Category Archives: Período Sabático

A Grande Surpresa 2016: Amizade com Padre Manuel

Quando deixei o Brasil, impossível negar que saí cheio de rotulos, (pre)conceitos na minha cabeça sobre pessoas que nunca tinha tido oportunidade de viver. Se formos falar de religião então, sabemos que no Brasil o que não faltam são preconceitos para conversarmos.

E que peça Deus me pregaria. Quem diria que cruzaria o oceano para me tornar amigo de um PADRE, mais conhecido como Manuel Lagos! (Uma pausa. Meu Deus, quem faz amizade com um PADRE???)

O Padre: Manuel Lagos

A primeira vista, estranhei tudo. Não era possível na minha cabeça conhecer um padre, um padre que bebe moderadamente, um padre que vai ao pub, um padre que frequenta os mesmos lugares que todos nós só que uma pequena diferença que, no meu caso, eu segui a vida voltada para o mundo digital, ele escolheu seguir a vida dedicada para Deus.

Pensando em entender e ajudar mais as pessoas, a Igreja propôs para que ele se mudasse da Venezuela para Roma, Itália, onde ele faz graduação em Psicologia patrocinado pela Igreja.

Almoço

Nunca imaginei que um dia almoçaria com padres. Pois bem, esse dia chegou. Fui convidado para almoçar com eles e conhecer a casa que eles moravam. Claro que prontamente eu aceitei e para mim tudo era uma novidade. Quem diria que logo eu, um rapaz longe de ser a referência de religião no mundo, estaria indo almoçar com… padres.

Com a tranquilidade de todo padre, almoçamos e conversamos sobre experiências de vida, meu momento de vida, pelo o momento sabático que estava passando, recebi vários conselhos… Me senti como se fossemos amigos há anos mas todos os padres, com exceção do Manuel, eu apenas tinha conhecido ali, na mesa do almoço.

Vida Sem Preocupação Financeira, Dedicado às Pessoas

Uma das coisas que mais me chamou atenção foi como viver sem a preocupação financeira pode ser capaz de mudar as pessoas e realmente isso me fez refletir muito.

A Igreja disponibilizou uma casa confortável para ele e outros padres, um carro a disposição, uma empregada para que pudesse cuidar das casa e da comida. O importante mesmo é deixar os padres sem preocupações externas, para que pudessem focar em se preocupar com o seu “dever” principal de ajudar as pessoas.

É incrível como isso faz diferença e é quase impossível pensar que existe pessoas que vivem (sem luxos) despreocupados com o financeiro. e preocupados em fazer o bem para o próximo Isso realmente torna as pessoas melhores.

O Poder de Mudar a Atmosfera

Com esse pensamento de fazer o bem, foi incrível como todo lugar que Manuel frequentou como por exemplo a sala de aula, quando tínhamos um encontro na casa de algum amigo, onde fosse, se você tivesse Manuel era certo que teríamos a melhor atmosfera possível. Ele realmente tem o poder de mudar a vibração da sala

Sem dúvida, aprendi muito e continuo aprendendo muito com ele e posso garantir que de todas as boas novas experiências vividas nesses primeiros 6 meses do período sabático, essa foi a melhor surpresa que 2016 me reservou. Obrigado meu amigo.

Período Sabático: 6 Meses de Aprendizado

Há 6 meses eu embarquei na maior aventura da minha vida e iniciei um ano sabático em terras Irlandesas. Não sabia ao certo o que iria enfrentar mundo afora, experiências que teria, pessoas que conheceria… mas tinha a certeza de que o Brasil não era mais o meu lugar.

Para Onde Me Mudei?

Após olhar o mapa do mundo milhões de vezes tentando escolher para qual país eu iria , decidi que como tenho passaporte europeu (Espanhol) deveria ir para a Europa devido à facilidade que posso trabalhar 40 horas semanais.

Tendo isso em vista, me mudei para Dublin, Irlanda, onde estou aprendendo (finalmente) inglês, algo que sempre me incomodou e não poderia morrer sem saber. Além do inglês, claro, estou imerso em uma nova cultura, aprendendo uma nova cultura, conhecendo novas pessoas e tendo novas experiências de vida.

Sem dúvida, esse está sendo o maior desafio da minha vida. Não estou falando de conquistar milhões de reais ou de conquistar aquele cliente novo tão sonhado. Estou falando de aprender a fazer café, a aprender a viver uma vida diferente e, em especial, estou vivendo uma vida fora do escritório.

Projetos Pessoais Colocados em Prática

Site de novo no Ar

Poucos sabem, mas há mais de um ano o site foi hackeado e sempre tive o desejo de coloca-lo no ar novamente. Com o dia a dia estressante de São Paulo, que me impedia de ter qualquer projeto pessoal, nunca tive tempo e força de vontade de coloca-lo no ar novamente apesar de sempre querer . Finalmente consegui colocar o site de volta no ar depois de muito esforço limpando tudo o que o hacker deixou para trás.

Garçom e Barista

Coffee Latte by Domicio Neto

Falando em novas experiências, mudei completamente minha vida profissional durante um ano. Tirei um ano como período sabático e hoje estou trabalhando como Garçom e Barista em um pequeno café de bairro em Dublin onde tenho contato direto com a cultura local e pessoas da cidade. E claro, aprendi a fazer café! Pode parecer besta para muitos, mas toda conquista precisa ser comemorada.

Mais calmo e menos estressado

Muitas vezes olhamos para o mundo e dizemos que o mundo está louco, impaciente e intolerante com o próximo mas esquecemos de olhar para dentro de nós mesmos. Se todos fizessem isso, iam ver que em dentro de cada um de nós existe parte dessa pessoa que criticamos o tempo todo. Seja na hora de da preferência para um idoso na fila, seja para da aquele assento para um idoso, mulher/homem com criança no colo ou para evitar aquela briga no trânsito depois de um dia estressado no trabalho.

Hoje posso dizer que sou muito mais calmo e menos estressado do que era no início do ano. E te garanto, isso tem evitado alguns cabelos brancos que estão aparecendo em um rítmo mais devagar do que o que estava aparecendo em São Paulo.

São Paulo é uma cidade muito boa, te permite muitas coisas positivas mas também é capaz de roubar sua alma se você permitir. Hoje estou feliz comigo mesmo e isso não tem dinheiro que pague.

Amizade com Um Padre e com o Octávio de 55 anos

Quando decidi tirar esse um ano para mim, em um conhecimento meu comigo mesmo, imaginei milhões de possibilidades, criei na minha cabeça milhões de expectativas mas nunca poderia imaginar que um dia faria dois grandes amigos em Dublin: Um padre, Manuel Lagos, e um senhor com 55 anos, Octávio Leite.

O Octávio largou tudo que tinha no Brasil, zerou sua vida por lá e partiu para o sonho de vida dele que era morar na Europa. Entre muitas conversas que tivemos, ele me mostrou que nunca é tarde para ir atrás dos seus sonhos, mas você precisa se permitir e também precisa pensar menos no que os outos vão pensar. Cada cerveja, uma aula de vida.

Conhecer um Padre nunca esteve nos meus planos. Nunca imaginei que isso seria possível e acredito que isso foi o que mais me surpreendeu em Dublin. Entre risadas, cervejas (sim, ele bebe) e almoços, fiz um grande amigo para a vida toda mas esse merece um post especial que foi contato nesse post: Amizade com o Padre Manuel

Manuel Lagos – Padre

Octávio – 55 anos

Bônus: Irish Breakfast, Irish Coffee e Guinness

Como era de esperar, tinha também que provar a comida típica local. Primeiro experimentei o Irish Breakfast, um café da manhã que é quase um almoço com ovo, tomate, bacon, salsicha, puddings, pão e feijão com um molho de tomate doce. Uma bomba calórica mas bem gostoso!

