Google Plus One (+1): Porque o Google Plus One não vai dar certo

Hoje será o primeiro podcast publicado aqui no blog sobre SEO. Separei especialmente como tema um assunto que o @oiEduardoRabelo me perguntou via Skype: “Domicio, você acha que o Google Plus One (+1) vai dar certo? Se acha que não, porque o Plus One não daria certo como o Like do Facebook?”.

Google Plus One - Porque não vai da certo

Vocês já podem estar cansados de ouvir falar do Google Plus One, mas hoje a minha ideia é um pouco diferente. É sair um pouco do mundo do SEO e mostrar que, hoje, o Google Plus One não tem diversos fatores que são importantes para realmente ser usado pelo público em geral, como acontece com o Like do Facebook.

Google Plus One (+1)

Para isso, levantei alguns questionamentos para que vocês possam acompanhar o podcast.

Não tem apelo social
• Para onde vai o Plus One?
• Por que eu daria um Plus One antes de ver o conteúdo do site?
Saindo da bolha: Por que pessoas fora do ramo do Search (incluindo SEO e Link Patrocinado) ou da Social Media dariam um Google Plus One como acontece com o Like do Facebook?
• Fator de Ranking
Fator de Qualidade (SEO e Link Patrocinado)
• Entre outros assuntos

Vale ressaltar que o botão do Google Plus One (+1) ainda não está disponível para ser inserido em sites e blogs, como acontece com o Twitter ou o Like do Facebook. Futuramente isso será possível, basta fazer um cadastro de espera do Plus One.

Se você tem interesse em testar o Google Plus One na SERP do Google.com, acesse a área de Labs do Google e clique para testar o experimento.

[podcast]

Não se esqueça de comentar dizendo o que achou.

31 thoughts on “Google Plus One (+1): Porque o Google Plus One não vai dar certo

  1. Pingback: Priscila Muniz

  2. Pingback: LeoCabral

  3. Pingback: Sabrina Groberio

  4. Pingback: Renan Curvello

  5. Pingback: Domicio Neto

  6. Pingback: André Tulio

  7. Pingback: Fábio Pessoa

  8. Pingback: Eloy Vieira

  9. Pingback: Eduardo Rabelo

  10. Mauricio Biasotto

    Fala Domício!

    Achei muito bom, porque se eu leio tudo que eu vejo não consigo trabalhar!rs
    Mas depende do que to fazendo, consigo escutar e trabalhar, então gostei bastante do podcast.

    E também concordo com o google plus one, acho que não vai muito para frente.

    Porque até aonde entendi terá apenas nos resultados das buscas, então como vou clicar antes de conhecer o site, a maioria dos usuários não irão entrar no site e voltar na busca para recomendar.

    E outra, a maioria dos usuários clicam no like ou no retwitter para mostrar que leu, que viu e gostou, querem mostrar isso na hora. Agora se clico no plus só irão saber se eu gostei quem pesquisou algo parecido comigo.

    Pode ser uma coisa interessante, mas acredito se a intenção é entrar na briga pelo Like irão perde feito.

    Abraço.

    Reply
    1. tuaconsciencia

      Equívoco da sua parte,o botão +1 é só a ponta do iceberg,sozinho ele não é nada,o que tem que ser avaliado é o conjunto da obra.

      o botão não estará só nas buscas,estará sendo gradativamente inserido nas principais páginas da web e já ultrapassou o Twiiter em popularidade,mesmo em fase de testes e com poucos usuários convidados…

      quanto a recomendação na busca,não dá pra prever como os usuários vão agir,você pode falar por você,mas não pode ser porta voz dos outros,então não dá pra ficar deduzindo o que um usuário faria ou usar termos como minoria ou maioria.

      o certo é que o botão está nas buscas muito mais por markenting do produto por parte do Google do que por qualquer outro motivo…

      Reply
  11. Henrique Athayde

    Domicio,

    Gostei bastante do novo formato. Achei mais fácil assimilar as informações e fiquei ouvindo enquanto fazia outras atividades. A qualidade do som ficou ótima e o conteúdo do podcast também! Parabéns pela novidade!

    Abraço!

    Reply
  12. Fabiane M. Lima

    Como eu te disse por skype, chuchu…

    Então, concordo contigo que – hoje – os usuários normais não tem motivos para usar o plus one… Mãs, isso acontece "hoje", se o pessoal vai começar a usar ou não vai depender muito de como o Google vai continuar a tratar o plus one … E, é claro, o plus one tem que comer muito feijão com arroz para ter algo parecido com o like do facebook. =)

    Quanto ao som, ficou de boinha, fácil de entender e tals … A única ressalva que tenho a fazer é que sua voz ficou um cadikin anasalada. =P

    Abraços e muito bacana a iniciativa! =D

    Reply
  13. Pingback: Henrique Athayde

  14. Edson Caldas Jr.

    Cara, parabéns!
    Excelente ponto de vista sobre o Plus one.

    Acho que o fator principal você citou no artigo e no podcast: "Apelo Social". A mídia é social! eu não entendo porque o pessoal ainda tem essa resistência em sempre colocara a ferramenta a frente do conteúdo, a frente do engajamento social.

    Parabéns mesmo. Faça mais posts nesse formato!

    Reply
    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Fala Edson!

      Antes de mais nada, obrigado por fazer questão de comentar no post.

      Pode deixar que, assim que possível, foi fazer sim mais posts nesse formato.

      Valeu pelo incentivo!

      Abraços!

      Reply
  15. Pingback: Edson Caldas Jr

  16. Pingback: Domicio Neto

  17. Pingback: Alexsandro Felix

    1. Domicio Neto - SEO Post author

      Olá, Flayer. Bom dia.

      Desculpa, mas vou ter que discordar de você.

      Esse post é datado no dia 25 de abril de 2011, e se você por verificar em suas fontes, até então o Google ainda não tinha liberado NENHUMA dessas páginas que você enviou.

      Essa semana o Google lançou o Google +, nova rede social para tentar concorrer com o Facebook, mas novamente, até a data do post, nada havia sido lançado.

      Sendo assim, continuo com alguns questionamentos citados no podcast, enquanto outros, já foram sanados com as atualizações do Google.

      Para finalizar, te pergunto:
      Sua mãe, seu pai, seu avô, sabe o que é o Google Plus One? E o Google +?
      Aposto que eles sabem o que é Facebook.

      Abraços.
      Domicio Neto

      Reply
      1. carol

        Certamente meus pais não sabem o que é o Google +, mas uma semana depois do facebook ser lançado (ou mesmo, digamos, 1 ano depois), eles também não sabiam… Essa comparação é descabida. O Google+ acabou de ser lançado, ainda não está aberto para todos e está em fase de testes.

        Reply
  18. Rafael Furquim

    Gostei bastante da abordagem sobre o "porque o Plus One não vai dar certo". Porém ainda acho que o Plus One vai melhorar muito ao longo do tempo, assim como acontece com os outros serviços/produtos que o Google lança. E sobre a influencia do plus em SEM, não será afetado inicialmente porém em conversa com Daniel Santos (Goobec) chegamos a conclusão que indiretamente será afetado já que segundo o próprio Google os anúncios que forem relevantes com o PLUS participarão de uma parcela maior de impressão o que melhoraria o CTR … Logo o IQ sobe também!

    Reply
  19. Pingback: Nai Leotti

  20. Pingback: Eliane

  21. Daniel Macedo

    Grande Domicio, cara, certamente o que vc disse esta correto, eu sou um grande aprendiz na area ( grande porque tenho muuuita coisa pra aprender ) Eu tentei até agora mas não consegui ter uma conta no plus one, isso já não foi legal e outra coisa, é o publico que usara esta nova ferramenta ( se é que podemos chama-lo assim ). O Curtir do facebook ja "pegou" .

    Bom irei acompanhar te site para ver mais novidades e parabens, o podcast ficou ótimo..

    Até a proxima.

    Reply
  22. Ana Carla

    Estou usando o google plus há alguns meses e é muito bom sim, tem pontos importantes melhores que o Facebook, e a facilidade de estar tudo integrado em sua conta de e-mail com vários serviços. Muito bom.

    Reply
  23. SEO Portugal

    Se irá funcionar ou não, não sei, mas que o Google está a lançar uma estratégia para se sobrepor ao Facebook lá isso está. Estas questões de Optimização de Sites vai dando grandes voltas, consoante os critérios que o Google deseje!

    Reply
  24. Charles David Web

    Ouvi um Mestrecast na mestre seo que falava um pouco sobre o botao +1, e lá dizia uma estratégia de inserir o botão e assim que clicar no +1, ele abriria a matéria completa, isto uma opção p/ o leitor, vou testar e ver se dá certo.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *