A Grande Surpresa 2016: Amizade com Padre Manuel

Quando deixei o Brasil, impossível negar que saí cheio de rotulos, (pre)conceitos na minha cabeça sobre pessoas que nunca tinha tido oportunidade de viver. Se formos falar de religião então, sabemos que no Brasil o que não faltam são preconceitos para conversarmos.

E que peça Deus me pregaria. Quem diria que cruzaria o oceano para me tornar amigo de um PADRE, mais conhecido como Manuel Lagos! (Uma pausa. Meu Deus, quem faz amizade com um PADRE???)

O Padre: Manuel Lagos

A primeira vista, estranhei tudo. Não era possível na minha cabeça conhecer um padre, um padre que bebe moderadamente, um padre que vai ao pub, um padre que frequenta os mesmos lugares que todos nós só que uma pequena diferença que, no meu caso, eu segui a vida voltada para o mundo digital, ele escolheu seguir a vida dedicada para Deus.

Pensando em entender e ajudar mais as pessoas, a Igreja propôs para que ele se mudasse da Venezuela para Roma, Itália, onde ele faz graduação em Psicologia patrocinado pela Igreja.

Almoço

Nunca imaginei que um dia almoçaria com padres. Pois bem, esse dia chegou. Fui convidado para almoçar com eles e conhecer a casa que eles moravam. Claro que prontamente eu aceitei e para mim tudo era uma novidade. Quem diria que logo eu, um rapaz longe de ser a referência de religião no mundo, estaria indo almoçar com… padres.

Com a tranquilidade de todo padre, almoçamos e conversamos sobre experiências de vida, meu momento de vida, pelo o momento sabático que estava passando, recebi vários conselhos… Me senti como se fossemos amigos há anos mas todos os padres, com exceção do Manuel, eu apenas tinha conhecido ali, na mesa do almoço.

Vida Sem Preocupação Financeira, Dedicado às Pessoas

Uma das coisas que mais me chamou atenção foi como viver sem a preocupação financeira pode ser capaz de mudar as pessoas e realmente isso me fez refletir muito.

A Igreja disponibilizou uma casa confortável para ele e outros padres, um carro a disposição, uma empregada para que pudesse cuidar das casa e da comida. O importante mesmo é deixar os padres sem preocupações externas, para que pudessem focar em se preocupar com o seu “dever” principal de ajudar as pessoas.

É incrível como isso faz diferença e é quase impossível pensar que existe pessoas que vivem (sem luxos) despreocupados com o financeiro. e preocupados em fazer o bem para o próximo Isso realmente torna as pessoas melhores.

O Poder de Mudar a Atmosfera

Com esse pensamento de fazer o bem, foi incrível como todo lugar que Manuel frequentou como por exemplo a sala de aula, quando tínhamos um encontro na casa de algum amigo, onde fosse, se você tivesse Manuel era certo que teríamos a melhor atmosfera possível. Ele realmente tem o poder de mudar a vibração da sala

Sem dúvida, aprendi muito e continuo aprendendo muito com ele e posso garantir que de todas as boas novas experiências vividas nesses primeiros 6 meses do período sabático, essa foi a melhor surpresa que 2016 me reservou. Obrigado meu amigo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *