Review do Livro – A Bíblia do Marketing Digital

O livro A Bíblia do Marketing Digital, do Cláudio Torres, foi lançado no início do mês de Setembro e era um dos livros mais esperados do ramo em 2009. Por isso, hoje dedico o meu post exclusivamente a ele.

A Bíblia do Marketing Digital foi um livro muito bem escrito, com uma linguagem de fácil entendimento e gostoso de ser lido. A leitura flui de forma muito agradável, mostrando também que foi muito bem editado pela Novatec.

[image title=”A Bíblia do Marketing Digital” size=”full” id=”1410″ align=”none” alt=”A Bíblia do Marketing Digital” linkto=”viewer” ]

Como o próprio nome sugere, o livro tinha tudo para ser A BÍBLIA do Marketing Digital e quando se leva tal nome, o leitor espera e cria uma expectativa que o assunto irá ser abordado para diversos públicos, desde o iniciante até o avançado. Um livro realmente para se chamar de Bíblia e tê-lo sempre debaixo do braço ou do lado do computador no trabalho.

Quando o assunto é planejamento e estratégia, Cláudio Torres aborda muito bem esses aspectos em relação ao Marketing Digital, mostrando total conhecimento e os explorando de forma inquestionável.

Os capítulos “A Internet do Consumidor” e “Pesquisa Online” são ótimos exemplos do que citei acima. Cláudio Torres explora-os de forma perfeita, falando desde o perfil do novo consumidor brasileiro, que agora possui um enorme valor dentro da empresa e gosta de ser ouvido, até as pesquisas realizadas com os mesmos.

Infelizmente, quando o assunto é a prática, faltaram maiores exemplos e uma exploração mais aprofundada deles.

Um belo exemplo do que citei acima refere-se ao capítulo exclusivo sobre Mídias Sociais, com 54 páginas. Não acho que sejam muitas páginas para tal assunto, desde que essas páginas sejam bem exploradas a ponto de ser relevante para o público iniciante e também para o público avançado.

Essas 54 páginas não foram nem um pouco pensadas para o público avançado e realmente se tornou uma leitura meramente explicativa sobre o que é o Orkut, FaceBook, Linkedin e por ai vai. Não que eu não julgue isso importante. Claro que julgo importante. Porém, acredito que poderia ter ido mais além, mostrando pesquisas realmente importantes, avaliando cases mais a fundo e assim por diante.

O livro, A Bíblia do Marketing Digital, termina com cinco apêndices que valem apena ser lidos:
A. Alfabetização Digital
B. Erros mais comuns nos sites
C. Bibliografia digital
D. Marketing digital deste livro
E. Roteiro prático

Infelizmente, o que realmente me incomodou no livro foi exatamente a expectativa criada em relação ao nome utilizado. Um livro com 394 páginas não teria como abordar a fundo todos os questionamentos que hoje envolvem o marketing digital.

Se você é iniciante e procura um livro para começar no mundo do marketing digital, com certeza esse livro é uma boa pedida. Porém, se você já possui um nível avançado de conhecimento sobre tal assunto, esse livro, denominado de Bíblia, deixou a desejar para que pudesse ser denominado como tal.

“Aja agora, amanhã é tarde”

Escrito por: Domicio Neto
Revisado por: Michel Fonseca e Jacqueline Ferreira

Abraços,
Domicio Neto

3 thoughts on “Review do Livro – A Bíblia do Marketing Digital

  1. Pingback: Jacqueline Ferreira

  2. recortesdelivros

    acabei de comprar este livro e não podia estar mais decepcionada. Abordagem superficial, capítulos com conteúdos que se repetem, analogias baratas… enfim, muito pouco conteúdo para muitas páginas. De bíblia não tem nada. Não caiam no erro de comprá-lo.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *