SEO Salvador e o Mercado

Após um longo final de semana e dois dias participando do curso de SEO (Search Engine Optimization) em São Paulo com o Fabio Ricotta, co-fundador da Mestre SEO, percebi o quão o mercado de SEO em Salvador está defasado perante o resto do Brasil e, principalmente, quando comparado com outros países.

Muitas agências de Web ou teoricamente de SEO em Salvador se lançam no mercado com o posicionamento focado em estratégias de SEO e que divulgam possuir um setor especializado na área. Mas quantas realmente possuem esse setor? Quantas agências de SEO em Salvador realmente sabem fazer SEO?

SEO Salvador

Sinceramente, me corrija caso eu esteja errado, mas acredito que só exista uma empresa especializada em SEO localizada em Salvador, com cases de sucesso para mostrar e com conhecimento na área: a IWS – Intelligent Web Solutions.

Antes que alguém me diga que estou fazendo jabá da empresa de SEO que trabalho aqui em Salvador, digo-lhes que no meu blog escrevo como Domicio Neto, somente, e não como Domicio Neto funcionário da Intelligent Web Solutions (agência de SEO em Salvador), mas se eu atualmente trabalho na IWS e cito-a aqui é porque acredito no seu potencial e no trabalho realizado para os clientes.

Infelizmente o que vemos sendo feito de SEO em Salvador é a utilização de h1, h2, (h…), meta description e meta keyword (que inclusive não está mais sendo utilizada pelos mecanismos de busca). Mas desde quando SEO se resume a isso? Claro que também é isso, mas o que foi citado acima é apenas a ponta de todo o “iceberg” chamado SEO.

Para ter uma noção mais exata do que eu me refiro, o Fabio Ricotta mostrou, no curso de SEO, que o Google possui uma média de 200 tópicos que são considerados como relevantes e/ou diferenciais para o mecanismo de busca. E até agora desses 200, sabemos 130.

Ou seja, as empresas de SEO em Salvador praticamente só fazem utilização desses três elementos citados acima, precisam urgentemente rever o seu conceito de SEO.

E quando o assunto é a utilização das keywords nas agências de SEO em Salvador, quem define as keywords (palavras-chaves) utilizadas? Provavelmente o cliente, correto?

Claro que devemos ouvir o cliente, mas temos que deixar claro que não necessariamente as keywords utilizadas no “mundo” off-line serão as mesmas utilizadas no “mundo” online. Quando falamos em keyword online temos que pensar nas palavras-chaves que convertem melhor, as palavras chaves que o público-alvo e potenciais pessoas mais clicam e mais buscam na internet, dentre muitos outros fatores. E quando se consegue alinhar o mundo off-line com o mundo online, o poder dessas keywords torna-se algo imbatível quando o assunto é SEO.

Não adianta querer nadar contra a maré, é necessário realizar um estudo específico para cada empresa, para cada ramo, para cada cliente e por ai vai. Não estou querendo dizer que keyword resume o conceito de SEO, mas com certeza é uma parte indispensável para o sucesso do seu funcionamento correto e as agências de SEO em Salvador precisam “abrir os olhos” para isso o quanto antes.

SEO Salvador - 2

Muitas pessoas dizem que a falta de especialistas de SEO em Salvador se deve pela falta de mercado, mas será que é realmente a falta de mercado para otimização de sites em Salvador, ou será que é a falta de empresas em Salvador realmente especializadas em SEO para atender uma demanda reprimida?

Eu prefiro ficar com a segunda opção, pois, acredito que existe um grande mercado de SEO em Salvador pronto para “explodir” de demanda. Mas, para isso, precisamos de empresas especializadas em SEO, especializada em Search Engine Optimization.

Vale ressaltar que no curso de SEO da MestreSEO que fiz esse final de semana, havia pelo menos cinco pessoas do setor de atendimento das agências presentes. Mas o que o setor de atendimento estava fazendo em um curso desse nível? Simplesmente estavam lá para ter uma noção mais exata do que um profissional de SEO faz e o quão difícil e específico é o trabalho. Dessa forma, elas ganham conhecimento e embasamento para vender o serviço para o cliente. São empresas com visão de negócio, algo que, infelizmente, poucos vemos nas agências de SEO em Salvador

Acho que a concorrência é valida e importante para o crescimento das empresas, pois, com concorrência as agências “correm” atrás do seu diferencial, investem mais em melhorias e cada vez mais se especializam.

Enfim, acho que as empresas ou agências que dizem ser especializadas em SEO em Salvador, ainda têm muito que aprender e muito que valorizar o especialista da área e, claro, o mercado de SEO.

Espero que isso sirva como uma crítica construtiva para as empresas do ramo, pois ainda temos muito para crescer e evoluir, basta focar no seu diferencial e valorizar o especialista SEO em Salvador.

E para o profissional que quer seguir a carreira de especialista em SEO, ou se especializar dentro da área de Internet Marketing (Marketing Digital) recomendo correr atrás de informações. Tem muita coisa boa na internet. Siga as pessoas influentes no Twitter: o @FabioRicotta, @PabloAlmeida, @Flavio_Raimundo, @DocLuz, @ArielL, @Cassy82, @MarthaGabriel e, claro, se quiser seguir @DomicioNeto, sinta-se a vontade. Você também será bem vindo.

Se você realmente quer se tornar um especialista em SEO, leia muitos livros, pois isso sempre ajuda, independente da área e do ramo que você esteja. Indico o livro da @MarthaGabriel sobre SEO e SEM (o vermelho) que é muito bom para quem está iniciando. E também tem o livro que atualmente estou lendo: “Otimização de Página de Entrada”, do Tim Ash, outro livro muito bom sobre SEO e Landing Page.

Não deixe de participar de todos os eventos que você puder ir. Eventos são extremamente importantes para você construir o seu network e mostrar a sua “cara”.
E por fim, participe dos fóruns de ajuda do Google, só tem “fera” do SEO participando. Não tenha medo de errar, todos estão lá para aprender.

Agora é a sua vez de fazer a crítica. O que você pensa sobre o Mercado de SEO em Salvador? Caso você seja de outra cidade, comente e nos conte como anda o mercado de SEO nela.

Sobre o autor

Domicio Neto é Especialista em SEO em Salvador. Também trabalha com Marketing digital, SEM (Search Engine Marketing), SMM (Social Media Marketing) e atualmente é Presidente Conselheiro da Versa Comunicação e Especialista em SMM e SEO na IWS – Intelligent Web Solutions.

Para entrar em contato:
Contato (domicio@domicioneto.com)
Twitter: @DomicioNeto

43 thoughts on “SEO Salvador e o Mercado

  1. Bruno Camargos

    Olá Domicio, bem interessante o seu artigo sobre SEO em Salvador. Na minha opinião, o que você constatou sobre a realidade de Salvador, aplica-se a Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, enfim, à todo Brasil. O mercado brasileiro de SEO e claro, de SEM de modo geral, ainda é um bebê perto do mercado Americano.

    Parabéns por ter a iniciativa de pensar e escrever sobre o assunto, pois o mercado de SEO só cresce, quando todos crescem juntos!

    Abraço.

    Reply
  2. Stephanie

    Segundo o Cassiano no twitter o SEO ainda é um feto no Brasil rs!
    "cassy82 @DomicioNeto Não Concordo! Bebê já é muito avançado! Diria que está na barriga da mãe ainda! =) "

    Concordo

    Bom artigo!!

    Reply
  3. Cassiano Travareli

    Apenas discordo do Bruno Camargo quanto ao SEO ser um bebê perto do mercado Americano. Na verdade estamos ainda na barriga da mãe, mas já estamos mostrando uma boa evolução nesses últimos anos. Como trabalho no mercado americano, consigo ver bem a diferença de pensamento relacionado a SEO que existe entre o mercado de fora e o mercado brasileiro. Mas, eu sinto que em 2009 e 2010 as coisas começaram a engatar de uma forma mais rápida, acho que muitas empresas começaram a se importar mais com o mercado online, basta olhar o nascimento de diversos sites de varejo que aconteceram recentemente, e cada vez mais aparecendo eventos, cursos, blogs, fóruns dedicados a compartilhar informaçoes sobre SEO. Estamos no caminho certo, e como todo filho, cresceremos!

    Excelente Post Domício!

    Grande Abraço!

    Reply
  4. Bruno Camargos

    Fala pessoal, a Natureza nos mostra que os processos de nascimento tem um TIMING certinho para darem certo. Se uma pulpa não eclode no tempo correto, a larva não vira Borboleta. É assim também com Ovo, etc, etc…

    Sabemos também que o ser humano primeiro nasce, depois ele aprende a ficar em pé, depois ele começa a falar, depois ele começa a andar, a entender, etc….

    Para mim o mercado de SEO e SEM no Brasil já nasceu. Um exemplo disso é que temos profissionais bons, eventos bons, pessoas falando sobre, empresas se preocupando. Acho que já nascemos, já saímos da barriga na mamãe e agora precisamos de MUITO CUIDADO. Precisamos de alimento (CURSOS), precisamos aprender a andar ( Fazer, errar, refazer) para um dia nos tornarmos um criança saudável que corre, que fala, que vai ser tornar um adulto.

    Abraços!

    Reply
  5. Diogo Mattos

    Apenas acredito que é um lance de oportunidade, tem uma frase bem clichê de MKT "de que time que você é, dos que choram qndo algo ruim acontece ou dos que vendem lenço" e é isso que faz a diferença quando a escassez no mercado, aproveitar esta carência é o que vai fazer bons profissionais crescer. Ao invés ficar esperando aquele "clientão" faça um bom serviço para os "clientinhos" que irá disparar na frente, imagina como seria interessante eu daqui de São Paulo buscar 'melhor acarajé de Salvador' e aparecer o site de um "clientinho".
    Este é o caminho quando o mercado está assim. Até comentei com o Ricotta no almoço, hoje a procura por profissionais de Search, não só SEO, está enorme e as empresas estão enchergando a necessidade de ter um cara pra botar ela na busca.

    Abraço Salvador, muito bom o artigo
    Quando vier a SP bora chamar pro role!

    Reply
  6. Cassiano Travareli

    O Bruno Camargo somente esqueceu de um detalhe:

    Dentro da barriga da mãe já existe vida! Aliás desde aquele momento que a mãe descobre que está grávida! E durante esses 9 meses…o processo de evolução acontece…gradativamente….

    E quando comparamos duas coisas de dimensões BEM distintas, é muito interessante utilizarmos parametros BEM distintos…

    Tudo isso foi uma maneira de exemplificar as grandes divergencias do Mercado de SEO! E acredite é muito grande mesmo!

    Mas, como eu disse, estamos no caminho certo, e de grão em grão, estamos fazendo nossa parte e o SEO em Salvador e no Brasil, de modo geral, ainda tem muito o que crescer!

    Grande Abraço!

    Reply
    1. Domicio Neto

      Muito bom esse diálogo entre o Cassiano e o Bruno.

      Realmente tenho que concordar com o Cassiano que estamos bem no começo em relação ao mercado de SEO no Brasil e principalmente o mercado de SEO em Salvador.

      Mas o primeiro passo para o crescimento do mercado de SEO no Brasil já foi dado, agora temos que correr atrás do reconhecimento e dos resultados.

      Obrigado a todos que comentaram no artigo "SEO Salvador e o Mercado" e obrigado ao Diogo pela disponibilidade para quando eu for de novo em SP (espero que em Maio para o OMExpo).

      Grande abraços a todos,
      Domicio Neto (Salvador/Domínio)

      Reply
  7. Pingback: Rodrigo Resende

  8. Pingback: Domicio Neto

  9. Pingback: Cassiano M Travareli

  10. Pingback: Domicio Neto

  11. Pingback: Jacqueline Ferreira

  12. Pingback: Geriel Castro

  13. Bruno Camargos

    Fala Domicio, na verdade todos concordamos que estamos no começo. Mas o Cassiano disse que estamos bem antes que o começo…. Ele pensa que ainda nem nascemos! E como ele conhece muito o mercado de SEO, concordei com ele.

    Abraços e parabéns pelo BLOG.

    Reply
  14. Pingback: Domicio Neto

  15. Pingback: IWS Agência Digital

  16. Fábio Ricotta

    Acredito que o nosso mercado de SEO está bem no começo como o próprio Cassiano e Bruno Camargos comentaram acima.

    Acho que mais do que identificar que o mercado é novo, é notar que cresceu a procura por conhecimento na área, tanto em forma de cursos, quanto em forma de material online. Exemplificando, hoje em dia temos cerca de 2.500 acessos/dia, dos mais variados pontos do Brasil, assim como já treinamos 180 profissionais em 3 cursos e estamos partindo para mais 2 turmas.

    Entenda, que não temos como comparar o nosso mercado com o americano, pois a demanda por SEO está apenas começando e ainda não temos Cases e profissionais altamente capacitados. É um cenário bemmmmm diferente do americano, que já está bem sólido e rico em cases/profissionais.

    A idéia que fica é que quem está procurando mais conhecimento e tentando aplicar na sua empresa/clientes está na frente e logo teremos os primeiros resultados realmente palpáveis.

    Um abraço!

    Reply
    1. Domicio Neto

      Grande Ricotta!!!

      Realmente acredito que é muita pretensão por enquanto querer comprar o SEO em Salvador ou melhor, SEO no Brasil com o dos EUA, por exemplo. Mas como já foi falado abaixo, pelo menos estamos vendo uma maior procura tanto por parte dos profissionais da área como também das empresas que trabalham com SEO.

      Espero um dia ver várias agências de SEO em Salvador "brigando" pelo mercado interno e externo.

      Com certeza o curso da Mestre SEO agrega muito valor ao ramo e mostra o quão essa profissão ainda tem que crescer no Brasil.

      Obrigado pelo comentário no meu artigo "SEO Salvador e o Mercado".

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
  17. Pingback: Jacqueline Ferreira

  18. Pingback: Domicio Neto

  19. Jacqueline Ferreira

    Nossa, depois de várias visitas em seu blog, e diferentes posts com leituras variadas, confesso que esse seu artigo ficou muito bom. Sua crítica sobre SEO Salvador e o Mercado tem fundamentos.
    Concordo com muito do que pontuou acima e faço das palavras do Fábio Ricotta, as minhas.
    E ainda digo mais: o mercado, agências especializadas em SEO e SEM, aqui em Salvador e no Brasil ainda não conseguiu alcançar a evolução do americano por falta de demandas que possibilitem o aperfeiçoamento de um case simplesmente excelente. Quanto aos profissionais, acredito que temos muitos bons profissionais aqui no Brasil, que com muito estudo, muita procura, muito interesse, e principalmente muita discussão como esta aqui nos comentários, tende a evoluir com tanta velocidade quanto os profissionais americanos, ou que atuam fora do Brasil.

    Parabéns pela iniciativa de postar um artigo neste nível a respeito das Agências de SEO em Salvador.

    Beijos,
    Jacqueline Ferreira.

    Reply
    1. Domicio Neto

      Muito bom ver pessoas de Salvador comentando no artigo "SEO Salvador e o Mercado", pois, ele foi criado, primeiramente, pensando exatamente em pessoas de Salvador.

      Sem dúvida nenhuma ainda temos muito o que crescer e evoluir, tanto o especialista em SEO quando o mercado, as agências que trabalham com SEO, principalmente as que trabalham com SEO em Salvador.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
  20. Pingback: Palestra sobre SEO em Salvador - Três Pontos | Domicio Neto

  21. Pingback: 10 razões para o usuário deixar uma landing page - SEO | Domicio Neto - SEO

  22. Pingback: SEO – Infográfico sobre SEO explicado em 7 etapas | Domicio Neto - SEO

  23. Pingback: Search Labs '10 - O maior evento de search Brasileiro | Domicio Neto - SEO

  24. Pingback: JavaScript no Google Analytics com _trackPageview: Monitorando eventos | Domicio Neto – SEO | Ispey Seo Expert

  25. Pingback: JavaScript no Google Analytics com _trackPageview: Monitorando eventos | Domicio Neto - SEO

  26. Wendel Moreira

    Estamos no início e o mercado está começando abrir os olhos pro mercado. Muita gente quer aparecer lá mas não entende o retorno real que pode ter e como isso pode ser mensurado.
    Mas com o número de eventos que vem acontecendo no Brasil isso vai mudar um pouco…

    Reply
  27. Tilápia

    Wendel,
    Também concordo que o mercado está no início, mas o mercado ainda vai demorar para realmente começar a abrir os olhos para esse mercado. A taxa de adesão é muito pequena ainda.
    Mas vamos ver o que vai acontecer no próximo ano, já que esse ano teve muitos eventos

    Reply
  28. Pingback: SEO x Design. Uma união imbatível | Domicio Neto - SEO

  29. Pingback: SMO: Como otimizar vídeo no Youtube e rankear bem | Case política | Domicio Neto - SEO

  30. Pingback: O que é SEO? | Domicio Neto - SEO

  31. Pingback: Piwik Open Source Web Analytics. Chegou um concorrente gratuito a altura do Google Analytics e Yahoo! Web Analytics? | Domicio Neto - SEO

  32. Pingback: 6 livros sobre SEO que todos deveriam ler – Livros SEO | Domicio Neto - SEO

  33. Pingback: GRATIS: O poder dessa palavra para aumentar a conversão. | Consultor Especialista em SEO

  34. Pingback: Marketing Político Digital: José Serra x Dilma (case Google Insights) | Especialista em SEO

    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Com certeza Márcio.

      É hora de abraçar a profissão, abraçar o SEO e mandar ver.

      Mas o mercado anda tão complicado que divulguei uma vaga de SEO em Salvador o outro dia, tanto no twitter quanto no Facebook e NINGUÉM, simplesmente NINGUÉM me procurou.

      A vaga nem exigia experiência, apenas força de vontade.

      Grande abraço!

      Reply
  35. Marcio

    Dominicio, parabens pelo site, fiquei surpreso em encontrar alguem com conhecimento avancado em SEO em Salvador, sempre vejo empresas anunciando otimização de web mas apenas isso.

    Não sou nenhum expert em SEO, mas aos troncos e barrancos conseguir colocar meu site na primeira pagina do Google atraves das pesquisas organicas.

    Sei que não posso ficar parado por esta hoje na primeira pagina, pois estive em primeiro lugar, achei que o trabalho tinha terminado e depois de meses sumi da primeira pagina.

    Entao as pessoas precisam saber que nao basta realmente ter as palavras bem inseridas no site, precisa tambem de dedicação e planejamento.

    Sou Marcio Gordiano, proprietario de uma pequena grafica em Salvador e um piolho de internet, pois sou da epoca das BBS.

    Forte abraco

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Olá, Marcio!

      Obrigado pelo comentário, realmente tem muitas empresas em Salvador que anunciam algo que não sabe fazer, infelizmente.

      Fico feliz que seja de Salvador e esteja estudando sobre SEO. Precisando, já sabe onde me encontrar.

      Abraços!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *