Museus Brasileiros poderão ser visitados pela Internet

Doze museus brasileiros de quatro estados diferentes poderão ser visitados pela internet gratuitamente e em condições de alta performance tecnológica. É o que permite o projeto ERA Virtual – Museus, que irá reproduzir as exposições dos museus tal qual elas foram montadas. Além de ampliar o acesso à cultura, a iniciativa abrange aspectos educativos, sociais e turísticos.

Museus-Brasileiros-visitados-internet-gratuitos

O lançamento da primeira exposição dos Museus Brasileiros na internet acontece na segunda quinzena deste mês e traz cinco museus para as telas do computador através do site www.eravirtual.org:


Visitações virtuais já são comuns nos principais museus do mundo como o Louvre, em Paris, ou o Museu Egípcio, no Cairo. Porém, a maior parte deles não permite uma navegabilidade contínua, além de apresentar um sistema pesado, que demora muito para carregar. Já o projeto ERA Virtual é mais amigável e completo. Criado pela empresa Empório de Relacionamentos Artísticos (ERA), ele foi desenvolvido a partir do modo de olhar de um visitante real. A visita começa no lado externo do museu. No canto superior da tela o internauta encontra um mapa para se localizar. Assim que ele entra, setas indicam os trajetos que ele pode percorrer. É possível ter uma visão de 360º graus de qualquer ponto de um dos museus brasileiros que foram selecionados para o projeto.

Todas as obras do acervo exposto nos museus podem ser ampliadas a partir de um clique, possibilitando ao navegador observar todos os detalhes, em muitos casos, girar o objeto para vê-lo de todos os ângulos. Durante a visita há textos explicativos sobre cada setor e cada obra da exposição. Além disso, todo o percurso pode ser acompanhado por um guia virtual que transmite ao internauta informações sobre o lugar e seu acervo. Intuitivo e de fácil utilização, o projeto ainda será veiculado em inglês, espanhol e francês. Em uma segunda fase serão disponibilizados para visitação virtual os acervos dos seguintes museus:

  • Museu Victor Meirelles, em Florianópolis/SC;
  • Memorial Tancredo Neves – São João del Rei, MG;
  • Museu de Ciências Naturais PUC Minas – Belo Horizonte, MG;
  • Museu do Homem do Nordeste – Recife, PE;
  • Museu Histórico Abílio Barreto – Belo Horizonte, MG;
  • Museu Guimarães Rosa – Cordisburgo, MG;
  • Museu Casa Guignard – Ouro Preto, MG;

Atualização: No dia 27/03/2010, os museus brasileiros ficaram disponíveis para visitação gratuita na internet. Quem quiser ver-los só precisa clicar no museu do seu interesse, que consta na 1ª lista.

Espero que gostem e o povo brasileiro precisa divulgar essa notícia para os demais.

4 thoughts on “Museus Brasileiros poderão ser visitados pela Internet

  1. Ronaldo de Assis

    Incrível isso acho que agora realmente eu poderei levar meus alunos ao museus sem sair da sala de aula. Minhas aulas serão muito mais ricas.

    Reply
  2. marta aparecida

    estou adorando esse site ,sei que irei me dedicar mais a leiture e sobre nossa arte .E que podemos visitar os museus pela internet é muito gratificante.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *