Como Desindexar uma Página no Google? – Dicas de SEO

Assim como utilizamos algumas técnicas de SEO para auxiliar na indexação das páginas, em alguns momentos precisamos usufruir de determinadas técnicas para fazer o processo inverso, visando desindexar uma página no Google ou em qualquer outro buscador.

Como Desindexar uma Página no Google?

Como Desindexar uma Página no Google?

Disallow no Robots.txt

Quando surge a necessidade de desindexar uma página no Google, a primeira coisa que todo mundo pensa, ou pelo menos a grande maioria, é inserir uma linha no robots.txt com Disallow: /página-a-ser-desindexada, certo? Porém, já adianto que, infelizmente, essa técnica está ERRADA e não irá te ajudar exatamente da forma que você espera.

Pense comigo: se inserir no arquivo robots.txt uma linha com disallow + a página a ser desindexada, estarei dizendo ao Google (ou qualquer outro robô de busca) que ele estará PROIBIDO DE ACESSAR aquela página específica. Ou seja, isso não significa que ele irá desindexar a página, e sim que a página APENAS se tornou inacessível para o robô de busca.

Sendo assim, caso a página já esteja indexada no Google, ela continuará indexada. A única diferença que você provavelmente irá perceber é que as atualizações não serão mais lidas pelo robô de busca.

Então vou Inserir a Meta Robots noindex na página e bloquear no robots.txt, certo?

Errado! Ou melhor, parcialmente errado. Você começou certo, mas teve um pequeno deslize no final do processo.

Pense comigo de novo: não adianta inserir a meta robots noindex no site e ao mesmo tempo bloquear no robots.txt, pois, como dito anteriormente, o robô de busca não poderá ler a atualização, lembra? Logo, como você vai querer que ele leia a meta noindex se a página está bloqueada via robots.txt?

Finalmente, o que eu faço para desindexar uma página no Google?

Simples. Não insira nada no robots.txt que bloqueia a página que você quer desindexar. No head da página em questão, insira a meta robots noindex seguindo a estrutura que segue abaixo:

<head>

<meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”>

</head>

Mais fácil do que você imaginava, não? Agora, depois que a página já estiver sido desindexada no Google, você poderá fazer o bloqueio via robots.txt tranquilamente, evitando que o robô perca tempo acessando uma página que não deve ser indexada. ;)

18 thoughts on “Como Desindexar uma Página no Google? – Dicas de SEO

  1. Eduardo Rabelo

    Estou com um problema semelhante,

    Peguei um job onde fizeram referência a elemento via classe, por exemplo:

    .ancora-elemento / ao invés de #ancora-elemento

    E manipularam por JS.

    O webmaster tools anexou dois elementos,
    http://www .exemplo/.ancora-01 e http://www .exemplo/.ancora-02

    E retorna erro 404 para ambos (maldito seja o dev que fez ancora com classe),
    No caso, o erro 404 é tratado de modo geral, via htaccess,

    Como faço para remover esses links do painel? Sendo que, é uma página única de visualização (no caso, hotsite)

    Já fiz o pedido de remoção de diretório e de link no webmaster tools, e também fiz o bloqueio, como vc cita errado, pelo robots.txt, mas até o momento, continua lá :D

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Fala Eduardo!

      Para desindexar a página do Google, eu tiraria o bloqueio via robots e manteria retornando 404, depois faria uma nova solicitação de remoção. Se tiver como, insira também a meta robots noidex, mas acredito que você não terá como, já que retorna 404.

      Abs!

      Reply
  2. Pedro

    Domicio, sei que aqui não deveria ser o fórum adequado, mas estou recorrendo por se tratar de uma questão muitíssimo importante. Publiquei um post em um blog do wordpress com uma informação errada no título, que pode prejudicar muitas pessoas. Isso já foi corrigido no blog, mas continua aparecendo na busca do Google. Eu sou absolutamente analfabeto nessas questões. Você poderia me explicar como fazer com que essa página (com o texto antigo) desapareça imediatamente da busca? Grato.

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Olá, Pedro.

      Infelizmente a gente não tem como controlar o robô de busca e a frequência que visita um site específico. Pode ser feito a cada hora, como pode demorar meses em sites de menor relevância.

      Como você já falou que já alterou o título e o texto, agora, infelizmente, temos que aguardar a nova atualização por parte do robô de busca.

      O que você poderia fazer também é remover a página do ar, esperar que ela retorne 404 (página de erro) e posteriormente, solicitar no GWT (Google Webmasters Tools) a remoção da mesma.

      Espero que tenha lhe ajudado e boa sorte.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
  3. Jorge

    Olá Domicilio!

    tenho alguns sites no indice do google, fiz uma solicitação de mudança de endereço, mas a mesma dura somente 180 dias, depois volta tudo como era antes, sabe como posso fazer para ficar definitivo?
    se usar a tag <meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”> no site que quero substituir ele podera sair do indice do google, e quando passar o prazo de 180 dias.

    Reply
  4. Victor Gamarra

    Olá Domício!
    Queria sanar uma dúvida, não tem muita relação com esse post, mas acho que poderia me ajudar(creio que seja algo semelhante ao seu caso, sempre citado em MestreCasts, de política).
    Tenho um caso muito específico de onde é necessária a migração de um domínio para o outro em um curto espaço de tempo. Quanto à migração está fácil, o problema está no tempo que o Google levará para “passar o Juice” para o novo domínio. Em um pequeno blog monetizado via Adsense levou cerca de 30 dias, porém, creio que em um site maior, esse tempo seja menor.
    Já vi alguns testes em sites gringos mas estes são mais antigos e, portanto, menos confiáveis. Gostaria de saber a sua opinião sobre o tempo que o Google leva para considerar o novo site. Creio que você já deve ter passado por isso.
    Agradeço pela atenção!
    Abraço!
    @gamarravictor

    Reply
  5. José Luiz

    Boa tarde

    Veja se tem alguma sugestão para o meu caso.

    Eu tinha um blog muito antigo no zip.net e depois o recriei no WordPress com domínio próprio. Há um ano eu resolvi juntar o conteúdo antigo com o novo. Para isso eu usei um outro site em WP que estava desativado para importar o conteúdo antigo. Depois eu ia arrumando os posts e passando para o blog novo. Por uma falha minha, não bloqueei a indexação e uns 300 posts acabaram sendo indexados pelo Google.

    Há cerca de um mês eu vendi o domínio, que não tem nada a ver com o os posts. Como eu e o novo dono faremos para dexindexar esses quase 300 posts?.Ele só tem o domínio, não tem o conteúdo. A única opção que me veio à cabeça é passar todoo conteúdo para ele e ele aplicar o que você explica no seu post.

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Olá, José Luiz.

      Desculpa a demora em te responder. Nesse caso, sugiro que você insira no arquivo .htaccess uma regra redirecionando com 301 as páginas antigas para as novas. Dessa forma, aos poucos, o Google irá desindexar as páginas no Google da melhor forma sem você ter que inserir novamente o conteúdo lá.

      Artigo sobre Redirecionamento 301 da Mestre SEO http://www.mestreseo.com.br/seo/redirecionamento-

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
  6. Lourdes

    Domicio, estou em busca de uma ajuda, se vc puder me ajudar ficarei imensamente grata.
    Fiz uma postagem num Forum do Insite e já pedi ao Dono do Forum muitas vezes a exclusão dos meus dados pessoas de um link e até hoje não fui atendida. Quero e preciso desindexar essa página.
    Por infelicidade, acabei postando o meu nome e o meu e-mail particular, esses dados aparecem nas pesquisas do google, o que posso fazer para remover essa página ? Já pedi ao Forum, já fiz uma solicitação tb para o Insite tb e até o presente momento nada.
    Sou leiga nessas questões e busco uma ajuda .. vejo que vc tem boa vontade para estar auxiliando as pessoas, quem sabe vc não possa me ajudar tb.

    Reply
  7. RAFAEL

    Olá Dominio, td bem? Preciso de uma ajuda sua:

    Meu site no goolge tem indexado diversas páginas que hoje não existem mais, ou seja foram apagadas.
    Ai como eu faço para desindexar as mesma, uma vez que eu não tenho mais a página para colocar a meta

    <meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”>

    O que devo fazer? Poderia me dizer o passo a passo?

    Obrigado!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *