Review do livro Talento à Prova de Crise – Leila Navarro

Como eu, Domicio Neto, citei no post do dia 25 de Janeiro, recentemente o blog www.domicioneto.com fechou parceria junto a Editora Thomas Nelson Brasil e, como prometido no mesmo, hoje eu trago o Review (análise) do livro Talento à Prova de Crise da famosa palestraste Leila Navarro ou @Leila_Navarro.

[image title=”talento-a-prova-de-crise-leila-navarro” size=”full” id=”1703″ align=”center” alt=”talento-a-prova-de-crise-leila-navarro” linkto=”viewer” ]

Comecei a ler o livro “Talento à Prova de Crise” enviado pela editora Thomas Nelson e assumo que estranhei um pouco a leitura no início pois nunca havia parado para ler livros de auto-ajuda.

Porém as coisas começaram a mudar um pouco a partir do segundo capítulo, no qual Leila Navarro começa com um trecho bastante sábio de uma poesia do Fernando Pessoa:

“Não sou nada.
Nunca Serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

Com essa frase e um longo período de reflexão, eu, enquanto “Poderoso Leitor” (assim ela chama os leitores do livro dela), observei que essa frase nada mais é do que o próprio ser humano lançando desafios para si, e eu acredito que todo mundo deve ser movido a desafios, colocando para si metas a serem atingidas.

Leila Navarro levantou no livro um questionamento muito interessante e que não é nada mais nada menos que a verdade. Hoje em dia, quando se telefona para algum lugar, não adianta mais você dizer “Olá, sou Domicio”, pois irão perguntar “Domicio? Domicio de onde?”. Nem mesmo o sobrenome ajuda mais. O que você precisa, mesmo, é de um local como referência. “Domicio Neto, da empresa X”. Sem essa referência você se torna só mais um na sociedade sem a menor significância para que a pessoa tenha interesse em lhe atender.

O trabalho cada vez mais toma o seu tempo. Não de forma física, mas sim de forma mental. É aquele trabalho que quando você está deitado, relaxado e de repente vem sua consciência dizendo “rã, rã… você ainda não preparou o briefing da nova palestra. O tempo está correndo…”; Esse é o trabalho que realmente mais cansa, mais gera desgaste e ninguém está preocupado com isso. Todos irão continuar cada vez cobrando mais e mais mentalmente de você.

Vamos propor um teste. Mas não vale roubar e preste muita atenção no que lhe será solicitado.

Conte quantas passadas de bola os jogadores de camisa branca e calça jeans darão durante o filme que segue abaixo:

Teste de atenção do livro “Talento À Prova de Crise”

Não seja apressado. Veja o filme e depois olhe o resultado.

15? Certo? E quanto jogadores tinha de camisa branca? 3? E você viu a hora que chegou um macaco no meio das passadas de bola entre os grupos de preto e branco e ainda bateu no peito com as mãos? Não viu? Reveja o filme. Agora você consegue ver? Ficou surpreso, hein? Isso é, no mínimo, genial.

Isso chama-se “cegueira atencional”, ou seja, quando você foca em uma coisa, acaba sem perceber as outras. Isso mostra porque é tão difícil para as pessoas acharem a solução dos seus problemas, pois ela não enxergam o que tem ao redor.

Se você tem um problema e quer encontrar soluções para o mesmo, você precisa, antes de mais nada, aprender a se distanciar dele. É preciso deixar de olhar só nessa direção do problema e perceber as possibilidades que estão na sua frente. Pratique um esporte, saia com os velhos amigos para dar risada. Quando você relaxa, sua mente relaxa e o problema se torna mais fácil de ser resolvido.

Já mais perto do fim, Leila Navarro comenta sobre o excelente discurso de uma garota canadense de 12 ou 13 anos no ECO 92, realizado no Rio de Janeiro, sobre os seus questionamentos e se realmente somos homens SAPIENS ou não. Vale a pena conferir o discurso da adolescente:

Por fim, Leila Navarro cita os comportamentos da Gestão por Confiança, ou GpC, um modelo de gestão criada pelo professor José María Gasalla, e fala exatamente sobre os comportamentos que provocam confiança entre as pessoas. Abaixo irei somente citar os comportamento enquanto, no livro, é descrito item por item:

  • Autoconsciência
  • Autoclareza
  • Autocoerência
  • Autoconsistência
  • Autocomprometimento
  • Autocumprimento
  • Coragem

Com todos esses juntos, você estará pronto para qualquer crise e com certeza nada irá abalar o seu talento ou a sua estrutura mental.

Definitivamente, esse livro me fez abrir a mente para algumas coisas e me deixou mais confiante para outras. Também pude perceber que estava fazendo muita coisa certa e algumas erradas. Com certeza você precisa se conhecer antes de mais nada.

Espero que tenham gostado e comentem sempre que possível.

Revisado por: Michel Fonseca e Jacqueline Ferreira

Sobre o Autor

Domicio Neto é Especialista em Marketing Digital ou SEM (Search Engine Marketing) – SEO (Search Engine Optimization) – SMM (Social Media Marketing) e atualmente é Presidente Conselheiro da Versa Comunicação e Especialista em SMM e SEO na IWS – Intelligent Web Solutions.

Para entrar em contato:
Contato (domicio@domicioneto.com)
Twitter: @DomicioNeto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *