Leila Navarro – 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial

A abertura do 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial realizado em Salvador – Bahia começou testando se todos os presentes estavam acordados. Não sei ao certo se eles acharam que os participantes iriam dormir, mas com certeza o teste cumpriu o seu objetivo.

[image title=”3º Congresso Brasileiro de Gestao Empresarial” size=”medium” id=”824″ align=”none” alt=”3º Congresso Brasileiro de Gestao Empresarial” linkto=”viewer” ]

Leila Navarro ou @Leila_Navarro está entre as 20 melhores palestrantes, segundo a revista VEJA, e fez valer esse destaque. Ela fugiu do que todos esperavam ser uma palestra padrão onde só o palestrante fala e todos o ouvem.

Navarro entrou, no auditório do Centro de Convenções, com direito a show pirotécnico e jogando confetes para o ar. Logo depois brincou tirando um dos telespectadores para dançar e posteriormente tirou a gravata de outra pessoa que também a assistia.

Uma entrada um tanto inusitada e bastante interessante, visto que o objetivo da palestra era falar sobre a motivação e organização na perspectiva de um estudante. Não preciso dizer que, claramente, ela conseguiu cumprir com louvor o seu objetivo somente com essa entrada.

Após passada a euforia que essa entrada triunfante causou, Leila Navarro iniciou a palestra falando uma frase que alertou a todos os participantes: Brasil. País rico com espírito de pobre.

Ela alega que esse argumento partiu devido a FALTA de CORAGEM para correr atrás dos seus sonhos e lembra que o Brasil faz parte do BRIC, grupo representado pelos 4 (quatro) países emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia e China.

Leila Navarro em nenhum momento se mostrou conformada com a falta de atitude que o brasileiro tem, e afirmou que se alguém da platéia não tinha atitude, não deveria ter ido ao evento, pois era perda de tempo.

Para incentivar os telespectadores a terem atitude, ela deixou bem claro que quem só escuta esquece facilmente. Quem vê, lembra vagarosamente sobre o assunto e por último, quem faz e tenta é quem realmente aprende.

Navarro define essa atitude consciente, que as pessoas devem ter, com uma frase sensacional que diz: faça tudo com a emoção da primeira vez, mas com a sabedoria e experiência de como se fosse a última. De fato, é a mais pura verdade. Isso porque na primeira vez que realizamos algo temos mais empolgação do que nas demais, o que infelizmente vai se desgastando ao longo do tempo. Ao passo que, absorvemos muita sabedoria e experiência, o que nos traz um grande diferencial, que devemos utilizar e explorar sabiamente.

Junto com a atitude vêm os sonhos, que todos temos e que devemos correr atrás para alcançá-los, porém parece que a grande maioria tem medo de sonhar e prefere dizer o que não sonha, de fato, do que dizer que sonha em ser um profissional bem sucedido ou se destacar no mercado de trabalho, por exemplo.

Paradigmas todos nós temos, querendo ou não, presentes em nossa cabeça e foi exatamente sobre isso que ela se referiu para tentar quebrar um pouco essa limitação que impera nosso modo de viver. Os paradigmas te limitam e te deixam igual aos outros. Ou seja, para procurar o diferencial você DEVE sair da caixa dos paradigmas, pois o importante não é saber somente o que são os paradigmas e sim quando e como usá-los a seu favor. Navarro Leila Navarro lembra mais uma vez que os paradigmas tornam os seres humanos pessoas comparáveis a formigas, pois elas sempre andam na mesma trilha por um mesmo objetivo.

Se você busca sair da trilha provavelmente irá errar mais. Mas qual o problema que tem em errar? Afinal, errar é humano, certo? ERRADO! “Errar é humano” é o que o povo diz, mas porque não falamos ACERTAR é humano? Isso tudo é uma questão cultural e com certeza muita coisa mudaria com essa “simples” frase, caso ela fosse alterada.

[image title=”3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial – Leila Navarro” size=”medium” id=”1258″ align=”none” alt=”3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial – Leila Navarro” linkto=”viewer” ]

Só peço que você imagine a mudança que teríamos se o pessoal de Brasília pensasse que acertar é humano e que errar é coisa de gente pobre. Pensou? É sobre isso que me refiro quando digo que mudaria muito a cultura do povo.

Não sei se você se lembra da frase que Leila Navarroutilizou logo no inicio que dizia: Brasil. País rico com espírito de pobre. Pois bem, chegou o momento de utilizá-la. Isso porque, pobre de espírito ERRA, enquanto o rico de espírito aprende. Ou seja, não veja seu erro como um mero erro. Aprenda em cima dele e tente de novo. Quem mais apanha nesse “jogo” de errar é quem mais tenta, e normalmente quem mais tenta é quem mais se destaca, pois foge do comum.

Quando você pensa sempre em acertar, e visa isso como seu objetivo, sua mudança de postura é facilmente sentida e conseqüentemente você se torna cada vez mais confiante, sendo mais convicto no que diz, e com mais poder de persuasão sobre todos, já que 50% da comunicação é realizada através da postura que a pessoa possui.

Com essa mudança de postura e a confiança, você passará a ter atitude e logo não ficará parado esperando o outro fazer as coisas, pois ficar parado sem reação é coisa de quem? De POBRE.

Tenha iniciativa, vá lá e faça! Faça a diferença! É disso que o mercado precisa, é isso que o mercado procura! Se comprometa consigo mesmo e corra atrás dos seus sonhos!

Muita gente acha que precisa sentir-se estimulado para agir, porém acaba esquecendo que o estímulo através de elogios só vem depois que ele age. Ficar parado esperando um elogio sem fazer nada é inversamente proporcional, já que só se recebe elogio quando se faz algo. Ou seja, faça por merecer o seu elogio e mesmo que não alcance o seu objetivo aprenda com os erros e continue tentando.

Alguns pensam que é muito fácil falar e esquece que Leila Navarro Leila Navarro já passou por problemas um dia também. Ela contou, durante a palestra, que depois de 14 anos de casada o marido pediu um tempo. Sim, isso mesmo. Pediu um tempo. E sabe o que ela fez? Primeiro ela achou que não tinha solução, mas parou, pensou e viu nisso a oportunidade que ela precisava para fazer um curso nos EUA enquanto o marido ou ex-marido ficava em casa cuidando dos três filhos, dos animais de estimação e claro, da clínica que eles tinham.

E foi exatamente o que ela fez. Enquanto ele esperava que ela ficasse triste pelos cantos, ela soube superar com sabedoria o problema e junto com a sua auto-estima ela foi correr atrás do que queria.

Cuidado para não acabar confundindo auto-estima e autoconfiança e sair por ai achando que você sabe tudo. Não, você não sabe tudo e tem muito, mas muito que aprender com TODOS.

Para alcançar o seu objetivo, é preciso ter uma estratégia bem definida, bem traçada e de preferência sem pontos frágeis. Você tem que estar muito seguro de si e da sua estratégia, pois se você estiver com medo será um alvo fácil de ataque, já que o ser humano, devido ao seu instinto animal, percebe os mais frágeis e mais fáceis de serem derrubados, e os atacam.

Lembre-se que o Brasil, nos próximos 20 anos, irá ganhar a Copa de 2010 (se tudo der certo), será a sede da Copa de 2014 e ainda por cima terá o Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. Ou seja, agora é a sua hora de correr atrás e de se destacar no mercado para tirar proveito, com louvor, do novo Brasil que irá surgir nos próximos anos, mas não podemos deixar de lembrar que, para tal, temos que mudar alguns princípios presentes no povo brasileiro.

Quando você devolve algo que não é seu, você não faz mais do que a sua obrigação, concorda? Isso era o que deveríamos esperar de todos, porém não é o que acontece.
Lembra-se do faxineiro que encontrou uma mala “recheada” de dinheiro no aeroporto e devolveu? Pois bem, ele foi chamado pelo Presidente da República e ganhou uma medalha pelo que fez. Realmente nossos valores estão trocados e até lá precisamos rever isso.

Confira abaixo como acabou a palestra da Leila Navarro::

Aguardem mais posts durante a semana, irei escrever sobre todas as palestras. Se tiver alguma sugestão ou alguma foto que você tirou, filmou, é só me enviar o link via comentário ou entrar em contato.

Escrito por: Domicio Neto
Revisado por: Jacqueline Ferreira
Vídeo e fotos tiradas com a máquina e a ajuda de Fernanda
Galeria de fotos do 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial (Flickr): Domicio Neto

10 thoughts on “Leila Navarro – 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial

  1. Cibele Silva

    Muito boa a palestra, você detalhou muito bem, somente lendo já me motivou.
    Muito interessante as idéia da Luciana. Vou ler um pouco mais sobre ela, mesmo sendo uma palestrante tão boa eu não a conhecia.

    Abraços,
    Cibele
    (A Bordo)

    Reply
  2. Jacqueline Ferreira

    O post é grande, mas vale a pena ler até o final.
    Creio que todos os presentes aproveitaram bastante a palestra de Leila Navarro, por ter sido imensamente interessante, segundo o seu relato.
    Para mim, que não estava no Congresso, foi bastante lucrativo ter acesso a esse texto aqui no seu blog.

    Parabéns e obrigada por disponibilizá-lo on line à acesso de todos.

    Um beeeijO’ ;*

    Reply
    1. Domicio Neto

      Obrigado por todos os elogios e fico feliz em ver que o que realmente aconteceu no 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial eu consegui demonstrar com louvor aqui em palavras.
      Irei fazer mais posts sobre o evento. Tem muita coisa boa.

      Obrigado.

      Domicio Neto

      Reply
  3. Pingback: Tweets that mention 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial – 1º Dia - Leila Navarro | Domicio Neto -- Topsy.com

  4. Enni Maria

    Domicio,
    Parabéns pelo post,que bom q vc disponibilizou minuciosamente a palestra da Leila.Estive no Congresso e acho q a escolha de Leila na abertura foi otima.Quem não pode estar lá,poderá sentir o “gostinho” dessa palestra magnifica.

    Sucesso em carreira

    Fraterno abraço

    Reply
  5. Pingback: 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial – 1º Dia - Mauro Multedo | Domicio Neto

  6. MARCEL MARTINS

    Olá Domicio!
    Fico feliz em ver pessoas como vc envolvidas e repassando as coisas boas que aprendeu.
    Te espero no nosso próximo evento!!
    Vou te atualizando assim que os palestrantes forem confirmados para que vc possa ter essa notícia em primeira mão.
    Um abraço!
    Marcela Martins

    Reply
    1. Domicio Neto

      Olá Marcela,

      Também fico feliz em ver o reconhecimento por parte dos organizadores do 3º Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial e te agradeço por isso.
      Ficarei no aguardo das notícias relacionadas ao próximo evento assim como, as fotos e slides do evento em questão.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
  7. Pingback: Um livro para pensar a cultura digital no Brasil - Gratuito | Domicio Neto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *