Atualização do Algoritmo Google Panda: O que fazer com o conteúdo de baixa qualidade?

Google Panda - Atualização do Algoritmo

Google Panda – Atualização do Algoritmo

Recentemente o Google fez mais uma atualização no seu algoritmo e deixou muita gente de cabelo em pé. Mais conhecida como Panda, a nova atualização do Google foi lançada no dia 24 de fevereiro e visa diminuir a quantidade de conteúdo com baixa qualidade presente na SERP (Search Engine Result Page).

A atualização do algoritmo Panda já gerou sérios problemas para grandes empresas nos Estados Unidos, como foi o caso da JC Penney, Forbes e Overstock.com. Até agora, a nova atualização do algoritmo não chegou oficialmente ao Brasil. A última notícia que temos é que nas próximas semanas o Panda chegará para todos (informação do próprio Matt Cutts direto do evento SXSW – Austin, Texas).

Pensando em não ser pego de surpresa em relação a conteúdo de baixa qualidade por culpa da nova atualização, levantei a seguinte pergunta para o Fabio Ricotta, co-fundador da MestreSEO:

“Se tenho um site com conteúdo de baixa qualidade, mal escrito e com alto bounce rate, sem a menor intenção de melhorar, dentre as opções abaixo, o que você aconselha a fazer:

  • 1. Não alterar nada e ”paga pra ver”?
  • 2. Exclui o conteúdo e fazer um redirect 301 para evitar alguma possível punição do #PandaNoBrasil?

Para responder a pergunta, Ricotta reforçou que, caso não se tenha realmente nenhuma intenção em reescrever o conteúdo, a melhor coisa a fazer é utilizar o redirect 301 para o conteúdo mais similar possível, reforçando que nunca se deve redirecionar para a home. Outra opção é escrever um “super artigo” com conteúdo de alta qualidade, redirecionando as páginas com conteúdos de baixa qualidade para o super artigo.

Google Panda - Spam - Conteúdo de Baixa Qualidade

Google Panda – Spam – Conteúdo de Baixa Qualidade

Porém, se mesmo assim as duas alternativas acima forem inviáveis para solucionar o problema do conteúdo de baixa qualidade, o ideal é retornar o status http 404 (página não encontrada) ou ainda, se possível, retornar o status 410, informando intencionalmente que o endereço solicitado está indisponível e que o proprietário deseja que as ligações sejam removidas.

Por fim, Fábio Ricotta lembra que Matt Cutts afirmou que o Google está diminuindo o crawl rate (taxa de rastreamento) de sites que possuem páginas com conteúdo de baixa qualidade e que é preciso ficar atento à essas páginas.

Kung Fu Panda - Google - Baixa Qualidade

Kung Fu Panda – Google – Baixa Qualidade

Update: Ainda não muito satisfeito com a possibilidade de retornar o status 410 quando existir um conteúdo de baixa qualidade, parei um pouco para pensar no problema e me veio à cabeça a opção de inserir a meta “noindex”, fazendo com que o Google não indexe a página, mas continue com o conteúdo disponível no site sem gerar algum tipo de “punição”.

Update2: O Fabio Ricotta me indicou ontem a noite (14/03/2011) um artigo no Search Engine Roundtable que fala exatamente da dúvida de “Quando utilizar 404 x 410 x NoIndex x Redirect 301 com o Algoritmo Panda”. A questão foi respondida pelo JohnMu, Webmaster Trends Analyst do Google, Segue, abaixo, uma tradução livre:

Quando utilizar 404?

Em suma, faça 404 para as páginas você não quer mais que sejam indexadas. Sim, as páginas aparecerão com erro de rastreamento no Webmasters Tools do Google, mas tudo bem. Isso não vai afetar negativamente o resto do seu site de rastreamento, indexação e classificação.

Quando utilizar 410?

Retornando o status http 410 (“Gone”) pode ser que a remoção seja um pouquinho mais rápida, mas no geral você não precisa se preocupar com a diferença, a 404 está ok.

Quando utilizar noindex?

Você pode utilizar noindex nas páginas que estão com baixa qualidade e que você pretende melhorar o conteúdo no futuro e posteriormente remover o NoIndex.

Quando utilizar redirect 301?

E por fim, se você tiver outras páginas com conteúdo de qualidade para redirecionar as páginas de baixa qualidade, então, utilize um redirecionamento 301.”

Quando utilizar rel=canonical?

Caso você tenha alguma página que não seja possível utilizar o redirect 301, utilize o rel=canonical para uma página mais similar possível.

Por fim, John finaliza falando que essas alterações feitas no seu site ainda podem levar um certo tempo para entrar em vigor no Google:

“Tenha em mente que qualquer alteração que você fizer nesse sentido vai demorar um pouco para afetar o algoritmo. Vamos ter que rastrear e indexar seu conteúdo atualizado (ou removido), e isso pode levar um pouco de tempo. Quanto melhor a estrutura de URL do seu site é (com o mínimo de conteúdo duplicado e fácil rastreamento – arquitetura de informação), mais rápido nós (Google) vamos ser capazes de atualizar as coisas, mas eu certamente não iria esperar qualquer alteração da “noite pro dia”. Demorou um pouco para o seu site chegar onde chegou agora, e vai demorar um pouco para que aquelas atualizações sejam totalmente visíveis. Por outro lado, isso também lhe dá tempo para realmente melhorar o seu conteúdo e a estrutura do site :-).”

E você, qual das opções acha mais adequada? O que você faria ou está fazendo para se precaver e não ser prejudicado com a nova atualização do algoritmo do Google?

Comente!

46 thoughts on “Atualização do Algoritmo Google Panda: O que fazer com o conteúdo de baixa qualidade?

  1. Ana Martins

    Dependendo da quantidade de artigos, o cenário ideal seria reescrever todos os artigos direito e fazer o 301 um-a-um.

    Se fossem muitos artigos, eu agruparia os artigos por assunto (a granularidade ia depender do quão numerosos eles seriam), reescreveria direito e faria o 301 desses grupos para o artigo escrito direito.

    Acho que seria uma solução legal. Trabalhosa, mas legal.

    Reply
  2. Vinicius Marino

    Mas se você utilizar o noindex, o google não vai apagar aquela página do index? Isso não deixaria o conteúdo disponível. Não seria melhor avisar ao crawler para não seguir o conteúdo da página?

    Ou talvez eu não tenha entendido o update!! ^^

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO

      Vamos por partes da sua dúvida.

      Primeiro, se utilizar o NOINDEX nas páginas com conteúdo de baixa qualidade, o Google não irá indexar as páginas, ou seja, mostrar nas SERPs mas continuaria disponível para o usuário que acessar o site e vasculhar as páginas.

      Em relação a segunda pergunta, se era melhor avisar ao crawler para não seguir o conteúdo, o problema não é que os links são ruins, mas o conteúdo para o usuário não está sendo relevante.

      Mas como o Fábio Ricotta respondeu agora abaixo, eu utilizando o NOINDEX para o conteúdo de baixa qualidade, estaria gastando o crawl budget de força desnecessária, com conteúdo ruim.

      Obrigado pelo comentário meu velho!
      Abraços!

      Reply
  3. Fábio Ricotta

    Domício,

    Não escolher o NOINDEX é fundamental para você não "gastar" o seu crawl budget com re-indexação destas páginas. Lembrando que esta diretiva não exibe a sua página no índice, mas ela continua a ser "crawleada" ao longo do tempo.

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO

      Fala Ricotta!

      Isso é verdade, não tinha pensado por esse lado de "gastar" o crawl buget com páginas desnecessárias.

      Isso reforça também a importância de ter um sitemap mais limpo, sem os conteúdos de baixa qualidade, certo?

      Abraços.

      Reply
      1. Fábio Ricotta

        Sem sombra de dúvidas… estas conteúdos aí devem ser tirados do Sitemap.

        Não sei se você viu o vídeo do profissional do Bing dizendo sobre a qualidade das URLs que você indica no seu Sitemap.XML. No caso, ele disse que eles prestam muita a atenção a qual conteúdo você indica no seu sitemap e levam isso como um tipo de quality score para confiar no sitemap que você manda. Seria algo mais sofisticado analisar se o conteúdo que você indica lá é bom, mas seria um belo passo para eles analisarem.

        Reply
  4. @computerklaus

    Opa,

    cara, muito boas as dúvidas levantadas. AInda assim acho que o Google tem à frente uma tarefa monstruosa e o updatre pode levar algum tempo para surtir efeito, não? em uma busca por valentine´s day o mydearvalentine.com, site apontado pelo Blekko como sendo o spam indexado de nº 1 bilhão, continua ranqeando em sexto, usando proxy dos EUA e o google.com, é claro.

    Parabéns pela discussão e quem toma o atalho pode trabalhar dobrado. re re re

    abraço

    Klaus

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO

      Fala Klaus,

      A tarefa do Google é tão "monstruosa" que ele solicitou ajuda dos usuários para bloquear domínios com conteúdos de baixa qualidade através de um plugin que o próprio Matt Cutts liberou para o Google Chrome.
      https://chrome.google.com/webstore/detail/nolijnc

      Em relação a levar um tempo para surtir efeito, lamento informar, mas assim que eles aplicarem essa atualização do algoritmo Panda, o efeito será imediato para alguns sites, diretórios de arquivos e por ai vai.

      Realmente ainda tem muita coisa para arrumar, como você mesmo citou um caso que não é difícil de encontrar.

      Obrigado pelos elogios e pelo comentário.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
      1. Danilo Luiz

        Domicio, se não me engano o plugin do Google não influência no posicionamento do site na SERP, apenas bloqueia o conteúdo para ser exibido para aquele usuário e coloca em uma base para ser analisado pelo time do google certo ?

        parabéns pela iniciativa, gostei!

        Reply
        1. Domicio Neto - SEO

          Fala Danilo,

          Exatamente. Esse plugin não altera a SERP de ninguém, além do próprio usuário que bloqueou e equipe de Qualidade do Google, porém, ele vai para um banco, onde o Google analisa a qualidade das páginas e é em uma dessas analisadas que você pode ter problemas.

          Valeu pelo comentário e incentivo.

          Abraços!

          Reply
  5. Thiago Cazzaro

    Domício,
    Ao que parece, a atualização Panda reduzirá a relevância das páginas de baixa qualidade. Imagino que é melhor perder umas posições nas SERPs do que não ter mais a página indexada (via noindex), certo?
    Tentar evitar a visita do Panda como se ele fosse gerar uma "punição" é exagero, afinal "baixa qualidade" é diferente de blackhat!
    Redirecionar para as páginas de conteúdo relevante é a melhor opção para não sofrer com os efeitos da atualização.

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO

      Olá Thiago,

      Respondendo a sua primeira pergunta "certo?", a resposta é: ERRADO! hahahaa :)

      Seguinte, com conteúdo de baixa qualidade, o Google vai entender que não só é aquela sua página que tem baixa qualidade, mas sim todo o seu site, fazendo com que você tenha cada na indexação de TODO o site e não apenas de uma página.

      Fábio Ricotta também deixou o seu comentário acima e reforçou a importância de não fazer com que a aranha do Google, Bing ou qualquer outro buscador perca tempo com páginas irrelevantes para o usuário.

      Na verdade o Google está eliminando ou pelo menos desvalorizando sites que possuem baixa qualidade, fazendo com que o usuário tenha uma melhor experiência quando fizer uma busca, e claro, o Google vai priorizar sites relevantes com conteúdos de qualidade.

      Abraços e obrigado pelo comentário e questionamentos.

      Reply
  6. Pingback: Anderson Lopes

  7. Pingback: Domicio Neto

  8. @brunopicinini

    Essa é uma questão bastante controversa e recai naquela velha pergunta que muitos IMers discutem faz tempo:

    O que é conteúdo de qualidade afinal?? E quem é o google para dizer se isso é bom ou ruim??

    Um exemplo prático: se eu escrevo um artigo dando o meu melhor e fazendo todo esforço possível para escrever um artigo de qualidade; MAS, apesar de todo esse esforço, meu artigo é uma MERDA! olhando por cima parece decente, mas lendo ele melhor você ve que apesar de eu realmente ter me esforçado, meu artigo continua sendo ruim …

    E ai como o google julga se é bom ou não? Backlinks, atualmente, seriam a principal maneira de diferenciar o bom do mau conteúdo.

    Se a sua página apresenta conteúdo de baixa qualidade acredito que, sim, você deve se preocupar em escrever um artigo melhor e mais relevante aos seus leitores que possam visitar o site.

    MAS …

    esse esforço acredito deve ser feito porque a tendência é realmente o Google ficar melhor e melhor em discernir BOM vs. MAU conteúdo. Mas em relação a esse update em específico acho que não vai afetar muito não.

    Se olhar o update, ele afetou sites bem específicos (tanto que muita gente indagou se o update não foi mais manual do que somente através do algoritmo) e todos os sites que vieram por ventura a copiar, "scrapear", autoblogs, etc. Esses foram os que sofreram mais.

    Tenho a maioria dos sites em inglês e sei que alguns não apresentam o melhor conteúdo do mundo, mas TODOS sem exceção ORIGINAIS escritos por mim. Adivinha o que aconteceu depois do update?

    Quase dobrou meu tráfico devido a queda muitos sites de scrapers e outros como hubpages, ezines, etc., caírem por terra devido ao algoritmo.

    Então acredito que sim, devemos focar em sites de qualidade para termos mais chance de "sobrevivência" no futuro mas não que isso se aplique diretamente a este update.

    Valeu!

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO

      Ótimo comentário Bruno! Bom ver pessoas com cases americanos que já sofreram com as alterações da atualização do algoritmo Google mas de forma positiva.

      Também concordo com você, se você escreve textos originais com conteúdo importante para o seu público, não tem porque temer alguma punição do Google Panda.

      Abraços!

      Reply
  9. Pingback: Domicio Neto

  10. Pingback: Weslley Marques

  11. Pingback: Domicio Neto

  12. Marcel Mouta

    Interessante ver um brasileiro passando por essas atualizações, é o jeito mais fácil de ficar convencido a realidade das mudanças.

    Não podemos limitar encarar o conteúdo apenas como o texto do site/blog, conteúdo é imagem, vídeos, textos, links, layout, arquitetura etc.

    Não adianta escrever um texto maravilhoso e rebuscado se o seu usuário não entende, o que causa? Rejeição! Assim como um layout com a navegação precária.

    Uma imagem não relacionada com o texto pode diminuir a primeira impressão do usuário e não causar o sentimento ideal para prendê-lo.

    Acho perfeito a ideia de priorizar os backlinks como forma de classificação para um bom conteúdo, mas estes backlinks devem ser bons e, principalmente, relacionados ao contexto do seu site.

    É muito difícil julgarmos. O que podemos fazer é continuar trabalhando e testando…

    Até!!!

    Reply
  13. Pingback: Priscila Muniz

  14. Pingback: Rodrigo Nascimento

  15. Pingback: Domicio Neto

  16. Administrador

    Rapaz belo artigo. Tenho um blog com diversos artigos, cerca de 13 mil, mas cerca de 1 mil deles não valem nada. Você acha que se eu excluir esses 1000 de uma vez só e retornar 404, pode causar algum problema?

    Reply
  17. Pingback: Enrique Robledo

  18. Matheus

    Se isso ocorrer mesmo por aqui do modo como especulando tenho dó dos sites de downloads, que mantém a taixa de rejeição entra 70 e 80%.

    Reply
  19. Tyagho

    Olá Domício,

    Muito bom o artigo e melhor ainda foi as dúvidas e soluções levantadas. Mas em tudo o que foi dito até agora, já se sabe qual a base que o Panda usará para dizer se um artigo é Bom ou Ruim? Como saber se um artigo gigantesco, cheio de imagens e vídeos é um artigo que agradará o Google, já que estamos lidando com um algorítmo (algo programado que não pensa).

    Sinceramente, a idéia do Redirect 301 seria algo bastante interessante e mais recomendado, porém, como citado acima, os links redirecionados permanecerão no sitemap, o que continuará "gastando" o crawl buget. Então como contornaria este problema? Alguma idéia?

    Abraço

    Reply
  20. Pingback: 10 Dicas Para Melhorar Nossos Sites E Seu Conteudo | NuvemSEO.net

  21. Eduardo Miguel

    Parabens pela qualidade do post e pelas questoes levantadas. Fiquei curioso por saber mais sobre os criterios de usabilidade e design avaliados e de exemplos de sites que foram afetados por esses criterios

    abrs

    Reply
  22. Pingback: Weberth de Lima

  23. Pingback: Google Panda Update | Brasil SEO

  24. Pingback: Google Panda Update | Brasil SEO | Ispey Seo Expert

  25. Pingback: Dicas de 25.4.2011 a 28.4.2011 — QueroTerUmBlog.com!

  26. Pingback: Google Panda Update | Empreendedor Digital

  27. Bete

    O Panda já está entre nós a mais de um mês!….Posso afirmar isto, pois vi meu blog despencar em mais de 50%, desde então!
    O google se esquece que um percentual grande de pessoas, entra na internet para se divertir, e, nem sempre estão buscando conteúdo de qualidade!….Na maioria das vezes, o que se procura, é mesmo algo para rir, ou para ver e se distrair.
    80% de meu blog, é de minha própria autoria, e consegui alcançar, em apenas 1 ano de vida, page rank de 3, o que, acredito ser uma façanha, para quem não tinha a menor idéia, até um ano atrás, do que seria pange rank!…E agora? O que fazer, se não tenho, ainda, conhecimentos suficientes para aplicar estas técnicas sugeridas?

    Reply
  28. Pingback: Frederico Marinho

  29. Thiago

    Realmente o assunto é muito interessante isso poem fim ao copiar artigos pois o panda penalizara, inclusive acho se tentar copiar em outra língua o panda seja capaz de identificar, mas como foi dito este é um começo de 500 atualizações que Google fara, bom agora é ver para crer.

    Reply
  30. Luiz Souza

    Meu site principal fala de assutos da atualidade 100% do meu conteúdo foi escrito por mim e ilustrado com vídeos e imagens, só que como a minha produção de conteúdo é muito intensa, em 3 anos e meio de existência, já escrevi mais de 5000 textos e acredito que por este motivo eu possa ter ficado mal visto pelo google, que deve ter achado ser spam de conteúdo.

    O fato é que o google normalmente dá muito valor aos links que determinado conteúdo recebe, mas não costuma levar muito em conta a qualidade do conteúdo em si. Sendo assim, os blogs famosos ficam muito bem posicionados nos buscadores pois qualquer besteira que eles escrevem recebem centenas de links de trackbacks interaçoes em redes sociais e etc. Isto não quer dizer que o conteúdo deles é bom. Apenas quer dizer que o conteúdo deles é mais popular. Além disso, se você analisar o conteúdo dos 20 blogs mais populares do Brasil irá notar que eles criaram uma rede de troca de links em torno deles mesmos (que é proibido pelas regras do google) e até o conteúdo deles costuma ser copiado de outros blogs menores ou entre eles mesmos. Daí eu pergunto: istoé conteúdo de qualidade ?

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *