 2011

    ..

    Buygeneric meds qmo…

  54. LUIS - 12 de agosto de 2011

    Buyit now oil…

  55. SAMUEL - 12 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric meds unm…

  56. LLOYD - 12 de agosto de 2011

    Buywithout prescription xiu…

  57. LEWIS - 14 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs axm…

  58. BRYAN - 14 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs nih…

  59. GLENN - 14 de agosto de 2011

    ..

    Buyno prescription tao…

  60. BRETT - 14 de agosto de 2011

    Buydrugs without prescription jlg…

  61. RONALD - 14 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs itj…

  62. JASON - 14 de agosto de 2011

    Buywithout prescription ccw…

  63. ALLEN - 14 de agosto de 2011

    .

    Buyit now ojb…

  64. VINCENT - 15 de agosto de 2011

    .

    Buynow it lmg…

  65. JOHNNY - 15 de agosto de 2011

    Buygeneric meds svb…

  66. MARION - 17 de agosto de 2011

    ..

    Buyno prescription gdt…

  67. DALE - 18 de agosto de 2011

    Buyit now knc…

  68. WENDELL - 19 de agosto de 2011

    ..

    Buyno prescription lka…

  69. DWIGHT - 22 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs ouw…

  70. VINCENT - 22 de agosto de 2011

    .

    Buydrugs without prescription xab…

  71. RICARDO - 22 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs hwi…

  72. AARON - 24 de agosto de 2011

    ..

    Buyno prescription jwi…

  73. MILTON - 24 de agosto de 2011

    ..< …

    Buydrugs without prescription hak…

  74. WENDELL - 26 de agosto de 2011

    ..

    Buygeneric drugs…

  75. EARL - 26 de agosto de 2011

    .

    Buydrugs without prescription…

  76. WENDELL - 26 de agosto de 2011

    ..

    Buygeneric drugs…

  77. BRYAN - 26 de agosto de 2011

    ..

    Buynow…

  78. ANGELO - 26 de agosto de 2011

    ..

    Buygeneric drugs…

  79. ALFRED - 27 de agosto de 2011

    .

    Buynow it…

  80. MICHAEL - 27 de agosto de 2011

    ..

    Buynow…

  81. ERIC - 28 de agosto de 2011

    .

    Buywithout prescription…

  82. RICK - 28 de agosto de 2011

    Buygeneric meds…

  83. BRENT - 28 de agosto de 2011

    Buynow it…

  84. RONNIE - 29 de agosto de 2011

    .

    Buygeneric drugs…

  85. TYLER - 29 de agosto de 2011

    .

