Category Archives: SEO

Blog de SEO que fala de SEO e do processo de otimização de sites e páginas para o melhor rankeamento nos mecanismos de buscas. SEO envolve várias técnicas, estudos, teorias e métodos com o objetivo de otimizar as páginas.

Até onde vai o SEO?

Acredito que todos que trabalham com SEO devem ter acompanhado as últimas atualizações do Google, cujo principal objetivo é a limpeza da SERP para sites que fazem o que estamos conhecendo como “Negative SEO”.

Além disso, tem sido evidente que o objetivo das últimas mudanças do Google tem como foco o usuário, em especial, a experiência do usuário. Isso deixa claro que todas as páginas precisam ser criadas com pensando primordial no usuário e não apenas no robô de busca.

O esperado seria que o Google não precisasse “lembrar” aos webmasters que eles estão trabalhando e vendendo para humanos. Infelizmente, chegamos ao ponto em que este tipo de ação se tornou necessário.

Particularmente, sempre foquei todos os esforços do SEO no usuário, afinal, sou formado em Design Gráfico com Ênfase em Meios Digitais e não poderia renegar as minhas origens. Não é à toa que o meu maior trabalho sempre teve como princípio o OnPage, sugerindo alterações em elementos, estrutura, produtos relacionados e afins.

Por vezes encontro alguns sites estruturados de tal forma que chegam a me… digamos assim, assustar. Não estou aqui para denegrir imagens ou questionar a qualidade do trabalho de nenhuma empresa, para ser sincero, não sei qual a agência que atende a Dafiti ou se é in house. Aqui, a grande dúvida é: até que momento o Google aceitará o tipo de conteúdo que aparece no print abaixo, presente no rodapé de todo o site da Dafiti com “keyword-rich anchortext?

 

Por que digo isso?

Simples. É muito fácil observar que o conteúdo acima, aparecendo com uso excessivo de keyword-rich anchortext, não possui nenhum no usuário foco. Enquanto este bloco é apresentado com fonte preta padrão, todo o resto do layout foi criado com base em tons de azul. Isso apenas evidência que nem mesmo a preocupação em manter o layout proposto inicialmente para o usuário foi preservada.

Desculpem-me, mas para mim não existe a menor diferença entre o conteúdo apresentado pela Dafiti para o usuário ou a estratégia do conteúdo escondido com display:none.

O objetivo para se adotar esta estratégia é claro: inflar a página com conteúdo de forma que o robô de busca a valorize e atribua parte da relevância para as páginas internas que mais vendem, porém, com um “pequeno detalhe”: sem foco algum no usuário.

Como o @PedroDias fala, ao meu ver, isso não é uma questão “SE o Google vai punir esse tipo de estratégia, é apenas uma questão de QUANDO ELE IRÁ PUNIR”.

Particularmente, como dito anteriormente, acredito que todo o trabalho de SEO tem que ser feito com pensando no usuário, afinal, estamos trabalhando e oferecendo conteúdo para pessoas, para humanos e não para robôs de busca.

Observem abaixo como, sabiamente, parte do conteúdo do site da Zappos é trabalhado.

Tendo como exemplo o print acima, tirado da home do site, é possível observar que a empresa oferece um box onde insere um conteúdo único, criado pelos próprios usuários/consumidores que, através de reviews dos produtos e links para páginas internas, constituem parte da página.

Essa é uma pequena amostra de que existe, sim, SEO feito de forma correta. SEO feito para o usuário. Porém, esse tipo de SEO, alinhado com uma boa estratégia, deve ser planejado de forma correta. Afinal, quando solicitamos uma modificação no CMS no intuito de adequá-lo a uma nova estrutura do site, também estamos solicitando, naturalmente, que sejam realizados investimentos no intuito de viabilizar, tanto o seu desenvolvimento, quanto a sua implementação.

Fica a reflexão para quem trabalha com SEO: Qual tipo de SEO é você? Até quando você acredita que o Google (ou qualquer outro buscador) aceitará esse tipo de estratégia com foco apenas no robô e não no usuário? Se eu fosse você, começaria a repensar as estratégias antes que o Matt Cutts abra a jaula de mais um animal que, por fim, te encontre.

Update

Eu particularmente acredito que sempre que fazemos um post onde o intuito é chamar a atenção das grandes empresas para que elas nos ajudem a fazer o melhor SEO possível no mercado brasileiro, também acredito que devo reconhecer quando alertamos algo e a empresa faz questão de corrigir.

Esse foi o caso recente que aconteceu com a Dafiti. Após publicar este post, tenho acompanhado diversas mudanças com relação ao espaço mencionado e agora é possível encontrar um conteúdo melhor escrito, sem texto âncora exato e que, com certeza, muito mais visível para o usuário devido a sua nova estrutura.

Devido a isso, gostaria de deixar registrado os meus parabéns para toda a equipe envolvida. Com certeza, dessa forma, vocês ajudam a termos um mercado cada vez mais profissional.

Como Desindexar uma Página no Google? – Dicas de SEO

Assim como utilizamos algumas técnicas de SEO para auxiliar na indexação das páginas, em alguns momentos precisamos usufruir de determinadas técnicas para fazer o processo inverso, visando desindexar uma página no Google ou em qualquer outro buscador.

Como Desindexar uma Página no Google?

Como Desindexar uma Página no Google?

Disallow no Robots.txt

Quando surge a necessidade de desindexar uma página no Google, a primeira coisa que todo mundo pensa, ou pelo menos a grande maioria, é inserir uma linha no robots.txt com Disallow: /página-a-ser-desindexada, certo? Porém, já adianto que, infelizmente, essa técnica está ERRADA e não irá te ajudar exatamente da forma que você espera.

Pense comigo: se inserir no arquivo robots.txt uma linha com disallow + a página a ser desindexada, estarei dizendo ao Google (ou qualquer outro robô de busca) que ele estará PROIBIDO DE ACESSAR aquela página específica. Ou seja, isso não significa que ele irá desindexar a página, e sim que a página APENAS se tornou inacessível para o robô de busca.

Sendo assim, caso a página já esteja indexada no Google, ela continuará indexada. A única diferença que você provavelmente irá perceber é que as atualizações não serão mais lidas pelo robô de busca.

Então vou Inserir a Meta Robots noindex na página e bloquear no robots.txt, certo?

Errado! Ou melhor, parcialmente errado. Você começou certo, mas teve um pequeno deslize no final do processo.

Pense comigo de novo: não adianta inserir a meta robots noindex no site e ao mesmo tempo bloquear no robots.txt, pois, como dito anteriormente, o robô de busca não poderá ler a atualização, lembra? Logo, como você vai querer que ele leia a meta noindex se a página está bloqueada via robots.txt?

Finalmente, o que eu faço para desindexar uma página no Google?

Simples. Não insira nada no robots.txt que bloqueia a página que você quer desindexar. No head da página em questão, insira a meta robots noindex seguindo a estrutura que segue abaixo:

<head>

<meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”>

</head>

Mais fácil do que você imaginava, não? Agora, depois que a página já estiver sido desindexada no Google, você poderá fazer o bloqueio via robots.txt tranquilamente, evitando que o robô perca tempo acessando uma página que não deve ser indexada. ;)

Nem tudo se resume a SEO

Recentemente, um certo post em inglês repercutiu no mundo do SEO. O blog Blind Five Year Old publicou o artigo “Facebook Comments and SEO”, onde ele mostra que quando se utiliza o plugin do Facebook nos comentários dos blogs, os comentários não são indexados pelo Google.

Como era de se esperar, muita gente da área de SEO compartilhou o post no Twitter e Facebook, concordando com o autor do blog. O post defende que não seria uma boa ideia usar o plugin do Facebook nos comentários, substituindo o método padrão, já que o plugin é carregado no site via iframe, onde nenhum comentário é indexado.
Continue reading

Atualização do Algoritmo Google Panda: O que fazer com o conteúdo de baixa qualidade?

Google Panda - Atualização do Algoritmo

Google Panda – Atualização do Algoritmo

Recentemente o Google fez mais uma atualização no seu algoritmo e deixou muita gente de cabelo em pé. Mais conhecida como Panda, a nova atualização do Google foi lançada no dia 24 de fevereiro e visa diminuir a quantidade de conteúdo com baixa qualidade presente na SERP (Search Engine Result Page).

A atualização do algoritmo Panda já gerou sérios problemas para grandes empresas nos Estados Unidos, como foi o caso da JC Penney, Forbes e Overstock.com. Até agora, a nova atualização do algoritmo não chegou oficialmente ao Brasil. A última notícia que temos é que nas próximas semanas o Panda chegará para todos (informação do próprio Matt Cutts direto do evento SXSW – Austin, Texas).
Continue reading

O que é SEO?

O que é SEO?

A sigla SEO nada mais é do que as iniciais do termo “Search Engine Optimization” e no Brasil o termo ficou mais conhecido como Otimização para os Mecanismos de Buscas. SEO envolve várias técnicas, estudos, teorias e métodos com o objetivo de otimizar as páginas nos mais diversos mecanismos de busca, visando assim o melhor posicionamento na SERP (Search Engine Result Page) e destaque de uma determinada página (ou mais de uma do mesmo site) para determinada keyword (palavra-chave).

