Google Wave Chega Esse Mês – Visão Geral

A partir de 30 de Setembro, a Google irá enviar cerca de 100,000 convites para os testes iniciais do seu novo Google Wave. A espera está cada vez mais curta…

A nova plataforma de comunicação em tempo real junta uma série de ideias e visões acerca da comunicação, mídias sociais, e entusiastas de tecnologia. Ele consegue importar o Twitter, providenciar chat em tempo real, efectuar playback de conversações antigas, e permite ainda o drag and drop de conteúdos para uploading.

O Google Wave oferecerá a possibilidade de comunicar e trabalhar simultaneamente com amigos e contatos, desde textos formatados, fotos, vídeos, mapas e muito mais. Qualquer participante poderá criar mensagens-réplicas, editar um conteúdo e adicionar novos participantes em qualquer ponto do processo.

Existem uma série de opções, e o tempo de aprendizagem poderá ser relativamente grande, especialmente a compreender todas as novas funcionalidades e capacidades do sistema. Estará o mundo preparado para o Google Waves? Será que os programadores irão adotar a plataforma e desenvolverem aplicações como atualmente se faz para o Twitter e Facebook?

Para entrar na lista de pessoas que querem testar o Google Wave basta clicar aqui.

O Google Wave será um serviço fundamentalmente social e colaborativo. Mistura funcionalidades de blog, email, ferramentas wiki, de vídeo, fotos e mapas.

O Wave será executado diretamente no navegador web. Permite criar chats coletivos e adicionar à conversa mapas, vídeos, fotos e links. Para adicionar uma pessoa, basta tê-la como contato e arrastar sua imagem ao final da mensagem. De uma forma bem visual, permite que se veja quem adicionou quem a qual conteúdo. Permite ainda uma reprodução similar ao vídeo da conversação, para que se possa ver como se desenvolver as colaborações.

O aspecto visual é dos maiores destaques do novo serviço: dá ao texto um formato enriquecido, cada usuário se distingue dos demais com facilidade de acordo com o tipo de letra escolhido.

Será um serviço gratuito. Cada conversação pode ser salva e guardada online, mas não baixada para o computador do usuário ou exportada em formatos diversos. Essa limitação é do momento, mas pode ser superada.

Wave permitirá que vários usuários participem de maneira simultânea, podendo usar diferentes navegadores: Mozilla, Chrome, Firefox e Opera. Não foi confirmado que o serviço funcionará no Internet Explorer, que ainda domina o mercado de browsers.

A proposta do Google Wave é tornar a comunicação on-line ainda mais ágil, mesclando funcionalidades de redes sociais, com compartilhamento instantâneo de arquivos, fotos e mensagens instantâneas, tudo no ambiente da caixa de entrada de e-mail.

Como isso vai funcionar? Bem, explicando previamente de uma forma um tanto quanto simplificada, imagine que um e-mail ou um “tweet/scrap” não será mais simplesmente encaminhado para seus contatos que o respondem de forma individual. Com o Wave, uma mensagem poderá ser transformada em um verdadeiro chat em tempo real com diversos usuários conectados, com a diferença de uma nova interface que deverá facilitar a comunicação e a troca de arquivos.

Os participantes de uma Wave podem adicionar outros participantes, e há opções para adicionar vídeos, fotos e mapas, além de “rebobinar” a conversa para acompanhar o que rolou desde antes de você ter sido convidado. O Google Wave será a mais nova revolução na web? Teremos que comprovar na prática, mas a novidade promete chamar a atenção.

Fontes: Updatefreud | PontoBit

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *