Experiência do Usuário

SEO x Design. Uma união imbatível

O SEO (Search Engine Optimization) ou sistema de otimização de busca é uma parte do SEM (Search Engine Marketing). Dentro do SEO existe uma parte mais específica que se chama Landing Page (Página de Pouso ou Página de Entrada) e mais dois termos que se chamam Navegabilidade e Usabilidade.

*Landing Page é toda página que o usuário acessa após uma pesquisa. Não necessariamente é a home do site ok?

Juntando tudo, começamos a história do Design junto com o SEO e ai as coisas começam a ficar mais interessantes.

Experiência do Usuário

Se você posiciona bem seu site através de SEO e não tem um bom design, você não terá uma boa landing page, sem uma boa landing page você não terá uma boa CONVERSÃO, sem conversão o seu site não tem lucro, sem lucro você não investe, sem investimento não tem SEO. Entendeu o ciclo?

Ou seja, um bom design, com um site estruturado e pensando a sua Arquitetura de Informação (AI) desde a concepção do seu Wireframe até os testes finais de usabilidade e navegabilidade fazem toda a diferença.

Tamanha é a importancia do Design para o SEO que o google que tem uma ferramenta que permite ao dono do site testar dois layouts ao mesmo tempo e ver por exemplo, se um botão de confirma funciona melhor verde ou vermelho, qual irá gerar maior conversão para o confirma? O Verde provavelmente irá gerar mais confirmação, mas porque? A semiótica (Design) explica.

Só não podemos deixar de lado o conteúdo, pois, sem conteúdo não adianta ter um ótimo design (layout) ou um ótimo projeto de SEO e SEM porque a experiência do usuário ao se decepcionar com o conteúdo não será nada agradável.

Para finalizar, gostaria de trazer uma apresentação que a @MarthaGabriel fez recentemente no EDTED sobre as cores na web “Design de Cores na Web. Pequenos detalhes, grandes resultados”

Esse post surgiu de uma pergunta feito pela @karolcavalcante através do meu FormSpring: “A primeira vez q vi as palavras “SEO” e “SEM” foi no seu Twitter. O q exatamente é isso e como é aplicado juntamente com o Design?”.

Sobre o autor

Domicio Neto é Especialista em SEO em Salvador. Também trabalha com Marketing digital, SEM (Search Engine Marketing), SMM (Social Media Marketing) e SMO (Social Media Optimization) e atualmente é Presidente Conselheiro da Versa Comunicação e Especialista em SEO e SMO na DMI Comunicação – Agência de Marketing Digital.

18 thoughts on “SEO x Design. Uma união imbatível

  1. Pingback: Milena (Mi_GR)

  2. Pingback: O que é SEO? | Domicio Neto - SEO

  3. Pingback: Domicio Neto

  4. Pingback: Daniel Caceiro - SEO

  5. Pingback: Betto Adami

  6. Pingback: Руслан

  7. Pingback: wta3tweets

  8. Pingback: Bio Propaganda

  9. Pingback: Domicio Neto

  10. Pingback: Andre Santos

  11. Pingback: Andre Santos

  12. Diego

    Salve Domicio. Parabéns pelo artigo. Saiba que estou finalizando meu trabalho de conclusão e seu artigo já está na bibliografia do mesmo. Como temos 2 semestres de monografia já estou desde o ano passado escrevendo sobre a importancia do Design na SEO e o material é raro… Gostaria de saber o nome desta ferramenta do google que você citou, ou o link para ela. Como agradecimento lhe deixo este artigo que considero muito interessante para esta questão Design X SEO: (http://www.seobythesea.com/?p=1009) Abraço!

    Reply
  13. Pingback: Eduardo Bergamim

  14. Pingback: manu benvenutti

  15. Pingback: Cristiano Valim

  16. Pingback: Choco la Design

  17. Pingback: Janaína da Rosa

  18. Vitor

    Párabéns por este artigo, consegui aplicar suas dicas no design e programação do meu site e ja estou tendo bons resultados. Obrigado por compartilhar este artigo.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *