Blog de Marketing Digital

Marketing Político Digital: José Serra x Dilma (case Google Insights)

O marketing político realizado pela equipe de Barack Obama em 2008 teve repercussão mundial devido aos seus resultados indiscutíveis e expressivos e no final, devido a sua vitória tornando-se o primeiro presidente negro dos EUA.

Como todos nós sabemos, a estratégia do marketing político de Barack Obama focou em internet marketing ou mais especificamente em mídias sociais, porém, uma ferramenta específica do Google, o Google Insights, tornou-se case no meio de todo esse processo, pois, através dela foi possível prever quem ganharia as eleições dos EUA antes mesmo dela acontecer.

Como já falado acima, o Google Insights é uma ferramenta do Google que tem como objetivo mensurar a quantidade de pesquisas que foram feitas para uma palavra ou termo específico. Tendo por base esse conceito e levando em conta que as eleições dos EUA aconteceram em novembro de 2008, notamos no gráfico abaixo que em outubro de 2008 já podíamos apontar quem seria o grande vencedor das eleições do EUA, o Barack Obama.

Obama x mcCain - Google Insights

Continue reading

Museus Brasileiros poderão ser visitados pela Internet

Doze museus brasileiros de quatro estados diferentes poderão ser visitados pela internet gratuitamente e em condições de alta performance tecnológica. É o que permite o projeto ERA Virtual – Museus, que irá reproduzir as exposições dos museus tal qual elas foram montadas. Além de ampliar o acesso à cultura, a iniciativa abrange aspectos educativos, sociais e turísticos.

Museus-Brasileiros-visitados-internet-gratuitos

O lançamento da primeira exposição dos Museus Brasileiros na internet acontece na segunda quinzena deste mês e traz cinco museus para as telas do computador através do site www.eravirtual.org:

Continue reading

Os 10 Primeiros Acontecimentos Curiosos da Internet

Conheça abaixo uma lista com os 10 primeiros acontecimentos curiosos da Internet:

1. A primeira imagem da web

os-10-primeiros-acontecimentos-curiosos-da-internet-1

A primeira imagem da história da web foi uma foto com quatro mulheres, as Les Horribles Cernettes. Um programador chamado Silvano de Gennaro, que trabalhou para a CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), localizada em Genera, Suiça, recebeu a incumbência de escanear a foto e enviar via FTP. A intenção do solicitante, Tim Berners-Lee, era disponibilizar a foto num novo sistema de compartilhamento de informações que ele próprio tiha inventado e batizado. Tratava-se da “World Wide Web”.
Continue reading

Microsoft envia flores para o Funeral do IE6

A Microsoft enviou recentemente flores para o Funeral do IE6. As flores foram enviadas pela Microsoft para o dono do site “IE6 Funeral” agradecendo por todos os bons tempos vividos com o IE6.

ie6-funeral

Depois de 8 anos de vida, o IE6 chegou ao fim no último dia 01 de Março de 2010, quando foi realizado o funeral oficial no site.

O melhor de tudo, foi ver a Microsoft entrar na brincadeira e enviar flores (ver foto abaixo) para o funeral do seu antigo queridinho e odiado por todos os programadores, o IE6.
Continue reading

O Estado da Internet – The State of The Internet (Vídeo)

O vídeo “O Estado da Internet” ou “The State of The Internet” mostra as estatísticas como a do Facebook que ultrapassa a marca de 400 milhões de usuário, o Twitter atingindo 50 milhões tweets por dia, e os telespectadores YouTube assistindo 1 bilhão de vídeos por dia, são impressionantes por conta própria, mas e se nós olhássemos o relacionados com a Estatística da Internet como um todo? Jesse Thomas fez exatamente isso.

O vídeo – criado e animado por Thomas, com dados de várias fontes – destaca algumas figuras notáveis e retrata através de um vídeo a Internet como a conhecemos hoje. É um dever prestar atenção ao vídeo e observar como nossas mentes estão girando em torno das tecnologias que estão presentes na Web e quão presente encontra-se na nossa vida quotidiana.

Assista ao vídeo que segue logo abaixo, mas antes inclui algumas informações intrigantes:

– 1,73 bilhões de novos usuários de Internet em todo o mundo surgiram a partir de setembro de 2009.

– Há 1,4 bilhões utilizadores de correio eletrônico a nível mundial e, em média, coletivamente, enviam 247 bilhões de e-mails por dia. Infelizmente, desses 247 bilhões, 200 bilhões são spams.

– Em dezembro de 2009 tinham 234 milhões websites.

– Facebook tem 260 bilhões de pageviews por mês, que equivale a 6 milhões de visualizações de página por minuto e 37,4 trilhões de pageviews em um ano.

Fonte/Tradução: Mashable

Sobre o Autor

Domicio Neto é Especialista em Marketing Digital ou SEM (Search Engine Marketing) – SEO (Search Engine Optimization) – SMM (Social Media Marketing) e atualmente é Presidente Conselheiro da Versa Comunicação e Especialista em SMM e SEO na IWS – Intelligent Web Solutions.

Para entrar em contato:
Contato (domicio@domicioneto.com)
Twitter: @DomicioNeto

Microsoft oferece outros Browsers além do IE na Europa

A Comissão Europeia está investigando o uso compulsório do Internet Explorer por parte da Microsoft, visto que, todos os Windows já vem com o IE instalado. A fim de solucionar isso, a Microsoft sugeriu que os usuários de Windows fossem questionados sobre qual navegador gostariam de utilizar.

Semana que vem, estará disponível para os usuários do Windows, em sua versão Europeia , uma tela que avisará a importância da escolha do Browser que irá fazer a substituição do IE.

Browser Ballot

A escolha pelo navegador se chamará “Browser Ballot” e a tela irá aparecer após o usuário atualizar o Windows, e logo após surgirá uma tela com os cinco navegadores mais populares – Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer 8 e Opera – em ordem aleatória, informa o site The Next Web.
Continue reading

Making Of da Campanha CervejÃO da Nova Schin – Avesso

Depois de um ótimo fim de semana, nada melhor do que falar da campanha do “ÃO” que a Nova Schin lançou e a Avesso fez questão de participar dos bastidores para trazer um excelente Making Of para a gente.

Cervejão Nova Schin

Na maioria das vezes, somente vemos o resultado final das campanhas publicitárias, quando elas já estão sendo veiculadas mas o que a Avesso propõe é exatamente o oposto, ou seja, trazer para vocês, o que acontece durante a criação dessa campanha, ou seja, o Making Of da campanha do “ÃO”.
Continue reading

Marina Silva lança Blog e Twitter

A Marnina Silva, atual senadora pelo Partido Verde, lançou no último dia 03 de Fevereiro o seu blog (http://www.minhamarina.org.br/blog/) e o seu Twitter (@Silva_Marina).

[image title=”Marina_Silva_Brasil” size=”medium” id=”1776″ align=”center” alt=”Marina_Silva_Brasil” linkto=”viewer” ]

No primeiro post do blog, Marina Silva já obteve mais de 92 comentários e mostra que essa mídia é muito bem aceita pelo público em geral.

É importante não deixar de comentar que o Blog Oficial do Planalto não aceita nenhum comentário e por isso foi lançado o Blog Clone do Planalto, um blog clone do original, com a grande diferença que você pode comentar no mesmo, porém não é oficial.

Vale lembrar, que o Twitter oficial da @Silva_Marina já tem mais de 2.800 seguidores e está presente em 131 listas, enquanto o seu perfil FALSO, o @Senadora_Marina, tem mais de 3.700 seguidores e está presente em 212 listas.

Obama é Entrevistado Ao Vivo no YouTube

Muitos acharam que isso um dia demoraria para chegar, para acontecer, mas chegou mais rápido do que todos um dia poderíamos acreditar. Barack Obama, o Presidente da maior potencia do Mundo, foi entrevistado hoje ao vivo no Youtube e posteriormente, disponibilizado no Youtube com legenda automática para 50 idiomas, incluindo PT-BR.

A entrevista começou um pouco antes das 17h (horário de Brasília) e Barack Obama estava respondendo ao vivo às perguntas enviadas pelos usuários do site de vídeos. As perguntas do usuários começaram a serem selecionadas no dia 29/01/2010, última sexta-feira, e as mais bem votadas foram pré-selecionadas para a entrevista.

Os temas mais discutidos durante a apresentação estava a grave situação do sistema de saúde pública dos EUA, a legalização da maconha e a questão claro, dos direitos na internet.

Confira abaixo o vídeo completo da entrevista do presidente Barack Obama no Youtube:

**Para ativar a legenda, basta clicar na seta para cima, presente no canto direito no vídeo, depois clicar no segundo ícone, com a seta para a esquerda e selecionar Translate Captions.