O livro A Bíblia do Marketing Digital, do Cláudio Torres, foi lançado no início do mês de Setembro e era um dos livros mais esperados do ramo em 2009. Por isso, hoje dedico o meu post exclusivamente a ele.
A Bíblia do Marketing Digital foi um livro muito bem escrito, com uma linguagem de fácil entendimento e gostoso de ser lido. A leitura flui de forma muito agradável, mostrando também que foi muito bem editado pela Novatec.
[image title=”A Bíblia do Marketing Digital” size=”full” id=”1410″ align=”none” alt=”A Bíblia do Marketing Digital” linkto=”viewer” ]
Como o próprio nome sugere, o livro tinha tudo para ser A BÍBLIA do Marketing Digital e quando se leva tal nome, o leitor espera e cria uma expectativa que o assunto irá ser abordado para diversos públicos, desde o iniciante até o avançado. Um livro realmente para se chamar de Bíblia e tê-lo sempre debaixo do braço ou do lado do computador no trabalho.
Quando o assunto é planejamento e estratégia, Cláudio Torres aborda muito bem esses aspectos em relação ao Marketing Digital, mostrando total conhecimento e os explorando de forma inquestionável.
Os capítulos “A Internet do Consumidor” e “Pesquisa Online” são ótimos exemplos do que citei acima. Cláudio Torres explora-os de forma perfeita, falando desde o perfil do novo consumidor brasileiro, que agora possui um enorme valor dentro da empresa e gosta de ser ouvido, até as pesquisas realizadas com os mesmos.
Infelizmente, quando o assunto é a prática, faltaram maiores exemplos e uma exploração mais aprofundada deles.
Um belo exemplo do que citei acima refere-se ao capítulo exclusivo sobre Mídias Sociais, com 54 páginas. Não acho que sejam muitas páginas para tal assunto, desde que essas páginas sejam bem exploradas a ponto de ser relevante para o público iniciante e também para o público avançado.
Essas 54 páginas não foram nem um pouco pensadas para o público avançado e realmente se tornou uma leitura meramente explicativa sobre o que é o Orkut, FaceBook, Linkedin e por ai vai. Não que eu não julgue isso importante. Claro que julgo importante. Porém, acredito que poderia ter ido mais além, mostrando pesquisas realmente importantes, avaliando cases mais a fundo e assim por diante.
O livro, A Bíblia do Marketing Digital, termina com cinco apêndices que valem apena ser lidos:
A. Alfabetização Digital
B. Erros mais comuns nos sites
C. Bibliografia digital
D. Marketing digital deste livro
E. Roteiro prático
Infelizmente, o que realmente me incomodou no livro foi exatamente a expectativa criada em relação ao nome utilizado. Um livro com 394 páginas não teria como abordar a fundo todos os questionamentos que hoje envolvem o marketing digital.
Se você é iniciante e procura um livro para começar no mundo do marketing digital, com certeza esse livro é uma boa pedida. Porém, se você já possui um nível avançado de conhecimento sobre tal assunto, esse livro, denominado de Bíblia, deixou a desejar para que pudesse ser denominado como tal.
“Aja agora, amanhã é tarde”
Escrito por: Domicio Neto
Revisado por: Michel Fonseca e Jacqueline Ferreira
Abraços,
Domicio Neto