No mundo do SEO não existe nenhum tipo de garantia para conseguir o primeiro lugar seja no Google, no Bing ou em qualquer outro mecanismo de busca. A questão do posicionamento depende de diversos fatores que são testados e alterados a todo o momento. Fatores que só o próprio buscador sabe e que nenhum profissional de SEO tem ou teria acesso. Todos os conhecimentos do especialistas em SEO foram inicialmente descobertos através de ideias e hipóteses, posteriormente, através de testes.
Continue reading

GRATIS: O poder dessa palavra para aumentar a conversão.

Semana passada comprei uma camisa na loja online Glamour e algo me chamou à atenção. Não só por ser a terceira vez que comprava na loja, mas pela certeza de que entregariam no prazo, com frete grátis e embalado para presente.

Não vou mentir que nas três vezes que comprei na Glamour, comprei apenas uma camisa de cada vez. Com certeza, se tivesse que pagar R$20 ou R$30,00 pelo frete, mesmo recebendo o produto embalado para presente, eu ia preferir comprar na loja física, provar a roupa e por aí vai. O fator ¨frete grátis¨ foi o ponto central, aquele que influenciou e definiu o caminho da compra e me direcionou para o online.

Imagine se grandes lojas online como Saraiva, Submarino ou Americanas utilizassem o sistema de entrega grátis? Você receberia seu produto em casa, embalado para presente e sem nenhum custo adicional por isso. Com certeza aumentaria muito as vendas e o custo do frete seria compensado devido a esse aumento.
Continue reading

dúvida landing page

10 razões para o usuário deixar uma landing page – SEO

Todo mundo que trabalha com SEO, sabe a importância que uma landing page tem para a conversão do usuário, e abaixo segue uma lista com as 10 razões para o usuário deixar uma landing page.

10. A oferta na landing page não é convincente. Os principais benefícios para o usuário efetuar a conversão não são claras.

9. Os formulários de inscrição ou os formulários para efetuar a compra são muito longos. Ao chegar na landing page, a visão do usuário é sobrecarregada com os formulários que são excessivamente demorados, extensos e entediante.

duvida na-landing page

duvida na-landing page

8. Não há nenhum claro apelo para o usuário efetuar uma ação na página. Talvez os elementos mais importantes estão abaixo da linha do scroll, ou a chamada para a ação não está em negrito ou em destaque.
Continue reading

SEO – Infográfico sobre SEO explicado em 7 etapas

Todos sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, que o Twitter é uma excelente ferramenta para se saber o que anda acontecendo na internet e para facilitar minha vida nesse caos de informações ao mesmo tempo que gira em torno do mesmo, eu uso o HootSuite com uma coluna voltada exclusivamente para o termo “SEO”.

E claro, me utilizando dessa coluna sobre SEO, encontrei o Tweet do nosso amigo @oronaldosantos mostrando o que ele chamou de “SEO in Pictures” ou SEO em Imagem. Ao acessar o link para o post da @DatadialLtd, o “SEO In Pictures – Our SEO Infographic“, fui surpreendido com um Infográfico muito completo sobre SEO.

Como vocês podem ver, o infográfico sobre SEO é muito grande e chega a ser difícil de ser visualizar no browser, sendo assim, irei dividi-lo em 7 etapas para facilitar a explicação de cada etapa do SEO relatado no “SEO FAQs – A Guide”.

SEO - FAQs - Guide - Infográfico sobre SEO

SEO - FAQs - Guide - Infográfico sobre SEO

1. Keyword Research – Infográfico sobre SEO

Keyword Research - Infográfico sobre SEO

Keyword Research - Infográfico sobre SEO


Continue reading

Search Labs ’10 – O maior evento de search Brasileiro

O Search Labs ’10 será o primeiro e maior evento sobre Search criado no Brasil por Brasileiros para Brasileiros.

Search Labs - logo

Search Labs

O evento Search Labs (@Search_Labs) ocorrerá nos dias 28 e 29 de julho em São Paulo e quem for ao evento irá encontrar uma super estrutura com 3 salas simultâneas que juntas serão responsáveis por quase 40 sessões com palestras, discussões, workshop, painéis, análises feitas na hora, entre outros. Tudo voltado para o mundo do Search.
Continue reading

Livro - Não Me Faça Pensar

6 livros sobre SEO que todos deveriam ler – Livros SEO

Ultimamente, visando aprender cada vez mais sobre SEO, tenho lido muitos livros sobre SEO e alguns me surpreenderam positivamente e outros, infelizmente, nem tanto.

Visando facilitar a vida de quem está interessando em iniciar no ramo de SEO ou já sabe tem interesse em aprender mais sobre SEO, selecionei e criei uma lista com 6 livros sobre SEO que todos deveriam ler.

Dentre os 6 livros sobre SEO, selecionei uma variedade que envolve conceitos e práticas sobre SEO, desde a parte básica até a parte avançada, além de alguns conceitos essenciais que todo especialista em SEO deve ou pelo menos deveria pensar, como usabilidade e conversão.
Continue reading