    Buydrugs without prescription…

  86. LESTER - 17 de outubro de 2011

    lung cancer survival rates

    Buy_generic meds…

  87. TERRY - 17 de outubro de 2011

    natural cures for atopic dermatitis eczema

    Buy_without prescription…

  88. MAURICE - 17 de outubro de 2011

    intravenous fluid heart rate

    Buy_drugs without prescription…

  89. LESLIE - 17 de outubro de 2011

    symptons of depression

    Buy_generic meds…

  90. LANCE - 17 de outubro de 2011

    does herpes rash come and go

    Buy_now it…

  91. ALFREDO - 18 de outubro de 2011

    mike divorce cancer tiffany

    Buy_generic pills…

  92. DUSTIN - 18 de outubro de 2011

    strong insulin

    Buy_generic meds…

  93. JOHNNY - 18 de outubro de 2011

    antidepressant drugs for cats

    Buy_generic drugs…

  94. OSCAR - 19 de outubro de 2011

    number of obese children in america

    Buy_generic meds…

  95. PETER - 19 de outubro de 2011

    boulder valley asthma and allergy clinic

    Buy_no prescription…

  96. RALPH - 19 de outubro de 2011

    erectile dysfunction herbal treatment

    Buy_drugs without prescription…

  97. JESUS - 19 de outubro de 2011

    brown algae good for slow thyroid

    Buy_generic drugs…

  98. DALE - 19 de outubro de 2011

    novo 50 allergy medicine

    Buy_now it…

  99. DUSTIN - 20 de outubro de 2011

    my rehab nursing clinical reflection

    Buy_drugs without prescription…

  100. LESLIE - 21 de outubro de 2011

    best life diet

    Buy_no prescription…

  101. FRANKLIN - 21 de outubro de 2011

    effects of alcohol on amoxicillin

    Buy_generic meds…

  102. JERRY - 22 de outubro de 2011

    protonix vs aciphex

    Buy_generic drugs…

  103. JIMMIE - 22 de outubro de 2011

    spironolactone reduces height

    Buy_no prescription…

  104. TYLER - 22 de outubro de 2011

    abdominal hernia photos

    Buy_generic pills…

  105. AUSTIN - 23 de outubro de 2011

    lithium alcohol

    Buy_generic drugs…

  106. CLINTON - 24 de outubro de 2011

    what age does menopause start

    Buy_it now…

  107. ALFRED - 25 de outubro de 2011

    green nerf ds lite armour

    Buy_generic pills…

  108. TRAVIS - 25 de outubro de 2011

    scott hall american cancer society

    Buy_generic pills…

  109. JEFFERY - 25 de outubro de 2011

    red wine and lipitor

    Buy_no prescription…

  110. KIRK - 25 de outubro de 2011

    embed video webpage

    Buy_generic drugs…

  111. MILTON - 26 de outubro de 2011

    follistim increase estradiol levels

    Buy_generic drugs…

  112. NICHOLAS - 26 de outubro de 2011

    buy cheap clomid

    Buy_it now…

  113. PEDRO - 26 de outubro de 2011

    what is plavix

    Buy_drugs without prescription…

  114. DOUGLAS - 27 de outubro de 2011

    postpartum remeron

    Buy_no prescription…

  115. JAY - 27 de outubro de 2011

    effexor xr 75

    Buy_generic pills…

  116. CURTIS - 27 de outubro de 2011

    osmotic behaviour of rbc in glucose

    Buy_generic pills…

  117. ADAM - 27 de outubro de 2011

    genital erection

    Buy_now it…

  118. DENNIS - 27 de outubro de 2011

    low fat diets history

    Buy_drugs without prescription…

  119. CALVIN - 27 de outubro de 2011

    medication errors 2nd ed

    Buy_no prescription…

  120. JAMES - 28 de outubro de 2011

    percy weston cancer cause cure book

    Buy_generic drugs…

  121. GEORGE - 28 de outubro de 2011

    what is valtrex used for

    Buy_generic drugs…

  122. MELVIN - 29 de outubro de 2011

    oral cancer hospital

    Buy_generic meds…

  123. JULIO - 29 de outubro de 2011

    hives rash from coming off prednisone

    Buy_generic drugs…

  124. PATRICK - 29 de outubro de 2011

    joke male birth control

    Buy_generic meds…

  125. FREDRICK - 30 de outubro de 2011

    prozac daily strength

    Buy_generic pills…

  126. LOUIS - 31 de outubro de 2011

    acne in cats

    Buy_it now…

  127. MILTON - 31 de outubro de 2011

    deadliest type of cancer

    Buy_generic pills…

  128. STEPHEN - 31 de outubro de 2011

    genie francis weight loss

    Buy_now…

  129. WESLEY - 1 de novembro de 2011

    nursing times alzheimer mavis ford

    Buy_it now…

  130. BILL - 1 de novembro de 2011

    what is metoprolol succinate used for

    Buy_it now…

  131. BILLY - 1 de novembro de 2011

    diseaeses contracted from sand fleas

    Buy_now it…

  132. CASEY - 1 de novembro de 2011

    adderall then tylenol pm

    Buy_generic drugs…

  133. FRANCIS - 1 de novembro de 2011

    pet ct scan results accuracy cancer

    Buy_drugs without prescription…

  134. NATHAN - 2 de novembro de 2011

    pictures of herpes blisters

    Buy_generic pills…

  135. WALLACE - 2 de novembro de 2011

    persistent nausea and stomach pain

    Buy_generic meds…

  136. KENT - 2 de novembro de 2011

    asthmatic inhaller mask for children

    Buy_it now…

  137. ENRIQUE - 2 de novembro de 2011

    cordarone intravenous

    Buy_generic meds…

  138. NELSON - 3 de novembro de 2011

    respiratory infection humidity dry antibiotics avelox

    Buy_generic pills…

  139. JUSTIN - 3 de novembro de 2011

    find clomid cheap in us

    Buy_now…

  140. WESLEY - 4 de novembro de 2011

    reversing alcohol induced neuropathy

    Buy_generic meds…

  141. NATHAN - 4 de novembro de 2011

    hot dog hospital diet substitutions

    Buy_generic drugs…

  142. MITCHELL - 4 de novembro de 2011

    natural cures for premature ejaculation

    Buy_generic drugs…

  143. ROBERT - 5 de novembro de 2011

    treatment of melanoma and vaginal cancer

    Buy_generic drugs…

  144. CASEY - 5 de novembro de 2011

    canadian paediatric diabetes association

    Buy_now…

  145. KEN - 6 de novembro de 2011

    discovery of zinc in human health

    Buy_now…

  146. ALEXANDER - 6 de novembro de 2011

    sphenoid sinusitis causes double vision

    Buy_it now…

  147. RUBEN - 6 de novembro de 2011

    emotions surviveing uterine cancer

    Buy_generic meds…

  148. JEFFREY - 6 de novembro de 2011

    washington university marfan losartan study

    Buy_drugs without prescription…

  149. FREDDIE - 7 de novembro de 2011

    diets and blood type

    Buy_drugs without prescription…

  150. NORMAN - 7 de novembro de 2011

    clinical trial ediary data

    Buy_now it…

  151. LEE - 7 de novembro de 2011

    allergic reaction to topical miconazole

    Buy_generic meds…

  152. GUY - 7 de novembro de 2011

    colon cancer systems

    Buy_now it…

  153. JEFF - 8 de novembro de 2011

    mycotic aortic abdominal aneurysm

    Buy_it now…

  154. ALEJANDRO - 9 de novembro de 2011

    psychiatric care model

    Buy_generic meds…

  155. ARTURO - 9 de novembro de 2011

    shampoo for people with dog allergies

    Buy_now…

  156. ANDRE - 10 de novembro de 2011

    neurontin and mood lability

    Buy_generic meds…

  157. TROY - 10 de novembro de 2011

    menses while on birth control pills

    Buy_generic drugs…

  158. ALEX - 11 de novembro de 2011

    food and drug regulatory

    Buy_it now…

  159. NATHANIEL - 12 de novembro de 2011

    sleep apnea side effect of lexapro

    Buy_generic pills…

  160. IAN - 12 de novembro de 2011

    boniva and bone thinning and breaks

    Buy_now it…

  161. JEREMIAH - 13 de novembro de 2011

    keynesian economics great depression

    Buy_generic drugs…

  162. LAWRENCE - 13 de novembro de 2011

    can iodine help thyroid function

    Buy_generic drugs…

  163. RAMON - 14 de novembro de 2011

    regulations for dementia units

    Buy_drugs without prescription…

  164. DONALD - 16 de novembro de 2011

    postnatal doctor visit costs

    Buy_generic drugs…

  165. LANCE - 17 de novembro de 2011

    dogs to detect cancer

    Buy_generic drugs…

  166. JACKIE - 11 de dezembro de 2011

    benadryl dogs

    Buy_generic drugs…

Leave a Reply

 buy instagram followers
writing college admission essays write essays for college students writing research essays help with writing college application essay pay for college papers online