Irish Breakfast

O Irish Coffee por sua vez é uma mistura de café, whiskey e chantily. Não me agradou muito, achei muito muito forte

Irish Coffee

Por fim, não podia faltar a famosa Guinness! Para ser sincero, uma cerveja que poucos gostam no primeiro gole e poucos vão gostar no segundo, terceiro… Eu estou no grupo dos que não gostaram. Achei uma cerveja muito aguada, diferente. Acredito que tem cervejas melhores por aqui e que por sinal, são muito boas como a Hop House 13 (da própria Guinness) ou a Paulaner.

Guinness em família

Reaprendendo a Viver

Estou literalmente reaprendendo a viver. Estou limpando meu corpo das toxinas estressante de São Paulo/Brasil e vivendo um mundo diferente, me aventurando como garçom/barista. Não sei ao certo quanto tempo isso irá durar, mas tenho certeza que cada dia tem valido muito a pena!

O Início de Um Ano Sabático

11 de Junho de 2016, eu embarcava na maior decisão da minha vida. Larguei meu emprego de gerente que me dava uma excelente situação financeira no Brasil, em uma excelente empresa que em plena crise estava com 40 vagas abertas crescendo mais de 100% ao ano. Disse um até breve para pessoas que amava. Disse um até breve para as pessoas mais importantes na minha vida e que morro de saudades todos os dias.

Vendi todos os meus bens em SP que me custaram 4~5 anos de trabalho árduo, devolvi meu apartamento alugado, vendi minhas motos, eletrodomésticos… Enfim, zerei minha vida em São Paulo para apostar em uma nova vida.

Muitas pessoas me questionaram perguntando “mas o Brasil em plena crise, você com um excelente emprego vai largar tudo e sair do País?”

Saindo da Zona de Conforto

Sim, meu caro. Eu decidi sair da zona de conforto e não me deixei levar por pessoas que não aceitam que ninguém jamais saia da zona de conforto. Eu cansei do Brasil que você acorda vendo roubalheira e vai dormir agradecendo a Deus por estar vivo nesse Brasil extremamente perigoso que você tem que andar de carro blindado na rua e achar normal.

Tomei um novo rumo na vida. Decidi apostar em um ano diferente, um ano de novos conhecimentos que dinheiro nenhum na vida jamais me daria. Estou fazendo algo que contarei para meus filhos, netos… (e você? O que tem feito para contar pra eles?)

Nunca será Fácil!

Saí de SP dividindo o AP com apenas uma pessoa (uma pessoa por quarto), cheguei em Dublin para ficar em um albergue com 8 pessoas no quarto! Depois, encontrei uma casa, o famoso cantinho que todos precisamos. E quer saber? Hoje divido a casa com 24 pessoas, meu quarto com 4 pessoas (eu + 3 pessoas)! Loucura não?

Estou (re)aprendendo a dividir e respeitar o próximo mais do que nunca. Estou me tornando uma pessoa melhor. Fui atrás do meu sonho, aprender inglês. Algo que sempre me incomodou e me fez ter vergonha em não saber. Vim desafiar meus medos e aqui estou eu!

Fritei meu primeiro ovo, fiz meu primeiro macarrão, bebi minha primeira Guinness, assim como fiz amigos de todos lugares do mundo: Alemanha, Espanha, Itália, Chile, Coreia do Sul, Venezuela, Arábia Saudita, Croácia, Bélgica… e vários outros!

Welcome to Dublin – Green Billboard on the Rising Sun Background.

Hoje estou saindo por aí batendo de porta em porta das empresas entregando currículo para tentar conseguir um emprego como garçom, bartender ou qualquer coisa semelhante. Quero sim fazer isso esse ano. Quero conhecer coisas novas, quero me desafiar em diferentes conhecimentos e experiências.

Aprendendo a Viver Novamente

Estou aprendendo a viver uma nova vida. Estou aprendendo a viver novamente.
Fácil nunca será, mas tudo no final sempre vale a pena!
E você, o que falta para sair da zona de conforto?