Palestra Ricardo Nunes – 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial

Ricardo Nunes começou a sua palestra logo após o almoço, pontualmente às 14 horas começou no 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial para falar um pouco sobre a sua história de vida que o fez ter hoje um império chamado Ricardo Eletro.

[image title=”ricardo_eletro_logo” size=”full” id=”1333″ align=”none” alt=”Ricardo Eletro Logo” linkto=”viewer” ]

Para entender melhor a potência do mercado de Varejo que irei citar agora, é bom deixar claro que a Ricardo Eletro conta, hoje, com mais de 260 lojas espalhadas pelo Brasil: Espírito Santo (19 lojas), Rio de Janeiro (24 lojas), São Paulo (8 lojas), Minas Gerais (96 lojas), Goiás (51 lojas) e no Nordeste (65 lojas).

Ricardo Nunes começou deixando claro para o público que ele não é palestrante, ele simplesmente é VENDEDOR. Logo após, exibiu um vídeo que mostrava um grande diferencial da Ricardo Eletro e o que sempre foi o foco da empresa:

A Ricardo Eletro, como toda empresa no mundo, passou pelo ano de 2009 com um nome na cabeça: CRISE. Porém, Ricardo Nunes sempre deixou uma coisa clara dentro de sua empresa: quando ele abriu sua primeira loja de 20m², sem fundos nem ajuda de investidores, o mercado não estava nada favorável. No entanto, isso não impediu que ele crescesse em seu ramo. Ou seja: não é porque o mercado está em crise que tudo vai por água abaixo.

Para conseguir vender logo no início de sua empresa Ricardo Nunes sempre pensou em fazer algo diferente, em inovar para que o nome da loja dele pudesse correr na boca do povo.

Para tal ele pensou em alguns diferenciais para a Ricardo Eletro que também servem para quem quiser ou estiver pensando em entrar no mercado de Varejo:

1. Tem que gostar de gente
2. Quem está no varejo tem que gostar de sentir o cheiro de gente, tem que gostar do corpo-a-corpo.
3. Goste de trabalhar – “Se eu não quisesse trabalhar já teria vendido a Ricardo Eletro” – Ricardo Nunes
4. Quanto mais você apanha do mercado mais você pode crescer devido a seu aprendizado
5. Não mande, somente. Faça junto, pois, fazendo junto você descobre as dificuldades, erros, acertos e evita injustiça.
6. Lembre-se: Patrão e Empregados estão no mesmo barco, cada qual com sua função, mas juntos por um objetivo.

Ricardo Nunes lembrou que o consumidor do Varejo gosta de movimento, gosta de ver que o gerente ou o dono está ali, pronto para lhe atender e ouvir. Infelizmente isso não ocorre na maioria das lojas.

Nunca deixe a vaidade tomar conta de você ou da sua empresa, pois, ela pode destruir tudo o que você demorou anos, décadas construindo. Seja simples, honre a sua empresa e seja SEMPRE humilde com todos e em relação a tudo. Afinal, qualquer pessoa merece respeito – todos são iguais.

Para conseguir alcançar os seus objetivos você precisa correr atrás e não esperar que tudo caia em seu colo ou que você obtenha de graça. Nem a sua família costuma te dar nada de graça. Por que, então, esperar isso da empresa?

Tudo na vida é uma troca; primeiro você dá, mostra seu valor, depois você recebe elogios, reconhecimento, dinheiro, o que for. Para crescer na vida e aprender só existem duas maneiras: a primeira é apanhando da vida e a segunda é observando o acerto e erros dos outros para avaliar o que fazer e não fazer.

Tenha FOCO. Se você quer saber 100% e ser 100% em tudo, você na verdade não sabe nada.

“Lembre-se sempre que só VOCÊ sabe o que é melhor para você. Esqueça os outros. Se ajude primeiro para poder ajudar o próximo.” Essa frase a primeira vista pode até parecer um pouco egoísta, porém, quando olha-se com calma, percebe-se ser a mais pura verdade, pois você não pode ajudar os outros se você mesmo não se ajudar antes. Você não pode tirar o outro do fundo do poço, por exemplo, se você não conseguir sair antes.

[image title=”3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial – Ricardo Nunes” size=”medium” id=”1332″ align=”none” alt=”3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial – Ricardo Nunes” linkto=”viewer” ]

É possível vender desde que você, que a sua empresa tenha FOCO e para tal é preciso vestir a camisa da empresa com AMOR e ORGULHO. Faça seu funcionário sentir isso pela sua empresa e construa um ambiente agradável de trabalho.

Nunca se esqueça: constranger o funcionário não anima ou estimula ninguém. Brigar, muitas vezes, é necessário, claro. Mas, cuidado com as suas palavras. Você consegue brigar e estimular ao mesmo tempo, sem precisar constrangê-lo.

Voltando um pouco a falar da Ricardo Eletro, Ricardo Nunes lembra que quando você trabalha com produtos da mesma marca e modelo do seu concorrente só existe um GRANDE e ÚNICO diferencial: o PREÇO.

Preço é TUDO, porém, como chegar a esse preço sem quebrar é o grande desafio de toda a empresa. Ricardo Nunes lembra que ele tem que deixar bem claro, desde os diretores até a faxineira, que preço é tudo e para tal você precisa economizar dentro da empresa.

Custo x Preço x Lucro é a lei. A empresa que conseguir equacionar melhor essa lei com certeza irá sair na frente, muito na frente.

Por fim, Ricardo Nunes lembra: antes de se preocupar com o seu concorrente, sua empresa deve procurar definir e deixar claro para todos, principalmente para o consumidor, o que realmente é, qual é o real foco da empresa.

Logo após essa frase, Ricardo Nunes agradeceu a presença de todos, que aplaudiram de pé a brilhante palestra de um dos grandes mestres do Varejo nacional e que nos deu um exemplo de vida e de como lidar com o mercado.

Escrito por: Domicio Neto
Revisado por: Michel Fonseca
Fotos tiradas com a máquina e a ajuda de Fernanda
Galeria de fotos do 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial (Flickr): Domicio Neto

4 thoughts on “Palestra Ricardo Nunes – 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial

  1. Sérgio

    Domício,
    Também resido em Salvador. Coincidentemente tenho flickr e me estou fazendo pós na área de Gestão da Comunicação e Mkt Institucionais. Pretendo discorrer sobre a estratégia de mkt do Extra ou da Ricardo Eletro.

    Parabéns pela matéria.

    Adm_sergio@hotmail.com

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Olá Sérgio,

      Obrigado pelo comentário e fico feliz que esteja fazendo pós na área de Gestão da Comunicação e Marketing Institucionais.

      A palestra do Ricardo da Ricardo Eletro é muito boa! Um exemplo para vários palestrantes!

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
  2. Esmeralda Buzato

    É MUITO FACIL CRESCER QUANDO SE VENDE E NÃO ENTREGA ASSIM QUALQUER UM CHEGA ONDE SEU RICARDO CHEGOU, COMPREI E NÃO RECEBI MAS ISSO NÃO É PRIVILEGIO MEU É SÓ ENTRAR NO RECLAMEAQUI E VER A QUANTIDADE DE PESSOAS NA MESMA SITUAÇÃO ESSE CIDADÃO TINHA QUE SER BANIDO DO COMERCIO.
    pedido 2107415

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *