SCUP (Monitoramento de Mídias Sociais) – Review

Ontem fiz um review um ou análise uma ferramenta online brasileira para monitoramente de Mídias Sociais que descobri no início dessa semana, o SCUP. Essa ferramenta encontra-se disponível no site http://www.scup.com.br/ e pode ser testada inicialmente por um período gratuito de 7 dias e posteriormente extensível para até 14 dias.

[image title=”Scup logo” size=”full” id=”1443″ align=”none” alt=”Scup logo” linkto=”viewer” ]

Para ter acesso ao SCUP, basta realizar o cadastro no mesmo e a ferramenta online torna-se disponível para teste.
O SCUP lhe permite monitorar as palavras-chaves em várias plataformas ao mesmo tempo, incluindo o Twitter, o Google Blog Search, YouTube, Flickr, Reclame Aqui (ótimo diferencial) e entre outros.

Também é possível selecionar qual língua quer que a busca seja realizada, inglês, português ou todas juntas. Infelizmente essa seleção não funciona muito bem, pois ao testar a pesquisa somente em português a seleção não foi realizada com sucesso e continuou sendo exibidas pesquisas em todos os idiomas.

Ao adicionar a palavra-chave à pesquisa, só é necessário esperar algo em torno de 3 a 5 min para perceber que já começou o processo de busca na rede social selecionada e os resultados começam a ser mostrados com a palavra-chave em destaque com fundo amarelo.

[image title=”Scup – Palavra Selecionada” size=”medium” id=”1440″ align=”none” alt=”Scup – Palavra Selecionada” linkto=”viewer” ]

Quando a pesquisa é realizada na plataforma do Twitter, o SCUP também informa quais os usuários falaram e quantas vezes falaram a palavra-chave em questão.

O mesmo acontece se a pesquisa for feita voltada para os blogs, no qual o SCUP informa quais os sites usaram a palavra-chave e também quantas vezes foi usada pelo mesmo.

[image title=”Scup relacionamento” size=”medium” id=”1442″ align=”none” alt=”Scup relacionamento” linkto=”viewer” ]

A parte de estatísticas não fica devendo em qualidade e mostra muita organização na apresentação de todos os dados coletados separados por dia e também pela palavra do termo procurado mais utilizado como mostra a figura abaixo.

[image title=”Scup gráfico” size=”medium” id=”1439″ align=”none” alt=”Scup gráfico” linkto=”viewer” ]

Vale lembrar que as estatísticas podem ser exportadas em formato CSV, o que permite ao usuário manter um controle e um backup sempre disponível no computador.

Enfim, uma ferramenta online super completa e de fácil utilização. No mercado ela ainda não possui fortes concorrentes e quando o assunto é o mercado brasileiro essa concorrência torna-se nula.

Considero o SCUP uma ótima ferramenta online, principalmente quando se tem uma campanha específica acontecendo na internet. Perfeita para saber como anda a disseminação da campanha nas mídias sociais. Algo que até então tinha que ser realizado individualmente em cada uma das mídias sociais.

Os valores são um pouco salgados (ver na imagem abaixo) e a adesão de qualquer um deles requer muito cuidado e certeza para não se arrepender no meio do caminho.

[image title=”Scup planos” size=”medium” id=”1441″ align=”none” alt=”Scup planos” linkto=”viewer” ]

Com certeza o SCUP chega ao mercado para ajudar as empresas a monitorarem os resultados e retornos obtidos nas campanhas online, ou melhor dizendo, no caso do SCUP, “só” nas mídias sociais.

Abraços,
Domicio Neto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *