Todo mundo que trabalha com SEO, sabe a importância que uma landing page tem para a conversão do usuário, e abaixo segue uma lista com as 10 razões para o usuário deixar uma landing page.
10. A oferta na landing page não é convincente. Os principais benefícios para o usuário efetuar a conversão não são claras.
9. Os formulários de inscrição ou os formulários para efetuar a compra são muito longos. Ao chegar na landing page, a visão do usuário é sobrecarregada com os formulários que são excessivamente demorados, extensos e entediante.
8. Não há nenhum claro apelo para o usuário efetuar uma ação na página. Talvez os elementos mais importantes estão abaixo da linha do scroll, ou a chamada para a ação não está em negrito ou em destaque.
7. Há mais de uma meta de conversão na página com várias chamadas disputando a atenção e ação do usuário. é importante definir exatamente qual a meta de conversão que você deseja ter e em que lugar ela irá atuar. Esta meta pode ser, por exemplo, um carrinho de compras junto com um formulário. Primeiro foque em um, no mais importante, depois foque no que é secundário.
6. Demora no carregamento da landing page. As pessoas geralmente são impacientes – se uma página está demorando muito para carregar, eles não vão esperar e a taxa de bounce rate da landing page, sem dúvida, irá aumentar.
5. Layout da landing page é confuso e de difícil leitura. Exemplos – o texto é muito prolixo, a fonte é muito pequena – se o usuário não consegue entender o que está sendo oferecido em poucos segundos, eles vão sair, isso é inevitável.
4. Links não relacionados ao conteúdo na landing page – você não quer levar os usuários para fora de sua página a menos que o caminho da conversão, não perca o foco e não faça os usuários perderem o foco também.
3. Um botão no imperativo para o usuário indicando qual a ação que ele deverá fazer – se você tiver uma oferta, torne-a fácil e clara para o usuário. Evite oferecer muitas opções para o usuário, isso só atrapalha a decisão que ele deverá ter ou tomar.
2. O tráfego criado para a landing page não condiz com os objetivos dos usuários, logo, não há metas e conversões. A fim de tornar o processo o mais transparente e direto possível, o conteúdo do site deve estar em total harmônia com o conteúdo proposto, ajudando assim, na conversão.
E a primeira razão para o usuário deixar uma landing page:
1. Usar landing pages com nenhuma relevância para o que foi buscado. Seu título, o seu apelo à ação sobre o texto ou o botão de compra, e sua cópia corpo deve corresponder ao que as perspectivas de procura.
Este post sobre as “10 razões para o usuário deixar uma landing page” foi livre tradução do texto “Top 10 Reasons Prospects Leave a Landing Page”.
O post sobre as “10 razões para o usuário deixar uma landing page” foi livre tradução do texto “Top 10 Reasons Prospects Leave a Landing Page”
Sobre o autor
Domicio Neto é Especialista em SEO em Salvador. Também trabalha com Marketing digital, SEM (Search Engine Marketing), SMM (Social Media Marketing) e SMO (Social Media Optimization) e atualmente é Presidente Conselheiro da Versa Comunicação e Especialista em SEO e SMO na DMI Comunicação – Agência de Marketing Digital.
Pingback: Rodolpho Cenovicz
Pingback: Novas Digitais
Pingback: Bruna Passerini
Pingback: Leonardo Diogo Silva
Pingback: Camila Leonardo
Pingback: 10 razões para o usuário deixar uma landing page – SEO | Agências Digitais da Bahia
Pingback: O que é SEO? | Domicio Neto - SEO
Pingback: Lucas Neves
Concordo com vc sobre a taxa de rejeição em uma landing page mal feita ou obscura.
Devemos sempre tomar muito cuidado para manter ao máximo nosso novo visitante bem à vontade e com plena noção do conteúdo para que a satisfação seja plena.
Ótimo post.
Abraço!
Mauricio
4 Cores Comunicação
@4cores
Pingback: Ando Amaral
O que eu vejo de formulários enormes e desnecessários por ae… #parabéns pelo post.
Pingback: Domicio Neto
Pingback: Renato Xavier
Pingback: Victor Gamarra
Pingback: Junior Assis