Marketing Político Digital: José Serra x Dilma (case Google Insights)

O marketing político realizado pela equipe de Barack Obama em 2008 teve repercussão mundial devido aos seus resultados indiscutíveis e expressivos e no final, devido a sua vitória tornando-se o primeiro presidente negro dos EUA.

Como todos nós sabemos, a estratégia do marketing político de Barack Obama focou em internet marketing ou mais especificamente em mídias sociais, porém, uma ferramenta específica do Google, o Google Insights, tornou-se case no meio de todo esse processo, pois, através dela foi possível prever quem ganharia as eleições dos EUA antes mesmo dela acontecer.

Como já falado acima, o Google Insights é uma ferramenta do Google que tem como objetivo mensurar a quantidade de pesquisas que foram feitas para uma palavra ou termo específico. Tendo por base esse conceito e levando em conta que as eleições dos EUA aconteceram em novembro de 2008, notamos no gráfico abaixo que em outubro de 2008 já podíamos apontar quem seria o grande vencedor das eleições do EUA, o Barack Obama.

Obama x mcCain - Google Insights


Porém, li hoje um artigo que recebi por e-mail sobre o evento “O Efeito Obama” que dizia que já podíamos pontuar quem seria o real vencedor da dispusta entre José Serra e Dilma à presidência do Brasil utilizando-se também dessa ferramenta, o Google Insights.

O artigo fala que caso fizéssemos a pesquisa para “Serra” x “Dilma” já teríamos o resultado do vencedor à presidência da república 2010 e o resultado vocês podem ver abaixo:

Serra x Dilma - Google Insights

Se você analisar com calma, verá que a palavra “Serra” é muito mais buscada que a palavra “Dilma”, logo, podemos deduzir que Serra será o grande vencedor, correto?
Errado! Mas porque errado? Lembre que “serra” é o nome de vários lugares e pessoas além do próprio candidato à presidente da república.

Para se ter uma noção mais exata ao que eu me refiro, veja abaixo os termos de pesquisa mais buscados para o a palavra “Serra”. As 10 maiores pesquisas nem se quer são referentes ao candidato a república José Serra, porém ele aparece no canto direito como pesquisas crescentes.

termos Serra - Google Insights

Enquanto isso, os termos mais pesquisados relacionados a palavra-chave “dilma” refere-se única e exclusivamente a candidata. Porém, novamente, deve-se tomar cuidado, pois, como você poderá ver abaixo, 30% das buscas são referentes a ficha criminal da candidata à presidência da república, Dilma Rousseff, ou seja, pode representar pesquisas a favor da história de Dilma, de pessoas que apóiam a sua trajetória ou pode representar pesquisas que são contras uma candidata a Presidência da República ter uma ficha criminal tão extensa.

termos Dilma - Google Insights

Quando altero o termo de “Serra” para “José Serra” o gráfico muda de vencedor e aparece a Dilma Rouseff com mais de 500% de buscas realizadas a mais para palavra-chave “Dilma”.

José Serra x Dilma - Google Insights

E por fim, podemos perceber abaixo que ao contráio do que vemos com o termo “Serra”, o termo “José Serra” é totalmente voltado para pesquisas sobre o candidato à presidência da república 2010.

Termos José Serra - Google Insights

Realmente ainda é muito cedo para dizer quem irá vencer as eleições de 2010, seja pelo termo “Serra” ser relacionado a outras coisas que vão além do próprio nome do candidato ou seja por 30% dos termos pesquisados relacionados a palavra “Dilma” serem a ficha criminal da candidata à presidência da república 2010.

Com certeza estamos apenas no começo e esses gráficos ainda irão mudar muito até o dia 03 de outubro de 2010, dia do 1º turno das eleições no Brasil. E também vale lembrar que o usuário brasileiro ainda está aprendendo a pesquisar nos mecanismos de busca (Google, Bing e Yahoo!), ou seja, a qualidade das buscas e dos termos pesquisados irão melhorar no Brasil ao longo do tempo e com isso, poderemos obter dados mais precisos.

Vale ressaltar que não estou aqui para defender ou acusar nenhum dos dois candidatos à presidente da república, somente estou aqui como uma pessoa APARTIDÁRIA, como sempre fui e estou interpretando, de livre modo, os gráficos mostrados pelo Google Insights.

Update:
Acontece em Salvador o evento “O Efeito Obama na Bahia” no dia 26 de Maio de 2010 no Salvador Trade Center e tem o objetivo de reunir profissionais experientes para discutir o sucesso alcançado por Barack Obama nas eleições americanas, utilizando as ferramentas de comunicação digital e analisar como isso poderá ser aplicado à realidade das eleições 2010 na Bahia.

Sobre o autor

Domicio Neto é Especialista em SEO em Salvador. Também trabalha com Marketing digital, SEM (Search Engine Marketing), SMM (Social Media Marketing) e SMO (Social Media Optimization) e atualmente é Presidente Conselheiro da Versa Comunicação e Especialista em SEO e SMO na DMI Comunicação – Agência de Marketing Digital.

22 thoughts on “Marketing Político Digital: José Serra x Dilma (case Google Insights)

  1. Pingback: Tweets that mention Marketing Político Digital: José Serra x Dilma (case Google Insights) -- Topsy.com

  2. Camila Kahn

    Muito legal esse formato de pesquisa pra tentar "prever" quem vai ser nosso futuro presidente. Felizmente, opiniões mudam ao longo do percurso e com certeza esses gráficos vão se alternar repetidas vezes. Achei interessante também o fato de uma boa porcentagem das buscas pra Dilma ser relacionada à sua ficha criminal. Será que o brasileiro tá ficando mais preocupado com seu candidato ou é pura curiosidade mesmo?

    Beijo!

    Reply
  3. diogomattos

    Boa Domicio!
    Fica um pouco dificil de prever também por a Dilma começou a fazer barulho em 2007. Então como o candidato tucano está a muito mais tempo no barulho em timelines maiores ele acabe ficando na frente. O que eu acho mais legal é o aumento repentino de “blog da dilma” “twitter do serra”, pra você ver como está cada vez mais presente a busca por socialmedia mas ainda sim empresas relutam em ser Sociais digitalmente.
    Abraço!

    Reply
    1. Domicio Neto Post author

      olá Alexandre,

      obrigado pelo elogio ao blog. Precisando estou à diposição.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Reply
  4. Alvarino Paulo Cristino

    Olá, Vamos derrubar o Serra, vamos derrubar o PSDB, é fácil basta mostrar os burocratas que são, basta promovermos o imposto único p/ todos os produtos e serviços, basta derrubar a substituição tributária, basta colocar na cabeça do povão que a burocracia está gerando mais corrupção e gerando enormes custos p/ o pais, basta mostrar que os pedágios das estradas paulistas são os mais caros do mundo é favorecem os politicos do PSDB.
    Estou nesta luta e estou a disposição de quem queira desburocratizar.
    Atenciosamente.
    Alvarino Paulo Cristino.
    http://www.almedical.com.br
    (11) 5661-4393

    Reply
    1. Domicio Neto Post author

      Boa noite Alvarino,

      como falei no fim do post,a minha intenção não é defender nem atacar nenhum dos dois candidatos a presidência da república.
      Fico grato pelo seu comentário e acho sim, que você deve lutar pelo o que você julga ser o certo.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Um grande abraço,
      Domicio Neto

      Reply
  5. Pingback: AO5 - Orange Five

  6. Pingback: Domicio Neto

  7. Pingback: Rafael Rez Oliveira

  8. Pingback: Drogarias Online

  9. Pingback: M.E. neves

  10. Pingback: Rafael Carvalho

  11. Pingback: Domicio Neto

  12. Pingback: Tiago Miranda

  13. Pingback: Rubem Chaves

  14. 4 Cores Comunicação

    Olá, Domicio. Primeira vez por aqui.
    Gostei muito do seu blog, e em especial da matéria.
    Alertou muito bem para o uso correto do Google Insights, que por um leve descuido, pode mostrar diferenças muito significativas nos resultados.
    Parabéns. Estarei sempre por aqui agora.
    Abraço!

    Mauricio

    Reply
  15. Pingback: Fernando Lofrano

  16. Edis Rezende

    Se o nosso pais fosse um país serio a DILMA nem registraria sua candidatura em virtude de sua ficha criminal
    Como é que um cidadao de bem ainda pode cogitar votar numa marionete e de passado inexpressivo.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *